Menu

Beleza

Atualizado em 16 de agosto de 2011, às 17:20
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Cosmética Natural: Óleo de Argan

246883 Cosmetica Natural Oleo de Argan Cosmética Natural: Óleo de Argan

O óleo de Argan, atualmente utilizado nos produtos mais usados na cosmética brasileira, é industrializado através da pressão das amêndoas extraídas e dos frutos secos de Argan, uma árvore presente na reservas naturais do sul do Marrocos. O produto promete revolucionar as técnicas de tratamento capilares. Isso porque o Argan tem princípios ativos que trazem benefícios concretos tanto para os cabelos, quanto para a pele e unhas, mas funciona muito bem aliado aos cosméticos da linha capilar, pois se integra com cremes, shampoos e máscaras, facilmente. Sua composição é rica em ácido linóico, ácido omêico ômega-9, ácido linóico ômega-6, vitamina E e polifenóis.

Para quem entende pouco de química, só é preciso saber que todos esses componentes, juntos, rejuvenecem os fios, impedindo a ação oxidante de radicais livres, selando as cutículas, o que proporciona firmeza e brilho extraordinários aos cabelos. O líquido pode ser usado depois de tingimentos para evitar o ressecamento, e também para diminuir consideravelmente os danos provocados por tratamentos químicos, como alisamentos, escovas químicas e outros processos que se utilizam de calor extremo. Para o dia-a-dia, é aplicado tanto como hidratante, quanto como finalizador de penteados. Agora, algumas dicas de uso do produto, com os ingredientes que já tem em casa:

246883 Cosmetica Natural Oleo de Argan1 Cosmética Natural: Óleo de Argan

Use como hidratante, coloque aproximadamente uma colher de chá de Argan no seu produto preferido de hidratação. Isso vai fazer com que as cutículas sejam fechadas e disciplinará os fios. Por causa da vitamina E, o composto tem efeito revitalizador, hidratando profundamente e eliminando, definitivamente, o ressecamento;

Use para rejuvenecer os fios, as propriedades do ômega 3 e da vitamina E, juntas, fazem um verdadeiro milagre quando se trata de rejuvenescimento! O óleo é considerado um anti-idade natural — sim, seus cabelos também envelhecem! Para esse tratamento específico, você deve adicionar uma parte de máscara capilar de sua marca de preferência e metade da medida de óleo de Argan.

Por exemplo: se usar quatro colheres de sopa de máscara, complete com duas do óleo. Passe nos cabelos úmidpos e deixe descansar com o auxílio de uma touca não aquecida por aproximadamente 20 minutos. Enxágue como de costume. O resultado é imediato. Evite depois desse tratamento, o uso de chapinhas regule seu secador de cabelos para temperaturas mais frias;

Use nos seus tratamentos químicos, quem faz coloração, descoloração e alizamento, pode se beneficiar do óleo, se, durante o preparo dessas misturas, adicionar uma colher de chá de óleo de Argan. O óleo não interfere nos resultados, mas os benefícios são excelentes: o cabelo ficará hidratado e protegido contra o ressecamento, se estiver tingindo; as cores ficarão mais vivas e no final, os fios estarão super sedosos!

246883 Cosmetica Natural Oleo de Argan2 Cosmética Natural: Óleo de Argan

Use como finalizador, depois de fazer seu penteado, aplique de duas a cinco gotas do óleo com o auxílio de uma esponja seca e limpa. Passe levemente sobre pequenas mechas e veja o brilho imediato nos cabelos. O óleo de Argan também elimina o frizz e protege os fios da umidade.

Para a pele e as unhas, o conselhos são quase os mesmos. O óleo pode ser misturado (1 parte de óleo, para 10 do creme)  ao seu hidratante corporal e usado diariamente. Você também pode fazer uma esfoliação leve no banho, usando para isso sabonete líquido misturado ao Argan.

No caso do tratamento das unhas, o resultado é semelhante ao que acontece nos fios de cabelo, porque o produto hidrata, fortalece e rejuvenesce a pele que protege as unhas. Porém, não é aconselhável que se utilize o óleo diretamente em esmaltes ou exatamente antes da pintura das unhas, pois a cor não ficará fixada, por trata-se de um óleo. O ideal é que deixe suas unhas descansarem por uma semana, ou no mínimo dois dias antes de esmaltar novamente, até mesmo sem o uso de base, e que nesse período, massageie cada uma delas com o óleo.Você verá os resultados depois de duas ou três semanas.