Menu

Decoração

Atualizado em 23 de fevereiro de 2012, às 19:50
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Cortina Blackout: como usar

Além de evitar a passagem de claridade dentro de um ambiente, a cortina blackout também é perfeita para privatizar áreas e deixá-las mais confortáveis.
398878 cortina blackout como usar 1 Cortina Blackout: como usarO efeito blackout reduz em 100% a entrada de luz no ambiente

A cortina blackout é uma peça que tem se destacado na área de decoração como a melhor forma de escurecer ambientes. Versátil, moderna e funcional, ela consegue criar uma atmosfera mais aconchegante para assistir filmes e descansar. O ambiente decorado com este modelo de cortina se transforma em um verdadeiro cinema em casa.

Ao vestir uma janela qualquer, a cortina tem a função de controlar a entrada de luz e inclusive aproveitar a claridade natural durante o dia.  A versão conhecida como blackout permite o controle da iluminação, mas ela tende a reduzir ao máximo a entrada de luz no ambientes interno, principalmente durante o dia, quando a incidência é maior e difícil de lidar.

Além do efeito blackout, o modelo de cortina é projetado para causar outros benefícios, como é o caso da temperatura do ambiente. O design moderno e arrojado faz com que a cortina seja uma peça perfeita para compor um espaço charmoso e elegante.

Modelos e formas de uso

398878 cortina blackout como usar 2 Cortina Blackout: como usarO modelo de cortina é perfeito para a sala de TV

Todas as opções de cortinas blackout conseguem dar um toque especial na decoração. No entanto, elas variam quanto às dimensões, cores e material de confecção. As peças comercializadas nas principais lojas são instaladas com trilho ou varão, sendo que o controle da luz pode ser feito com total praticidade.

Disponível normalmente em versões lisas, as cortinas blackout são discretas e encontradas com mais frequência em tons neutros. Quando ao tipo de material usado para confeccionar as peças, vale ressaltar o tecido e o PVC. Devido às tecnologias associadas ao produto, ele costuma ser mais caro do que as cortinas convencionais.

Não se usa os modelos de cortinas blackout apenas nos home theaters. Estes complementos funcionais de decoração aparecem com frequência em outros ambientes que exigem controle total da passagem de claridade. Os laboratórios, estúdios de fotografia e quartos de hospitais são áreas que exploram o efeito de ‘bloqueio de luz’.

A cortina blackout também pode ser agregada pelos moradores que buscam ambientes de intimidade na residência. Desta forma, o efeito bem fechado do acessório contribui com o conforto dentro do ambiente e aumenta a privacidade.

398878 cortina blackout como usar Cortina Blackout: como usarPrática e moderna, contribui com a privacidade

Faça uma pesquisa de preços nas lojas a respeito da cortina blackout e escolha um modelo compatível com as dimensões da janela.  Apesar do bom índice de venda das versões neutras, as peças coloridas também fazem sucesso entre os consumidores. Para ter uma noção de valores, no Carrefour é possível encontrar uma cortina blackout branca de 3.00 x 2.60m por R$ 219,90.