Menu

Imóveis

Atualizado em 15 de agosto de 2012, às 17:00 por Andre Dias
Você está em: MundoDasTribos > Crédito imobiliario: como funciona

Usando o crédito imobiliário, milhões de pessoas já realizaram o sonho da casa própria. Saiba como funcionam essas linhas de financiamento para a compra de imóveis novos ou usados.

Comprar a casa própria é o sonho de milhões de brasileiros, que vivem pagando aluguel por um imóvel durante meses e que, no final das contas, não será seu. Para realizar esse sonho, é necessário ter dinheiro para pagar à vista ou então optar pelo financiamento do imóvel.

502073 credito imobiliario como funciona Crédito imobiliario: como funcionaO crédito imobiliário nada mais é do que as linhas de empréstimo ou financiamento para a aquisição da casa própria (Foto: Divulgação)

Como nem sempre todo mundo tem dinheiro para comprar o imóvel dos sonhos e pagar à vista, grande parte das pessoas opta pelo crédito imobiliário, linha de financiamento ou empréstimo, disponibilizada por bancos ou outras instituições financeiras, destinada à compra de imóveis novos e usados.

A opção pelo crédito imobiliário tem crescido ainda mais nos últimos meses, por causa das reduções nas taxas de juros do crédito imobiliário, realizadas pelos bancos públicos, tendência que também começa a ser acompanhada pelos bancos privados, atraindo um maior número de pessoas interessadas no financiamento da casa própria.

No financiamento, a instituição financeira fornece ao cliente os recursos necessários para a compra do seu imóvel. Geralmente, o contrato assinado entre ambas as partes é para que seja financiado em torno de 80% do valor do imóvel, com o cliente já tomando a posse do imóvel de imediato.

Aprenda a usar o Simulador Financiamento Caixa – Minha Casa Minha Vida

Como funciona o crédito imobiliário

502073 credito imobiliario como funciona 3 Crédito imobiliario: como funcionaO crédito imobiliário é regulado pelos sistemas SFH e SFI (Foto: Divulgação)

O crédito imobiliário é regulado por dois sistemas. O SFH (Sistema Financeiro da Habitação) regula os financiamentos de imóveis com valores máximos de R$ 500.000,00, dos quais até 90% podem ser financiados. Ele consiste na taxa de juros máxima de 12% ao ano e permite o uso do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Já o SFI (Sistema Financeiro Imobiliário) é destinado para as compras de imóveis cujos valores ultrapassem os R$ 500.000,00 ou para aqueles casos que não se enquadrem nas regulações do SFH, como o financiamento para a compra de bens comerciais, por exemplo.

Normalmente, os prazos de amortização da dívida variam de cinco a 30 anos, sendo que as prestações não devem comprometer mais do que 30% da renda familiar, para garantir que o pagamento siga sem problemas até o final.

Saiba mais sobre o Crédito Imobiliário Santander

Onde conseguir crédito imobiliário

502073 credito imobiliario como funciona 2 Crédito imobiliario: como funcionaO crédito imobiliário pode ser obtido em instituições como a CAIXA, BB, Itaú, Bradesco, etc (Foto: Divulgação)

As instituições financeiras que possuem as maiores carteiras de crédito imobiliário do Brasil são a Caixa Econômica Federal, o Bradesco, o Itaú, o Santander e o Banco do Brasil.

Maiores detalhes sobre o Crédito Imobiliário Bradesco

Para obter maiores detalhes sobre as linhas de financiamentos, as taxas, os juros, os requisitos e as formas de solicitar o crédito imobiliário para a compra da sua casa própria, acesse os sites da CAIXA, Bradesco, Itaú, Santander e BB.