Menu

Decoração

Atualizado em 11 de abril de 2012, às 15:25
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Cozinhas pequenas: dicas para aproveitar o espaço

Para que a cozinha pequena pareça mais ampla e agradável, é importante torná-la mais clara e funcional.
425924 Cozinhas pequenas dicas para aproveitar o espaço 2 Cozinhas pequenas: dicas para aproveitar o espaçoPara aproveitar espaço, invista em móveis planejados e em eletrodomésticos embutidos.

A montagem de uma cozinha nem sempre é tarefa fácil, sobretudo quando falta espaço. A decoração para este tipo de ambiente deve ser planejada de maneira inteligente, considerando as necessidades dos moradores e também as funções que estão associadas à ideia de cozinha.

Com a integração de ambientes em alta nos imóveis modernos, tornou-se ainda mais difícil decorar uma cozinha pequena. O cômodo passou a integrar a área de convivência da casa, resultando na perda de algumas paredes e, em consequência, na falta de espaço vertical para decorar. Com a divisão limitada, os moradores se veem obrigados a adotar truques capazes de otimizar o tamanho da cozinha.

Considerada um ponto de encontro para a família, a cozinha deve ser bem organizada e contar com uma decoração na medida certa para não afetar a rotina. Lembre-se que nem sempre é preciso gastar muito dinheiro para montar um ambiente leve, moderno, agradável e funcional.

Como aproveitar o espaço da cozinha?

425924 Cozinhas pequenas dicas para aproveitar o espaço 1 Cozinhas pequenas: dicas para aproveitar o espaçoMantenha a cozinha limpa e em ordem para aproveitar melhor o espaço.

Organização e limpeza
Para que a cozinha pareça maior, é importante manter tudo muito bem organizado. Procure estabelecer lugares para armazenar os utensílios e os alimentos, sem deixar coisas espalhadas pelo ambiente. Para facilitar a organização, aproveite as repartições e as gavetas.

Outro aspecto importante é a limpeza, afinal, de nada adianta investir numa decoração clean se a cozinha permanecer suja ou mal conservada.

Cor branca
Em qualquer ambiente o branco tem o poder de causar a sensação de amplitude e com a cozinha não seria diferente. Esta cor, neutra, clara e atemporal, melhora a iluminação do espaço, tornando-o mais visível e prazeroso de se estar. Para inserir o branco na decoração, é recomendado trabalhar com os móveis, as paredes e o teto nesta cor.

Efeito suspenso
Para aproveitar as paredes, vale a pena instalar prateleiras e outros módulos suspensos que permitam organizar os utensílios domésticos. O suporte de panelas é um bom exemplo, sendo simples e prático de instalar.

425924 Cozinhas pequenas dicas para aproveitar o espaço Cozinhas pequenas: dicas para aproveitar o espaçoPanelas suspensas na cozinha pequena.

Disposição
É fundamentar saber como distribuir os móveis na cozinha, afinal, somente assim torna-se possível fazer economia de espaço. Na hora de planejar, pense nas áreas adequadas para colocar o armário profundo, a pia e os eletrodomésticos que agregam funcionalidade a cozinha.

Otimize a integração
Para poupar espaço, retire a mesa da cozinha e use a bancada para fazer as refeições no ambiente. Desta forma, a estrutura vai adquirir uma nova função, além de atuar como divisória.

Sem exageros
A decoração deve ser formada apenas com os móveis e eletrodomésticos básicos. Qualquer exagero pode comprometer a aparência do cômodo e ainda interferir na circulação dos moradores.

Móveis planejados
No caso do orçamento permitir, invista na compra de móveis planejados. As peças sob medida ajudam a deixar a cozinha mais organizada, funcional, moderna e ampla.