Menu

Serviços

Atualizado em 4 de agosto de 2012, às 9:53 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > CPF poderá agora ser solicitado pela internet

Receita Federal está disponibilizando o cadastro online de CPF. O número do documento é gerado na hora pela internet e não tem custo para o contribuinte.

A Receita Federal determinou na última quinta-feira (2) que o CPF poderá ser solicitado através da internet. O serviço online que permite a emissão do documento promete criar facilidades para os brasileiros, que costumam realizar o Cadastro de Pessoa Física em nos Correios, no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal.

497454 CPF poderá agora ser solicitado pela internet 2 CPF poderá agora ser solicitado pela internetInscrição do CPF pode ser realizada gratuitamente pela internet. (Foto:Divulgação)

Embora o serviço tenha entrado em vigor ontem, o projeto de inscrição online do CPF é antigo e começou a ser elaborado em 2010. Já no ano passado, o Cartão do CPF foi extinto pela Receita.

Inscrição online de CPF gratuita

A inscrição do CPF pela internet, realizada no site oficial da Receita, é gratuita e requer apenas o preenchimento de um formulário com dados pessoais solicitados pelo Fisco. O número do documento será gerado na hora e cabe ao contribuinte imprimir ou anotar o seu número de inscrição.

Quem já possui um número de CPF não poderá emitir um novo, afinal, a Receita Federal está investindo em um serviço moderno que garante a segurança do contribuinte e evita qualquer tipo de fraude. Em casos de perda do número do cadastro, a recuperação acontece em uma das unidades da Receita Federal.

Saiba mais: Consulta CPF Receita Federal

497454 CPF poderá agora ser solicitado pela internet CPF poderá agora ser solicitado pela internetO site da Receita Federal permite gerar o número do CPF em poucos minutos. (Foto:Divulgação)

Entre as vantagens da emissão de CPF pela internet, está a acessibilidade. Com o novo recurso disponível, os contribuintes não precisam se dirigir aos canais tradicionais de atendimento. O número do documento pode ser gerado com segurança e comodidade pela internet com apenas alguns cliques. O sistema da Receita ficará à disposição 24 horas por dia, sete dias por semana, até mesmo nos feriados.

Como não há gastos com a geração do cartão, o CPF pode ser feito gratuitamente e seu número é criado em alguns instantes. O serviço com certeza vai facilitar a vida do contribuinte, que não precisará esperar dias para a chegada do documento em seu endereço e, assim, conhecer o número do cadastro.

De acordo com dados da Receita Federal, há atualmente no Brasil 170 milhões de CPFs. Entretanto, espera-se que 200 mil pessoas gerem o número do cadastro de pessoa física por mês através da internet.

Para fazer a inscrição de CPF pela internet, clique aqui.

Como acontece a emissão de CPF atualmente?

497454 CPF poderá agora ser solicitado pela internet 1 CPF poderá agora ser solicitado pela internetOs meios tradicionais para emitir CPF continuam valendo. (Foto:Divulgação)

Quando a Receita não oferecia a possibilidade de criar o CPF pela internet, os cidadãos procuravam as agências do BB, Caixa e Correios para solicitar o documento. Estas instituições cobram uma taxa de 5,70 reais pelo serviço. Embora a emissão online do número de inscrição seja uma alternativa mais simples e prática, ela não vai substituir as outras formas de obtenção do CPF.

O número do CPF é obrigatório em várias situações, principalmente para declarar imposto de renda, criar conta bancária, fazer aplicações financeiras e realizar concursos. Por isso, a Receita recomenda a emissão do documento a partir dos 16 anos de idade.

 Veja também: Como e onde solicitar emissão de CPF