Menu

Criança

Atualizado em 21 de junho de 2013, às 12:00
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Criança com prisão de ventre: como tratar

A prisão de ventre é bastante comum e pode afetar crianças de qualquer idade. Saiba como combater e prevenir esse tipo de problema.

Quando a criança está constipada, fica irritada, atrapalhando o sono e até mesmo o apetite. Além dos vários mitos e verdades sobre constipação intestinal, o problema é mais comum do que se imagina e deve ser combatido o mais cedo possível. Fique por dentro do assunto e saiba como tratar criança com prisão de ventre.

634781 A prisão de ventre é um problema que pode afetar as crianças. 123 Criança com prisão de ventre: como tratarA prisão de ventre é um problema que pode afetar as crianças. (Foto: divulgação)

Como identificar a prisão de ventre

Alguns sinais e sintomas devem fazer com que os pais desconfiem que o funcionamento intestinal de seu filho não está adequado. Entre as queixas mais comuns de constipação intestinal se destacam:

  • Evacuações que necessitam de muita força e costumam ser dolorosas;
  • Menos de 3 evacuações semanais;
  • Episódios de incontinência fecal;
  • Fezes de consistência bastante endurecida e que podem ser acompanhadas de sangramentos;
  • Comportamento retentivo, onde é possível perceber que a criança tenta segurar o cocô, por medo do desconforto e dor ao evacuar;
634781 As criança só devem abandonar a fralda quando estiverem preparadas. Criança com prisão de ventre: como tratarAs criança só devem abandonar a fralda quando estiverem preparadas. (Foto: divulgação)

Causas de intestino preso

Diversos fatores são capazes de resultar em constipação intestinal em crianças, sendo que os mais comuns são:

  • Dieta pobre em fibras;
  • Medo de evacuar – a criança pode acabar associando a hora de fazer cocô com dor ou sujeira, o que costuma ocorrer frequentemente quando os pais estão tentando retirar o uso da fralda;
  • Pressa para defecar – crianças muito ativas podem acabar não esvaziando completamente o intestino, por pressa em realizar outra atividade, como ir brincar;
  • Desidratação – a falta de água no organismo infantil é capaz de resultar em repercussões importantes, sendo que o intestino preso é uma das mais frequentes;
  • Falta de atividade física – os pequeninos devem ser estimulados a se exercitarem, pois a movimentação do corpo colabora para uma melhor irrigação sanguínea do trato gastrintestinal e, consequentemente, para o melhor funcionamento do intestino.

Como tratar prisão de ventre infantil

Algumas medidas bastante simples são capazes de combater a constipação intestinal em crianças. Algumas dicas eficientes são:

  • Evitar alimentos que podem prender o intestino, como é o caso da banana, maçã, arroz e outros;
  • Apostar em alimentos que soltam o intestino, como ameixa preta e mamão papaia, que podem ser consumidos na forma de papinhas, vitaminas ou em pedaços;
  • Estimular bons hábitos alimentares, como a adequada hidratação e a ingestão de produtos ricos em fibras, como as frutas e verduras;
  • Incentivar a criança a realizar atividades que requerem movimentação corporal;
  • Não forçar a criança a abandonar a fralda, adiando esse momento até sentir que o pequenino esteja preparado para a nova fase.
634781 Uma boa hidratação é fundamental para o intestino funcionar melhor. Criança com prisão de ventre: como tratarUma boa hidratação é fundamental para o adequado funcionamento intestinal. (Foto: divulgação)

A prisão de ventre é bastante comum e pode afetar crianças de qualquer idade, podendo cursar com diversas complicações e causar muita preocupação nos pais. É importante tomar os devidos cuidados para prevenir esse tipo de problema, se lembrando de procurar auxílio de médico especialista, caso o quadro persista.