Search

Criança que dorme durante a aula: o que fazer

Para as crianças, acordar todos os dias cedo para ir à aula não é nada fácil. Veja o que fazer quando a criança dorme durante a aula.
Google plus

A rotina das crianças que frequentam as salas de aulas não é nada fácil, principalmente quando elas acontecem de manhã. Levantar as crianças da cama logo cedo e ainda mantê-las acordadas durante a aula também não é tão simples quanto pode parecer. Saiba mais sobre o assunto e veja o que fazer quando a criança dorme na aula.

Dormir na sala de aula é um problema que precisa ser combatido. (Foto: Divulgação)

Aula x sono

Para as crianças, acordar todos os dias e ir para a aula as sete da manhã não é nada fácil, principalmente quando não se tem uma boa noite de sono. Muitas vezes elas chegam cansadas a escola e não conseguem se concentrar ou até dormem durante a aula.

O sono excessivo pode levar a criança a ter um menor desempenho escolar. Na tentativa de manter-se acordado, o sono pode causar inquietação e até agitação na criança.

Normalmente essas crianças ficam mais desatentas, não querem fazer as tarefas que exigem raciocínio mental e acabam adormecendo em situações mais monótonas. Por isso é importante que o professor saiba lidar com essa situação.

Veja como lidar com crianças com insônia 

É importante que os pais estabeleçam horários para as crianças dormirem e recuperarem o sono. (Foto: Divulgação)

O que fazer quando a criança dorme na aula

1. O professor deve evitar que a criança durma, para que isso não se torne rotina em sala de aula. O mais indicado é pedir para que o aluno vá até o banheiro e lave o rosto, para que o sono passe e as energias sejam recuperadas.

2. Realizar um momento de dinâmicas com movimentos ajuda a melhorar o ritmo da criança e de toda a turma.

3. Uma boa noite de sono é essencial para que a criança não durma durante a aula. Por isso, os pais devem estabelecer horários para que elas durmam mais cedo, evitando o sono durante a aula.

4. A família deve conscientizar a criança sobre a importância do sono para o desempenho escolar e para a reposição das energias.

5. Deixar que a criança fique a noite toda assistindo televisão, jogando vídeo game ou no computador não vai ajudar em nada. Portanto, as regras e horários estabelecidos são indispensáveis.

6. Um bom banho ao acordar também pode ser excelente para que a criança desperte e não sinta sono.

7. O professor deve realizar atividades divertidas e descontraídas durante a aula. Colocar uma música mais animada, fazer alongamentos e até brincadeiras podem ser de grande ajuda para mandar o sono para bem longe.

Veja também o que fazer quando a criança não quer ir para a escola  

Acordar cedo e ir pra aula não é uma tarefa tão simples para todas as crianças. (Foto: Divulgação)

Acordar cedo e ir para aula, nem sempre é uma tarefa fácil para as crianças. Para evitar que durmam em sala de aula, os pais devem estabelecer horários para dormir todos os dias, dessa forma elas recuperam suas energias. Os professores também possuem papel fundamental nisso. Eles devem realizar atividades de descontração e relaxamento, para evitar que a aula se torne chata e monótona.


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top