Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Consumo consciente: o que é, como praticar

Saiba como praticar o consumo consciente no dia a dia. Confira as dicas para preservar nosso planeta.
Por Editorial MDT -

O consumo consciente defende a ideia de que adquirir e usar bens de consumo, como alimentos e recursos naturais, deve ocorrer sem exageros, de acordo com as necessidades de cada pessoa. Essa filosofia nos ajuda a ter senso de cidadania e ao mesmo tempo auxilia na preservação do planeta. Saiba o que é e como praticar o consumo consciente.

O consumo consciente é equilibrado, sem exageros. (Foto: divulgação)

O que é consumo consciente

O consumo consciente nada mais é do que ter em mente os impactos provocados pelo consumo. O consumidor pode, através de suas escolhas, aumentar os impactos positivos e diminuir os negativos dos seus atos de consumo, contribuindo para a formação de um mundo melhor. Em outras palavras, trata-se de um consumo com consciência de seus efeitos, voltados para sustentabilidade.

O consumidor consciente busca o equilíbrio entre a satisfação pessoale a qualidade sustentável do planeta, mantendo um modelo ambiental correto, socialmente justo e economicamente melhor. Esse tipo de consumo pode ser praticado no dia a dia, através de gestos simples que levam em conta os impactos da compra, o uso e descarte de produtos ou serviços.

O consumo consciente trabalha para um mundo melhor. (Foto: divulgação)

Veja também consumismo entre crianças, como evitar 

Dicas de como praticar o consumo consciente

1. Planeje suas compras: não haja por impulso, faça tudo de forma planejada. Dessa forma, compre menos e melhor.

2. Avalie os impactos do consumo: analise se suas escolhas afetam o meio ambiente e a sociedade. Procure optar por aquilo que afete de forma positiva.

3. Reutilize produtos e embalagens: não compre outra vez o que pode ser consertado e reutilizado.

4. Consuma somente o necessário: pense nas suas necessidades e procure viver com menos.

5. Separe seu lixo: pratique a reciclagem e contribua para a economia de recursos naturais e redução da degradação do meio ambiente.

6. Utilize créditos de forma consciente: pense bem antes de comprar algo e tenha certeza de que poderá pagar as prestações sem fugir do orçamento.

7. Divulgue o consumo consciente: sensibilize as outras pessoas para consumir de forma consciente, mostrando valores e práticas. Procure inserir na sua família e amigos essa ideia.

8. Reflita sobre seus valores: avalie sempre seus princípios e escolhas de consumo. Não deixe que o impulso se torne um vício.

9. Preserve o meio ambiente:
evite os gastos de água excessivos, o desperdício de alimentos e dessa forma pratique o consumo consciente. Dessa forma você está contribuindo para uma vida mais saudável e consciente.

Começe praticando o consumo consciente com sua família e amigos. (Foto: divulgação)

Veja também desperdício de comida, como evitar 

O consumo consciente é uma pratica que deve ser inserida no nosso dia a dia para buscarmos um mundo melhor. Consumir de forma consciente e sem exageros é uma forma de economizar e cuidar do nosso planeta. Essa prática pode ser feita em todos os lugares, com a nossa família, amigos e até no nosso trabalho. Incentive essa prática e viva em um mundo melhor.


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL