Menu

Decoração

Atualizado em 29 de abril de 2013, às 8:40 por Talita
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Cortinas para quarto de casal: modelos, como escolher

Veja dicas de modelos e como escolher a melhor cortina para o quarto de casal.

As cortinas são importantes para deixar o quarto mais aconchegante. Oferecem privacidade, escurecem o ambiente para você dormir melhor ou não acordar com o sol batendo na janela, além de, em alguns casos, ajudar a deixar o quarto mais quentinho. As cortinas para quarto de casal são variadas e para decidir qual o melhor modelo, você deve pensar em como é a decoração de sua casa e combinar a cortina com os elementos do quarto.

614711 Cortinas para quarto de casal modelos como escolher 3 Cortinas para quarto de casal: modelos, como escolherAs cortinas podem ser mais escuras para deixar o quarto mais escuro (Foto: divulgação)

Cortinas para quarto de casal: modelos

Antes de comprar a cortina para casal, o próprio casal devem decidir qual peça será mais adequada e dar suas contribuições para a escolha. Quem quiser variar, ou não conseguir concordar qual a melhor cortina para o cômodo, e estiver com dinheiro sobrando, pode comprar mais de uma e variar de acordo com a roupa de cama, os tapetes ou outros elementos do quarto.

614711 Cortinas para quarto de casal modelos como escolher 2 Cortinas para quarto de casal: modelos, como escolherA cor clara deixa o quarto com um visual mais clean (Foto: divulgação)

Os modelos de cortinas para quarto de casal são variados e podem ser retos e com alça, de prega inglesa com argola ou prega macho com alça, de onda com argola, reta com ilhós ou ainda de prega americana e argola. Antes de comprar, você deve medir qual é o comprimento da parede e da janela até o chão, para que a cortina tenha o tamanho adequado. As cortinas podem ser mais curtas, ideais para locais em que há um móvel localizado debaixo da janela. Há também os modelos longos, que descem do teto e podem arrastar até 4 cm no chão.

614711 Cortinas para quarto de casal modelos como escolher Cortinas para quarto de casal: modelos, como escolherCombine também com a decoração e as cores do quarto (Foto: divulgação)

Como escolher a melhor cortina para quarto de casal

Com relação aos tecidos de cortinas para casal existem diversas opções. Os panos mais grossos como o poliéster, veludo, sarja e brim, podem deixar o quarto mais escuro e evitam que se veja do outro lado da janela. Já os panos leves como a renda de algodão, o crepe, o voil e a organza podem ser usados com um forro que deixará o quarto mais escuro em determinados momentos.

614711 Cortinas para quarto de casal modelos como escolher 1 Cortinas para quarto de casal: modelos, como escolherVocê pode também encomendar a cortina sob medida para harmonizar com outros itens do quarto (Foto: divulgação)

As cores de cortinas para casal também variam de acordo com o gosto pessoal e a decoração do ambiente. As tonalidades mais claras permitem uma variedade maior de combinações e deixam o ambiente mais leve e amplo. Opções são o bege, o tradicional branco, o nude e o cinza claro. As tonalidades como o marrom, o verde, o lilás, o vermelho e o rosa devem ser escolhidos com cuidado para se adequar a decoração e não fazer com que o quarto pareça menor ou muito sóbrio.

Veja também: Cores de cortina – como escolher

Modelos de Cortinas para Quarto