Menu

Moda

Atualizado em 20 de setembro de 2012, às 16:15 por Andréia Bariani
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Cós baixo: saiba como usar

O uso excessivo de cós baixo pode gerar diversos problemas. Tais problemas afetam o próprio corpo feminino, bem como a imagem da mulher, em meio ao convívio social. Saiba como usar corretamente as roupas de cós baixo.

Desde que surgiram, as calças jeans já passaram por diversas mudanças. No entanto, a mais marcante e alvo de muitas críticas foi a que estabeleceu o uso destas peças com cós baixo (ou seja, ela deixou de se encaixar na cintura da mulher). A partir daí, algo foi mudado, nos conceitos de beleza, sensualidade, modernidade e feminilidade relacionados ao uso das calças. Praticamente, todas as mulheres deixaram de usar peças com cós alto e estas roupas se transformaram sinônimo de breguice. Com isso, as lojas deixaram de vender calças com cintura alta.

517674 Cós baixo saiba como usar.1 Cós baixo: saiba como usarO cós baixo, se usado incorretamente, deforma o corpo, criando cintura dupla e situações constrangedoras (Foto: Divulgação)

O cós baixo também ficou escasso nas peças íntimas, saias ou shorts. Como se não bastasse a mudança no cós, as roupas também ficaram cada vez mais apertadas. Hoje, o que se vê por aí são roupas apertadíssimas e corpos que se deformam, gradualmente.

A roupa que aperta o corpo, abaixo da cintura, deforma-o, criando culotes e dividindo a sua lateral, resultando em ondulações desarmoniosas. Tais mudanças acontecem, principalmente, em corpos que ainda estão se desenvolvendo, como os das adolescentes. Segundo médicos, esta deformação é, quase sempre, irreversível. Portanto, deve-se ter muita cautela, ao usar cós baixo.

517674 Cós baixo saiba como usar.2 Cós baixo: saiba como usar Na maioria dos casos, os danos são irreversíveis (Foto: Divulgação)

Problemas causados pelo cós baixo

Além da deformação do corpo, citada acima, existe também a imagem desagradável, em alguns casos, causada pelo uso inadequado do cós baixo. Embora este tipo de roupa fique muito bem em algumas mulheres, é sempre bom ter atenção, para não correr o risco de passar por situações embaraçosas. Quem é que nunca viu uma cena parecida com esta, abaixo?

517674 Cos baixo saiba como usar.3 Cós baixo: saiba como usarUma imagem nada elegante (Foto: Divulgação)

É importante lembrar que, por tudo isso, não é necessário abolir as roupas de cintura baixa de sua vida. A mulher precisa, apenas, saber como usar cós baixo, de forma que não cause danos ao seu corpo ou ao seu convívio social.

Como usar cós baixo

Seja em calças ou outras peças de roupas, o uso do cós baixo deve ser alternado com o cós alto. Assim, a mulher não agride o corpo, forçando-o a se modelar de forma incorreta. O ideal é ter, sempre, roupas com cós alto, para essa variação. Em caso de não encontrar estas peças nas lojas, pode-se optar por roupas que permitam o uso de cintos, pois eles ajudarão a modelar a cintura.

517674 Cós baixo saiba como usar4 Cós baixo: saiba como usar É aconselhável optar por blusinhas que cubram o cós (Foto: Divulgação)

Por outro lado, se a pessoa realmente não se importa com a deformação de seu corpo, o conselho é que tenha bom senso, ao escolher suas blusinhas. Deve-se optar por peças que não deixem o famoso “cofrinho” à mostra, quando precisar se sentar ou se inclinar. Isso também vale para a escolha das próprias calças, que não precisam ser excessivamente baixas. O cós baixíssimo causa situações desagradáveis, que acabam com a elegância de qualquer mulher.

517674 Cós baixo saiba como usar5 Cós baixo: saiba como usar Peças mais largas ajudam a poupar o corpo e a sua privacidade (Foto: Divulgação)

Se, ainda assim, a mulher usa o cós baixo e não consegue se acostumar com outro, o ideal é dar espaço para calças mais larguinhas, pois elas não irão repuxar tanto o tecido, conforme os movimentos, trazendo à tona, forçadamente, o querido “cofrinho”.

É bom lembrar que a moda das calças de cintura alta e boca de sino está de volta. Quem deseja voltar a usar cós alto, preservando as formas de seu corpo, pode aproveitar a oferta destas roupas, novamente, nas lojas.

517674 Cós baixo saiba como usar.6 Cós baixo: saiba como usarBom senso também ajuda (Foto: Divulgação)

Saiba mais, para cuidar de sua estética: Roupas que deformam o corpo

Optou pelo cós alto? Veja como usá-lo: Calças de cintura alta: como usar, dicas