Search

Crédito imobiliario: como funciona

Usando o crédito imobiliário, milhões de pessoas já realizaram o sonho da casa própria. Saiba como funcionam essas linhas de financiamento para a compra de imóveis novos ou usados.
Google plus

Comprar a casa própria é o sonho de milhões de brasileiros, que vivem pagando aluguel por um imóvel durante meses e que, no final das contas, não será seu. Para realizar esse sonho, é necessário ter dinheiro para pagar à vista ou então optar pelo financiamento do imóvel.

O crédito imobiliário nada mais é do que as linhas de empréstimo ou financiamento para a aquisição da casa própria (Foto: Divulgação)

Como nem sempre todo mundo tem dinheiro para comprar o imóvel dos sonhos e pagar à vista, grande parte das pessoas opta pelo crédito imobiliário, linha de financiamento ou empréstimo, disponibilizada por bancos ou outras instituições financeiras, destinada à compra de imóveis novos e usados.

A opção pelo crédito imobiliário tem crescido ainda mais nos últimos meses, por causa das reduções nas taxas de juros do crédito imobiliário, realizadas pelos bancos públicos, tendência que também começa a ser acompanhada pelos bancos privados, atraindo um maior número de pessoas interessadas no financiamento da casa própria.

No financiamento, a instituição financeira fornece ao cliente os recursos necessários para a compra do seu imóvel. Geralmente, o contrato assinado entre ambas as partes é para que seja financiado em torno de 80% do valor do imóvel, com o cliente já tomando a posse do imóvel de imediato.

Aprenda a usar o Simulador Financiamento Caixa – Minha Casa Minha Vida

Como funciona o crédito imobiliário

O crédito imobiliário é regulado pelos sistemas SFH e SFI (Foto: Divulgação)

O crédito imobiliário é regulado por dois sistemas. O SFH (Sistema Financeiro da Habitação) regula os financiamentos de imóveis com valores máximos de R$ 500.000,00, dos quais até 90% podem ser financiados. Ele consiste na taxa de juros máxima de 12% ao ano e permite o uso do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Já o SFI (Sistema Financeiro Imobiliário) é destinado para as compras de imóveis cujos valores ultrapassem os R$ 500.000,00 ou para aqueles casos que não se enquadrem nas regulações do SFH, como o financiamento para a compra de bens comerciais, por exemplo.

Normalmente, os prazos de amortização da dívida variam de cinco a 30 anos, sendo que as prestações não devem comprometer mais do que 30% da renda familiar, para garantir que o pagamento siga sem problemas até o final.

Saiba mais sobre o Crédito Imobiliário Santander

Onde conseguir crédito imobiliário

O crédito imobiliário pode ser obtido em instituições como a CAIXA, BB, Itaú, Bradesco, etc (Foto: Divulgação)

As instituições financeiras que possuem as maiores carteiras de crédito imobiliário do Brasil são a Caixa Econômica Federal, o Bradesco, o Itaú, o Santander e o Banco do Brasil.

Maiores detalhes sobre o Crédito Imobiliário Bradesco

Para obter maiores detalhes sobre as linhas de financiamentos, as taxas, os juros, os requisitos e as formas de solicitar o crédito imobiliário para a compra da sua casa própria, acesse os sites da CAIXA, Bradesco, Itaú, Santander e BB.


Google plus


Este artigo possui 1 comentário

  1. José Maria dos santos
    Publicado em 21/04/2013 às 10:08 AM [+]

    gostaria de adiquirir um cartão moves card da caixa para que possa coprar meus moveis de minha casa.

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top