Menu
Você está em: MundoDasTribos > Corrida com Obstáculos

A corrida com obstáculos requer muito treino, dedicação e força para quem quer praticar essa modalidade esportiva.

A corrida com obstáculos testa tanto a velocidade dos atletas quanto a sua habilidade de saltar. Por isso, os atletas precisam ter muita coordenação motora. Os obstáculos são colocados estrategicamente na pista de atletismo para atrapalharem os atletas na sua corrida. A corrida com obstáculos surgiu na Grécia Antiga, onde foram realizadas as primeiras Olimpíadas.

Corrida com Obstáculos (Foto: Divulgação Esporte Web)

Corrida com Obstáculos (Foto: Divulgação Esporte Web)

Corrida com Obstáculos

Existem várias modalidades da corrida com obstáculos. A que mede a velocidade dos atletas e a rapidez durante os saltos é a de 100 metros para as mulheres, e a de 110 para os homens. Nessas modalidades, os obstáculos podem ser derrubados, pois a finalidade deles é atrapalhar a corrida dos corredores. A cada 10 metros, barreiras com 1,06 metros de altura são dispostas na pista durante a corrida masculina e na feminina, elas medem 0,91 metros.

Nos 400 metros com barreiras, as regras são um pouco diferentes. Neles, as barreiras são colocadas a cada 40 metros e medem 0,91 metros de altura. Os competidores não podem derrubar as barreiras, fazendo com que o ritmo da prova seja reduzido.

Veja aqui também: Corrida sem lesões com truques simples

Os atletas participam de categorias diferentes (Foto: Divulgação MdeMulher)

Os atletas participam de categorias diferentes (Foto: Divulgação MdeMulher)

Corrida com obstáculos: Esporte Olímpico

A corrida com obstáculos de 3000 metros é uma prova olímpica masculina e feminina. Nela, cada volta na pista tem 4 obstáculos e 1 fosso de água. Sendo assim, no total, o atleta terá que saltar 29 vezes sobre os obstáculos e 7 sobre o fosso de água. A única diferença entre a prova masculina da feminina é a altura dos obstáculos. Para o primeiro grupo, eles têm 91,6cm de altura e no segundo, 66,2cm.

Também há a corrida com obstáculos de 2000 metros, na qual os corredores deverão saltar os obstáculos 15 vezes e o fosso de água, 5.

Leia mais aqui: Tênis Para Corrida Mais Barato

É preciso ter muito treino para a corrida de obstáculos (Fot: Divulgação Atletismo na Escola)

É preciso ter muito treino para a corrida de obstáculos (Fot: Divulgação Atletismo na Escola)

Regra da corrida com obstáculos

As barreiras são itens essenciais para a corrida com obstáculos. Por isso, eles devem ser confeccionados de acordo com a convenção dos comitês olímpicos. Como já foi descrito anteriormente, a sua altura é de 91,6cm para os homens e de 66,2cm para as mulheres. A sua largura mínima é de 3,94 e elas devem ser produzida com madeira e metal.

A barreira que fica junto ao fosso tem medidas diferenciadas: a altura é a mesma, porém, a sua largura deve ser de 3,66 metros e fixada seguramente no solo. As barras dos obstáculos são pintadas com faixas em branco e preto ou em cores fortemente contrastantes. O peso de cada barreira deve estar entre 80kg e 100kg.

O fosso é uma pequena piscina de 3,6m x 3,6m de superfície com o fundo inclinado. A sua profundidade máxima é de 76cm e ela vai diminuindo gradativamente até chegar ao nível do solo. Para saltar sobre o fosso, os atletas costumam apoiar um dos pés na barreira para ganharem impulso. Na corrida com obstáculos, o atleta não pode passar nem por baixo e nem pelas laterais das barreiras. Se isso acontecer, ele é imediatamente desclassificado.

Na corrida de obstáculos também participam  mulheres  (Foto: Divulgação MdeMulher)

Na corrida de obstáculos também participam mulheres (Foto: Divulgação MdeMulher)

Corrida com obstáculos: Como começar a praticar

A corrida com obstáculos é uma modalidade do atletismo que é muito interessante, pois exige muita velocidade, atenção e técnica do atleta. Com ela, todos os músculos do corpo são trabalhados. Se você a achou interessante, procure um bom clube para praticar esse esporte saudável e divertido. Para corrida de obstáculos os atletas precisam ter força, concentração e muito vigor. No começo não é fácil, só com muito treino para conseguir ultrapassar todas as barreiras. Os atletas devem começar testando sua capacidade física, pois o esporte exige muita concentração e força física. É importante começar aos poucos e ir acelerando conforme o corpo for correspondendo. Comece com uma corrida simples e aos poucos vá acrescentando obstáculos cada vez maiores até chegar ao ideal. Se você é principiante e quer treinar corrida com obstáculos procure fazer da forma correta para que não ocorram lesões musculares. O treino e a força de vontade é muito importante para conseguir.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL