Menu

Decoração

Atualizado em 25 de julho de 2012, às 20:06 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Cortinas e persianas: como comprar, dicas

As cortinas e persianas são peças de decoração que embelezam a casa e controlam a entrada de luz, saiba como comprar e confira algumas dicas importantes.
492767 Cortinas e persianas como comprar dicas Cortinas e persianas: como comprar, dicasPersiana ou Cortina. (Foto:Divulgação)

Uma cortina ou persiana fazem toda a diferença na decoração de um ambiente. A escolha entre uma delas é difícil, pois com as inúmeras opções de cores, texturas, volumes e funcionalidades são quase impossíveis não darem um nó na cabeça. Para lhe auxiliar nessa missão leia as dicas que selecionamos.

Dicas de como escolher:

Antes de qualquer coisa é preciso saber qual a funcionalidade que deseja que ela tenha, para depois aliar o design e deixá-lo harmônico com a sua decoração. Por exemplo:

Função acústica – Alguns modelos têm os benefícios de reduzirem os barulhos externos, mas em sua maioria as persianas fazem esse trabalho de forma mais eficaz.

Conforto térmico – No inverno elas aquecem o lar impedindo que ventos em frestas das janelas cheguem aos cômodos. Por outro lado, no verão elas filtram os raios solares mantendo a temperatura bem mais agradável. Mas para isso é preciso escolher o material adequado.

Privacidadecortinas ou persianas garantem a nossa privacidade, especialmente para quem mora em andares mais baixos ou muito próximo de outros edifícios.

Decorativa – As cortinas e persianas contribuem de forma decisiva com a decoração da casa, acrescentando beleza e funcionalidade aos ambientes, devido as inúmeras estampas e modelos disponíveis no mercado. Decore seus ambientes com estilo lendo: Decoração com cortinas e persianas.

492767 Cortinas e persianas como comprar dicas2 Cortinas e persianas: como comprar, dicasAs cortinas exercem várias funções em uma residência. (Foto:Divulgação)

Como comprar

As cortinas mais volumosas e cheias de babados já estão fora de moda, hoje em dia o menos sempre é mais. Quando for escolher os tecidos procure pelos mais leves e claros. Escuros apenas em cômodos que exija uma maior filtragem de luz. Cortinas e persianas não precisam ser lisas apenas é preciso ter cuidado na hora de harmonizar com o ambiente. Usá-lo como detalhe é uma boa opção se o cômodo for neutro, assim as janelas podem ser destacadas sem medo de errar.

Nos casos em que o objetivo for resolver problemas térmicos ou acústicos, a sugestão é o uso de uma cortina ou persiana que possua uma fibra sintética ao tecido, o que torna mais eficaz a proteção contra o frio, o calor ou ruídos. Lembre-se de escolher principalmente pelos benefícios que procura obter, e boas compras.

492767 Cortinas e persianas como comprar dicas1 Cortinas e persianas: como comprar, dicasPersianas para filtrar a luz. (Foto:Divulgação)

Se a sua opção for pelas persianas confira outras dicas valiosas lendo: Persianas: como escolher, dicas.