Menu

Saúde

Atualizado em 13 de agosto de 2012, às 12:55 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Consumo moderado de álcool protege as mulheres da artrite

O álcool, quando consumido com moderação, atua contra a artrite e outras doenças, mas é importante ter cuidado com a sua ingestão.

A ingestão de álcool moderadamente traz diversos benefícios para a saúde. Segundo estudos, cosumir bebidas alcoólicas com moderação diminui as chances de derrame e aumenta a sobrevida após um ataque cardíaco.

Veja também: Ingestão moderada de álcool aumenta sobrevida de homens que tiveram ataque cardíaco

501209 Consumo moderado de álcool protege as mulheres da artrite 2 Consumo moderado de álcool protege as mulheres da artriteBebidas alcoólicas com moderação ajudam a prevenir artrite. (Foto:Divulgação)

Outras pesquisas constataram que o álcool pode ser um aliado contra doenças ósseas, sobretudo a artrite reumatoide. Esta doença é caracterizada por uma inflamação crônica nas articulações, fazendo com que a pessoa tenha dores e até mesmo sofra com deformidades.

Bebida alcoólica, quando moderada, atua contra artrite

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Karolisnka, na Suécia, revelou que o consumo moderado de álcool pode proteger as mulheres da artrite reumatoide. Os resultados deste estudo foram divulgados no periódico British Medical Journal (BMJ) em julho deste ano.

Para chegar à conclusão de que bebidas alcoólicas em pequenas doses agem contra a artrite, os pesquisadores acompanharam 34.000 mulheres, com idade entre 55 a 89 anos, ao longo de 12 meses. Para avaliar as condições das participantes, foi necessário coletar dados sobre o consumo de álcool, a prática de atividades físicas, tabagismo e hábitos alimentares. Até o final do estudo, 400 participantes foram diagnosticadas com artrite reumatoide.

501209 Consumo moderado de álcool protege as mulheres da artrite 1 Consumo moderado de álcool protege as mulheres da artriteTrês doses ou mais de bebida alcoólica por semana reduz pela metade as chances de artrite. (Foto:Divulgação)

Os autores do trabalho reconheceram os benefícios do álcool para as mulheres, avaliando a ingestão de vinho, cerveja e outras bebidas destiladas. De acordo com as constatações, o consumo moderado de bebidas alcoólicas é benéfico para o organismo porque atua diretamente no sistema imunológico, fazendo com que a produção de uma proteína responsável pelo processo inflamatório seja menor. Embora o álcool tenha um efeito positivo, ele também pode piorar a artrite quando consumido exageradamente.

De acordo com os pesquisadores suecos, ingerir três doses ou mais de bebida alcoólica por semana (três taças de vinho, por exemplo), ao longo de dez anos, reduz pela metade o risco de desenvolver artrite.

Outro estudo, desenvolvido pela Universidade do Estado de Oregon e divulgado no periódico Menopause, mostrou que a ingestão de bebidas alcoólicas com moderação contribui com à saúde óssea. Sendo assim, o álcool não evita apenas artrite, mas também doenças mais graves que atingem os ossos do corpo, como a osteoporose. A pesquisa constatou que os benefícios são ainda mais evidentes em mulheres que enfrentam a menopausa.

Quando o álcool não é indicado

501209 Consumo moderado de álcool protege as mulheres da artrite Consumo moderado de álcool protege as mulheres da artriteO álcool moderado não é indicado para todas as pessoas. (Foto:Divulgação)

Embora o consumo de álcool com moderação faça bem à saúde, não são todas as pessoas que podem aderir ao hábito. Aquelas que sofrem com problemas como cirrose hepática, úlcera, insuficiência cardíaca, pancreatite e triglicérides aumentado não devem ingerir quantidade alguma de bebida alcoólica.

Leia mais: Álcool em excesso aumenta risco de demência

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.