Menu

Notícias

Atualizado em 25 de março de 2012, às 5:34 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Criança com problema de postura

Cada vez mais cedo as crianças estão apresentando problemas de saúde relacionados a má postura. Veja como diminuir esse problema.
414258 dornascostasblog Criança com problema de posturaCrianças também possuem dores devido a má postura.

As crianças reclamam cada vez mais cedo de dores causadas pela postura inadequada no seu dia-a-dia, o que na maioria das vezes é devido ao excesso de atividades, de peso levado na mochila e principalmente por ficarem horas em frente ao computador e videogame em posições inadequadas.

Manter uma postura adequada na infância é muitíssimo importante. Ao corrigir os desvios posturais ainda nessa fase da vida, é possível colocar padrões corretos, que acabam sendo seguidos na vida adulta. A vantagem é que na infância e juventude os músculos ainda estão em desenvolvimento, sendo possível a melhora postural com exercícios e hábitos corretos.

414258 Computador Criança hg 20101011 Criança com problema de posturaHábitos posturais inadequados com o uso de computadores e videogames levam a problemas futuros.

Principais problemas causados pela má postura

Diversas doenças podem se desenvolver como resultado do desgaste de diversas regiões do corpo como articulações, ligamentos, tendões, nervos e músculos. A postura incorreta e os movimentos repetitivos (como jogar videogame) são fatores que facilitam o surgimento de LER (Lesão por Esforço Repetitivo).

Entre os principais problemas que podem surgir devido à postura inadequada das crianças, destacam-se:

  • Desnível de ombro: um ombro mais elevado do que o outro;
  • Protusão de ombro: ombros caídos para frente;
  • Escoliose: curvatura da coluna vertebral muito fora do padrão normal;
  • Cifose: curvatura anormal da coluna torácica;
  • Encurtamento muscular: coluna para frente por muito tempo acaba gerando uma diferença de altura dos ossos das costas.

Essas doenças apresentam como principais sinais e sintomas as dores musculares, a fadiga e a irritabilidade.

 Dicas de como evitar os problemas da má postura

  • Distribuir o peso das mochilas da melhor forma possível. Ou seja, a mochila deve ficar acima da cintura da criança e não deve ultrapassar o dorso na largura;
  • No videogame, é melhor dar preferência aos jogos que exijam integração do corpo com o aparelho. A TV e o computador liberam radiações, o ideal é jogar descalço, para liberar essa energia;
  • Durante os jogos, o ideal é que se faça pausas a cada 30 minutos de atividade, com duração de 10 a 15 minutos cada;
  • Ao jogar videogame ou ver TV é importante encostar à lombar e a coluna em um local plano, sentindo o bumbum próximo ao encosto da cadeira ou sofá;
  • Na frente do computador é ideal manter a postura em um ângulo de 90º (graus) tanto com o quadril, os joelhos e os tornozelos;
  • Praticar exercício físico também é uma forma interessante de melhorar a postura e diminuir as dores musculares.
414258 peso mochila m thinkstock e getty images1 Criança com problema de posturaA forma errada de carregar a mochila pode gerar problemas posturais.

Devido a modernidade, cada vez mais cedo as crianças possuem problemas relacionados a forma como se posicionam nas atividades rotineiras. Ao ficar atento aos hábitos que levam a problemas posturais, os pais podem ajudar seus filhos a terem uma postura correta para o resto da vida, levando a menores problemas de saúde.