Menu

Saúde

Atualizado em 14 de maio de 2009, às 20:52 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Cotonete: É Apropriado Para Higienizar as Orelhas?

Essa é uma polêmica antiga, quando usar ou não cotonetes para higienizar o ouvido. Sabemos que o ouvido...

 

20481 cotonete Cotonete: É Apropriado Para Higienizar as Orelhas?

Essa é uma polêmica antiga, quando usar ou não cotonetes para higienizar o ouvido. Sabemos que o ouvido é uma parte sensível e quando afetada, pode trazer complicações. De acordo com especialistas da área, o cotonete poderá ser usado apenas para uma limpeza externa da orelha, pois o uso na parte interna pode causar lesões.

Além do risco de lesões, quando utilizado na parte interna do ouvido, esse movimento empurra a cera para o interior. Além disso, a cera é uma secreção de proteção para o ouvido e até bactericida, nos protegendo contra infecções.

Dependendo da profundidade da lesão, em determinado caso, pode haver perfuração do tímpano, provocando a perda da audição.

Algumas pessoas possuem excesso de cera, que acaba por ser motivo de perda de parte da audição ou provoque sensação de incômodo, somente nesses casos ela deverá ser retirada. Nesses casos, há necessidade de procurar um especialista, mais precisamente um otorrinolaringologista, para uma limpeza anual, ele está apto a realizar o procedimento.

Então, não há necessidade de se preocupar com a limpeza interna dos ouvidos, ele por si só consegue administrar o problema. A nossa preocupação deve limitar-se a parte externa da orelha, tomando-se assim, os devidos cuidados com essa parte importante no nosso corpo.

Para uma higiene adequada utilize apenas uma toalha fina ou gases enrolado no dedo indicador para limpar apenas a entrada externa da orelha. Após o banho enxugue bem, não deixando penetrar água durante o banho. Assim, você estará protegendo sua audição.

Outra forma de evitar que sua audição seja prejudicada é evitar a poluição sonora.

A poluição sonora  está se tornando comum entre as pessoas, e por este motivo, os problemas auditivos têm crescido entre a população. A cada dia estamos mais sujeitos aos barulhos e ruídos, prejudicando assim, a saúde do nosso ouvido.

Nossos ouvidos têm capacidade máxima para ouvir o equivalente a 85 decibéis, porém, muitas pessoas não respeitam esse índice, causando assim, barulho excessivo, podendo levar o indivíduo a lesões do ouvido interno.

É preciso estar atento aos cuidados que se deve ter com o ouvido, tanto na limpeza, como na conservação do órgão. Ele é essencial a nossa boa saúde,  precisamos ter consciência disso.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.