Menu

Decoração

Atualizado em 17 de janeiro de 2013, às 16:25 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Cozinha colorida: dicas, fotos

A cozinha colorida é um espaço alegre, divertido e descontraído. Confira algumas ideias para decorar o ambiente com várias cores.

A cozinha não é simplesmente um espaço para preparar alimentos ou realizar tarefas domésticas. Nos últimos anos, este cômodo foi responsável por derrubar paredes e se transformou na continuação da área social.

567345 Cozinha colorida dicas fotos 9 Cozinha colorida: dicas, fotosO branco da cozinha é quebrado graças aos elementos coloridos. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Combinação de cores vibrantes na cozinha

A decoração da cozinha

Como um bom espaço de convivência que se preza, a cozinha precisa ser organizada. A disposição adequada dos móveis é uma forma de manter o ambiente em ordem sem prejudicar a circulação. Também é importante que os moradores se sintam confortáveis na cozinha, por isso vale caprichar na escolha dos elementos de decoração.

Antes de começar a decorar uma cozinha, é essencial definir o estilo predominante. Este padrão estético, que pode ser clássico, contemporâneo, rústico ou vintage, deve se adaptar ao dia a dia do morador e refletir traços da sua personalidade.

Dicas para compor uma cozinha colorida

Durante muito tempo, as pessoas sentiram medo de inovar na decoração da cozinha e fugir do óbvio. O ambiente era básico, sóbrio e neutro, tendo apenas eletrodomésticos, móveis e utensílios. No entanto, como o cômodo ganhou destaque dentro de casa, ele passou a ser decorado com mais cores e elementos visuais.

567345 Cozinha colorida dicas fotos 6 Cozinha colorida: dicas, fotosUma cozinha alegre e divertida. (Foto:Divulgação)

Quando o desafio consiste em montar uma cozinha colorida, não há limites para a criatividade. Os moradores devem harmonizar bem as cores para criar um ambiente moderno, alegre e divertido.

Veja a seguir algumas dicas para deixar a cozinha mais colorida:

Invista em utensílios domésticos
O colorido da cozinha pode estar expresso através dos detalhes. Os utensílios domésticos, que garantem a funcionalidade e o estilo da cozinha, podem explorar designs e cores diferentes. No mercado é possível encontrar kits de panelas, copos, talheres, xícaras e vasilhas que exploram tons fortes e vibrantes.

Enfeites irreverentes
Alguns enfeites coloridos são capazes de deixar a cozinha com uma atmosfera mais divertida e descontraída. As peças brincam com figuras através do design e, além de enfeitar, podem assumir alguma funcionalidade na cozinha.

Móveis coloridos
Para deixar a diversidade de cores em evidência, vale a pena apostar em um jogo de móveis com uma cor vibrante. De repente um armário, uma mesa ou um balcão em laca colorida é uma boa solução para a cozinha. Os móveis retrô, famosos por abusar de tons fortes no design, também podem se transformar em protagonistas da decoração.

567345 Cozinha colorida dicas fotos 11 Cozinha colorida: dicas, fotosAzulejos antigos deixam a cozinha mais colorida. (Foto:Divulgação)

Revestimento das paredes
As paredes podem ser responsáveis por tornar a decoração alegre e colorida. Além de pintar com uma cor vibrante, também é possível aplicar detalhes com pastilhas de vidro ou azulejos antigos. O efeito multicolorido e criativo é possível através dos adesivos ou papéis de parede, de preferência resistentes à umidade.

Eletrodomésticos coloridos
Para deixar a cozinha colorida e com uma pegada retrô, vale a pena apostar numa geladeira ou num fogão com design dos anos 60. Estes eletrodomésticos representam uma ótima forma de evidenciar a tendência color blocking.

Veja também: Dicas para deixar a casa mais colorida

Fotos de cozinhas coloridas

Veja a seguir uma seleção de fotos de cozinhas coloridas e se inspire: