Menu

Decoração

Atualizado em 12 de dezembro de 2011, às 9:24
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Cozinhas decoradas com pastilhas de vidro

As pastilhas de vidro são coloridas, resistentes, fáceis de limpar e revestem perfeitamente a cozinha.
347359 Cozinhas decoradas com pastilhas 7 Cozinhas decoradas com pastilhas de vidroPastilhas em três cores diferentes inovam o acabamento da pia. (Foto:Divulgação)

Uma cozinha bem decorada precisa contar com as pastilhas de vidro. As pecinhas são capazes de compor um revestimento vertical perfeito para o ambiente, deixando-o mais bonito e acolhedor. Há várias maneiras de usar pastilhas na decoração, basta trabalhar com criatividade e bom-gosto para obter os melhores resultados.

As pastilhas de vidro podem ser fixadas em diferentes pontos estratégicos da cozinha, como em cima da pia ou em cima do fogão. As peças não serão usadas para fazer um revestimento completo, mas sim para tornar as paredes mais detalhadas e atraentes, completando muitas vezes a pintura convencional com tinta.

Ao optar pelo acabamento com pastilhas de vidro, o morador também contará com mais facilidade no momento da limpeza. O acabamento, quando utilizado adequadamente, aumenta o destaque da parede que reveste e contribui com a sensação de amplitude no ambiente. As pastilhas de vidro conseguem ainda adicionar um colorido bonito na cozinha, sem deixar de lado os elementos de elegância.

Como escolher pastilhas para cozinha?

347359 Cozinhas decoradas com pastilhas 3 Cozinhas decoradas com pastilhas de vidroCozinha charmosa revestida com pastilhas de uma única cor. (Foto:Divulgação)

Antes de determinar os lugares onde as pastilhas serão instaladas, é necessário elaborar um projeto e visualizar a sua ideia no todo. As pastilhas disponíveis a venda normalmente variam quanto ao tamanho e cor, sendo que algumas tonalidades são mais compatíveis com a cozinha do que outras.

O tamanho da pastilha é outro aspecto que influencia no efeito da decoração. Vale ressaltar o modelo tradicional com 30 x 30 cm. Há maiores e menores nas lojas de materiais de decoração, mas todas as peças que serão usadas numa cozinha precisam buscar uniformidade no acabamento.

As cores das pastilhas precisam estar em harmonia com o piso, móveis e eletrodomésticos. Dá para valorizar o contraste entre um tom neutro com um tom mais vivo, obtendo assim um efeito bem interessante. Caso a proposta se resuma em deixar as paredes mais coloridas, use no máximo três cores diferentes.

As lojas de materiais de construção comercializam pastilhas de várias cores, incluindo preto, branco, rosa, azul, verde, amarelo, vermelho e laranja. As peças podem ainda apresentar uma única tonalidade ou o efeito degradê, sem falar que o brilho não desaparece com o tempo e o acabamento é totalmente impermeável.

Experimente usar as pastilhas de vidro para construir lindos mosaicos e ilustrar a parede da cozinha. Outra sugestão de efeito bem interessante é simular um jogo de xadrez e construir um verdadeiro painel decorativo para a cozinha. No momento da aplicação, utilize argamassa específica para pastilhas de vidro.