Menu

Criança

Atualizado em 13 de agosto de 2012, às 9:10
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Crianças com terror noturno: o que fazer

Algumas crianças sofrem com as manifestações do terror noturno. Saiba como proceder diante desse problema.

Algumas crianças tem o sono perturbado, porém poucos pais reconhecem que eles sofrem com o terror noturno. Saiba o que fazer com as crianças portadoras de terror noturno.

Conheça as dicas para dormir bem.

500950 Algumas crian%C3%A7as s%C3%A7ao portadoras de transtorno noturno. Crianças com terror noturno: o que fazer Algumas crianças são portadoras de transtorno noturno. (Foto: Divulgação)

Compreendendo o terror noturno

Para quem desconhece, o terror noturno é um distúrbio do sono que acomete as crianças e pode ser muito perturbador, tanto para os pais, quanto para os filhos. Em geral, os filhos que sofrem com o problema costumam chorar e gritar durante a noite como se tivessem sentindo medo. Algumas vezes, ela pode sentar na cama, alem de agitar os braços e as pernas. Por isso, muitos pais acreditam que a criança esteja apresentando pesadelo.

Diferença entre terror noturno e pesadelo

Muitas vezes, as crianças que sofrem com o terror noturno demoram para ser diagnosticadas com o problema pois os sintomas podem ser confundidos com pesadelos. No entanto, eles são muito diferentes. Em geral, o terror noturno ocorre durante o sono profundo, sendo que as manifestações surgem nas primeiras horas de sono. Dessa forma, os filhos costumam não se lembrar do episódio no dia seguinte, por não acordarem durante as manifestações.

500950 O estresse n%C3%A3o tem nenhuma rela%C3%A7%C3%A3o com o desenvolvimento do estresse noturno. Crianças com terror noturno: o que fazer O estresse não tem nenhuma relação com o desenvolvimento do estresse noturno.(Foto: Divulgação)

Conheça as causas do terror noturno

Segundo especialistas, o terror noturno não é considerado perigoso ou mesmo, um motivo de preocupação. Infelizmente, até o momento não se conhece o motivo da sua manifestação, por isso não tem nenhuma relação com o estresse ou problemas cotidianos da criança. A única coisa que se sabe é que ele tem uma forte ligação com a genética.

Saiba o que fazer diante de uma criança que sofre com o terror noturno

Separamos abaixo algumas dicas de como os pais devem reagir diante de uma criança que sofre com o terror noturno:

  • Ao ouvir os gritos, é necessário que os pais acudam a crianças o mais rápido possível;
  • Para confortar, os pais podem abraçar a criança;
  • É de extrema importância que os pais continuem próximo do pequeno até que ele volte a ter um sono tranquilo;
  • Os pais devem prevenir que seu filho se machuque, por isso é importante que eles certifiquem que não há nada próximo a ele que possa causar danos;
  • Evite a acordar a criança, porque essa atitude pode piorar as crises do terror noturno.

    500950 crianças que sofrem com o terror noturno 3 Crianças com terror noturno: o que fazer Diante de crianças com terror notruno, os pais devem dispor de muito carinho e atenção.(Foto: Divulgação)

O terror noturno afeta um número restrito de crianças, sendo suas manifestações muito confundidas com o pesadelo. Em geral, o problema costuma ser muito mais perturbador para as crianças, do que para os pais. Assim, é de extrema importância que eles tenham muito carinho e amor na hora de consolar os pequenos.