Cooktop: vantagens, como escolher

PUBLICIDADE
Cooktop embutido é sinal de praticidade para o dia-a-dia.

O cooktop é um acessório que está há pouco tempo no mercado, mas que já faz grande sucesso entre os consumidores. Ele tem um formato mais compacto do que os fogões tradicionais, por isso combina perfeitamente com as necessidades da cozinha moderna.

Prático e sofisticado, o cooktop é capaz de deixar a cozinha mais bonita, além de favorecer a montagem de ilhas ou bancadas no ambiente. Devido a estrutura compacta e fácil de ser adaptada, o cooktop integra uma geração de eletrodomésticos que valoriza as necessidades da cozinha planejada.

O visual da sua cozinha pode ficar elegante. Leia mais: Cozinha com ilha e cooktop: dicas, fotos

PUBLICIDADE

Cooktop: vantajoso ou não?

O cooktop a gás de vidro da Layr com quatro queimadores.

O cooktop é um produto esteticamente mais interessante do que o fogão, sendo assim um elemento decorativo na cozinha. Ele também oferece facilidades na hora de limpar, sobretudo os modelos de vidro. No entanto, a limpeza deve ser sempre realizada após o uso.

Diferentes dos eletrodomésticos convencionais, o cooktop pode ser instalado numa base resistente e duradoura, dispensando a tarefa de arrastar o fogão de um lado para o outro para limpar. Como não possui forno e sua estrutura é ideal para embutir em um móvel, o cooktop é perfeito para economizar espaço em cozinhas pequenas.

Como qualquer produto, o cooktop possui prós e contras. A desvantagem deste equipamento é a falta de um forno na estrutura, obrigando assim a compra de um eletrodoméstico do gênero separado. É necessário tomar alguns cuidados na hora de manusear o cooktop, já que os queimadores ficam muito próximos dos botões.

Leia mais: Cooktops para embutir preços, modelos, onde comprar

Como escolher cooktop?

Vários fatores precisam ser considerados na hora de definir o modelo de cooktop ideal. Características como tipo de acabamento, fonte de energia, número de queimadores e as tecnologias das funções.

As informações a seguir ajudam a definir o cooktop apropriado para compor a sua cozinha. Confira:

PUBLICIDADE

Acabamento

O Cooktop de Vitrocerâmico aparece como uma das opções mais caras do mercado.

O acabamento do produto influencia no design e também pode interferir na hora de limpar ou usar os queimadores.

Cooktop Vitrocerâmico: moderno e arrojado, ele garante facilidade na hora de fazer a limpeza e possui controles digitais na estrutura para facilitar o uso. Este modelo não possui grades e os queimadores ficam embaixo da superfície de vidro. O equipamento com mesa de vitrocerâmico é mais caro do que os outros cooktops.

Cooktop de Inox: possuem grades e os queimadores são dispostos de forma semelhante ao fogão convencional.

Cooktop de Vidro: apesar de possuir queimadores externos, é um modelo fácil de limpar e capaz de deixar o visual da cozinha sofisticado.

Fonte de energia

O meio de conseguir energia para cozinhar e fritar os alimentos pode ser diferente de um acabamento para o outro, sendo que duas fontes se destacam:

Gás: tal como o fogão normal, o cooktop a gás funciona por meio de GLP encanado ou botijão, não tendo assim tanta mobilidade.

Elétrico: este cooktop transforma eletricidade em calor para que os queimadores funcionem, podendo ser usado em qualquer lugar que tenha energia elétrica (portátil).

Recursos

Para tornar a vida do usuário mais prática, os cooktops modernos oferecem itens adicionais e funções diferenciadas. Confira:

Grelhas: estes utensílios ajudam a preparar churrasco em casa.

Cesta de inox: facilita a fritura de alimentos no cooktop.

Funções especiais: os cooktops mais sofisticados possuem teclas pré-programadas touch control para aquecimento rápido e banho maria.

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.