Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Crianças criadas com amor possui hipocampo maior que outras

Crianças criadas com amor possui hipocampo maior que outras

Imagem: (Foto Divulgação)

Bebês criados com apego possui hipocampo – região do cérebro responsável pela memória – cerca de 10% maior que as outras, de acordo com uma pesquisa divulgada no início da semana pela revista PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences). O estudo, realizado por psiquiatras e cientistas americanos “sugere um claro vínculo entre a criação e o tamanho do hipocampo”, comenta a professora de psiquiatria infantil Joan L. Luby, uma das autoras do estudo.

Os especialistas avaliaram imagens do cérebro de crianças com idades entre 7 a 10 anos que, quando tinham entre 3 e 6 anos, foram notados em interação com algum de seus pais, na maioria das vezes a mãe. Foram estudadas representações cerebrais de aproximadamente 92 crianças, algumas saudáveis e outras com sintomas de depressão. Aquelas saudáveis e criadas com amor apresentavam o hipocampo cerca de 10% maior que as outras. “Ter um hipocampo quase 10% maior é uma evidência concreta do poderoso efeito da criação”, ressalta Luby. A especialista afirma que os pais devem criar os filhos com cautela e apego, já que segundo ela, isso “claramente tem um impacto muito grande no desenvolvimento posterior”.

Durante anos, diversos estudos destacaram a importância da criação, mas na maioria das vezes centrados em fatores psicossociais e no rendimento escolar. O estudo divulgado, nesta semana, todavia, “é o primeiro que realmente mostra uma mudança anatômica no cérebro”, destaca Luby.

Apesar de 95% dos casos analisados as mães biológicas tenham participado da pesquisa, os especialistas aconselham que a consequência no cérebro é o mesma se o responsável pelos cuidados da criança é o pai, os tios ou os avós.

Recomendado para você
Bem Estar

Como conseguir aparelho auditivo de graça

Bem Estar

Tendências de tatuagens masculinas para 2017 (mais de 100 fotos incríveis)

Bem Estar

Simba Safari SP Localização, Horários, Preços

Bem Estar

Jardim de Inverno: 50 fotos incríveis para fazer em casa!!

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *