Menu

Decoração

Atualizado em 22 de dezembro de 2011, às 18:55 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Cozinha em estilo retrô – como decorar

O estilo retrô está presente nos móveis, eletrodomésticos, revestimento e utensílios da cozinha, sendo capaz de transformar o espaço de convívio.
361381 Cozinha em estilo retrô como decorar Cozinha em estilo retrô   como decorarO charme de uma cozinha retrô

O estilo retrô tem sido cada vez mais explorado pela decoração atualmente, buscando inspiração nas tendências que fizeram sucesso nas décadas passadas. Todos os cômodos podem ser repaginados através desse estilo, basta combinar os elementos e buscar um equilíbrio no design.

O remake das tendências vai buscar inspiração nas décadas de 50,60 e 70, coletando as características do vintage. A cozinha é um dos espaços da casa que pode ser transformado através da decoração retrô, com móveis, eletrodomésticos e utensílios que se adéquam a proposta. Através da sua composição que mescla formas e cores, o retrô busca causar um impacto visual e expor um espírito dinâmico.

A cozinha que segue uma proposta retrô é aconchegante, colorida e personalizada. Ela vai resgatar através da sua decoração peças ícones do passado e buscar combinações descontraídas, até mesmo divertidas. O estilo rompe com o padrão das cozinhas tradicionais sem perder a elegância e funcionalidade.

Decoração da cozinha retrô

- Móveis: são baixos, com linhas simples e pernas pontiagudas. Na cozinha, o mobiliário se apresenta na forma de armário, mesa e cadeiras. As cores que predominam nos móveis são fortes e sólidas, e a madeira usada para fabricar as peças não é tão trabalhada, como acontece no estilo colonial. Exemplo: móveis vermelhos num ambiente preto e branco exibem um perfeito estilo retrô.

- Eletrodomésticos: Alguns fabricantes se inspiram no design de peças antigas para desenvolver produtos inspirado no retrô, como é o caso da Brastemp. O fogão e refrigerador são elementos chaves da decoração e se apresentam normalmente nas cores vermelho, amarelo, azul e verde. Na hora de decorar com eletrodoméstico, um mesmo padrão de cor com o mobiliário deve ser mantido.

Com cores alegres e vivas, os eletrodomésticos retrô ajudam a criar um espaço de convívio aconchegante, moderno e descontraído.

361381 Cozinha em estilo retrô como decorar 1 Cozinha em estilo retrô   como decorarEletrodomésticos retrô

- Utensílios: as peças possuem um design característico, com cores fortes, formas levemente arredondadas e compactas. Vale pendurar as panelas retrô em algum ponto da cozinha para completar o estilo da decoração. As frigideiras e chaleiras que seguem este perfil também são bem-vindas e completam o visual do cômodo.

- Revestimento: para deixar a cozinha com o visual ainda mais retrô, busque inspiração no tabuleiro de xadrez. O contraste do preto e branco nas paredes ou no chão deixa a cozinha nostálgica e muito aconchegante.

- Eletroportáteis: alguns produtos modernos já se apoderaram do estilo retrô no formato e nas cores. Batedeiras e liquidificadores adquiriram o charme dos anos 50, sem perder as principais funcionalidades.

361381 Cozinha em estilo retrô como decorar 2 Cozinha em estilo retrô   como decorarEletroportáteis retrô

Aproveite as dicas e monte uma cozinha retrô com tudo que ela tem direito.

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.