Menu

Comportamento

Atualizado em 7 de setembro de 2011, às 16:00 por Emanuelle
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Criança Agressiva: Como Lidar?

265158 agressividade Criança Agressiva: Como Lidar?

Se existe algo ao qual costumamos abominar por toda a vida esse algo é a violência, não é mesmo? Sempre costumamos evitar pessoas com este tipo de comportamento e tentamos fazer com que a paz esteja ao nosso redor, mas o que fazer quando o nosso filho demonstra comportamento agressivo?

Seu filho quebra o que está ao seu redor, xinga, não obedece aos pais e age com rebeldia para conseguir o que quer, isso é um sinal de alerta. É preciso lidar com o problema e dar um basta na situação. E agir o quanto antes faz com que a intervenção tenha mais chances de sucesso: de acordo com o Guia do Bebê, a personalidade da criança está em franca formação até os seis anos de idade, portanto todas as experiências vividas nessa fase tem grande importância. É preciso eliminar este comportamento antes que eles levem essa agressividade para a vida adulta e o problema tome proporções desnecessárias.

Está passando por isso? Então veja algumas sugestões dadas pela psicóloga da Universidade Federal do Paraná Lídia Weber publicadas na Revista Ana Maria para ajudar quem está vivenciando o processo:

- Reflita sobre seu próprio comportamento: De acordo com a autora, ninguém nasce agressivo. Porém o comportamento da criança está diretamente relacionada às atitudes dos pais e a postura deles no dia-a-dia.

- Tenha firmeza: Não admita o comportamento agressivo de nenhuma maneira, especialmente se ela ameaçar bater em você. A psicóloga aconselha a segurar a mão da criança e dizer “não”, explicando porque ele não pode fazer isso. Também aconselha a colocar a criança de castigo pelo tempo de um minuto para cada ano da idade dela.

265158 4754937720 4c1b87f031 z large Criança Agressiva: Como Lidar?

- Não o ensine a apelar para a violência: É comum incitar as crianças a agredir um coleguinha quando é agredido primeiro, mas isso não serve como justificativa para tolerar um comportamento agressivo. Assim como aprender a se defender, elas também precisam saber como sair de uma situação violenta sem que seja preciso recorrer a mais violência.

- Não deixe que a violência seja banalizada: Muito tempo assistindo filmes de ação ou jogando jogos violentos ou de guerra podem acabar fazendo com que a violência não se torne nada demais, portanto interfira quando for necessário, apresentando outras opções, estabelecendo limites com a programação e o tempo dedicado a TV e não comprando games cuja temática seja muito agressiva.

265158 BLD067540 200x300 Criança Agressiva: Como Lidar?

- Seja carinhosa e participe da vida do seu filho: O afeto é um laço de confiança que é valorizado por toda a vida, assim como o toque e o apoio. Seja participativo e esteja por dentro de tudo que ronda o seu pequeno, conheça seus amiguinhos.

- Mantenha o controle: Evite ao máximo gritar, xingar e bater. Educar pode envolver um pouco de frieza.

- Dê o exemplo: O que a criança vivencia em casa tem grande importância, portanto a relação que você tem com o seu parceiro ou parceira pode ser um exemplo de como agir lá fora. Caso brigar, faça isso longe das crianças.

Lembre-se: quem educa são os pais. Esta responsabilidade não pode e nem deve ser delegada para babá ou escolinha, portanto arregace as mangas e assuma esta tarefa.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.