IPVA MG 2020 – Consulta, Tabela, Como Pagar

PUBLICIDADE

Se você é motorista e possui qualquer tipo de veículo, deve estar ciente que no início de ano é a época de realizar os pagamentos de algumas tarifas, como é o caso do IPVA. Esse é um tributo de pagamento obrigatório que garante ao motorista o poder de andar com seu veículo sem possuir nenhuma pendência perante o governo.

O pagamento do IPVA é obrigatório em todos os estados e seu valor pode variar de acordo com a alíquota estabelecida pelo estado e com o valor de venda atual do veículo. Todos os motoristas devem buscar saber todas as informações sobre o IPVA em seu estado, pois se não efetuarem o pagamento em dia, não podem renovar o documento do veículo e se tornam pessoas fora da lei, além de terem que pagar mais juros para o governo do estado.

A seguir, nós trouxemos todas as informações sobre o IPVA 2020 MG, basta conferir e seguir as instruções para conseguir efetuar o pagamento em dia.

PUBLICIDADE

Consultar IPVA 2020 MG

A primeira coisa que você deve fazer é realizar uma consulta do IPVA 2020 MG para ficar ciente do valor que precisará desembolsar e de até quando pode pagar. Cada estado estabelece determinados prazos e também descontos. Geralmente você recebe 10% de desconto se efetuar o pagamento à vista até o primeiro prazo. No entanto, isso você só pode conferir na tabela do IPVA 2020 MG.

Para realizar a consulta do IPVA 2020 MG, você deve acessar o site do Detran do estado: IPVA. Vá na opção “Consulta Código de RENAVAM”.

Na página seguinte agora você deverá informar o RENAVAM do seu veículo e o ano em exercício, no caso, o ano de 2020. Depois vá em “Continuar”. O site do Detran conseguirá encontrar o registro do veículo e irá lhe informar o valor certo que você deve pagar. Com essa informação, você poderá já emitir as guias de pagamento ou se planejar para conseguir efetuar o pagamento da melhor forma possível.

Essa consulta pode ser realizada quantas vezes você quiser durante o primeiro trimestre do ano.

PUBLICIDADE

Valor IPVA 2020 MG

É muito importante estar ciente do valor do IPVA 2020 MG, pois assim você pode se planejar da melhor forma possível e garantir que fará o pagamento em dia, evitando assim ter que arcar com mais juros e acabar gastando mais do que o esperado.

Diversos fatores influenciam no valor do IPVA 2020 MG, como a categoria do veículo e o valor de venda dele atualmente. Como esse valor de venda muda todos os anos, o valor do IPVA também não é o mesmo ano após ano. Sendo assim, é importante sempre realizar a consulta que mencionamos acima, assim você ficará ciente do valor atualizado que precisa pagar.

Cada estado também determina as alíquotas que são cobradas pelo valor de venda dos veículos em cada categoria, por isso é necessário conferir essas informações também.

Alíquotas IPVA 2020 MG

PUBLICIDADE

Existem várias alíquotas do IPVA 2020 MG, sendo que a maior é cobrada para veículos automotores, como carros. Para esse tipo de veículo, é cobrada uma alíquota de 4% sobre o valor venal, ou seja, valor de venda atual.

Para camionetes de carga, furgão e pick-ups, é cobrada uma alíquota de 3% sobre o valor de venda atual. Para automóveis, veículos de uso misto e utilitários que tenham autorização para transporte público como táxi, é cobrada uma alíquota de 2%. A mesma alíquota também é cobrada para motos, motonetas e similares. Veículos de locação, ônibus, trator, caminhão e micro-ônibus, pagam uma alíquota de 1% sobre o valor de venda do veículo.

Você deve ter em mente também que, quanto mais caro um veículo for, mais caro será o seu IPVA, pois o valor é calculado sobre o valor de venda.

Tabela IPVA 2020 MG

A tabela IPVA 2020 MG existe para informar os motoristas sobre os prazos de pagamento da cota única e de cada uma das parcelas do imposto. É uma forma de organizar melhor essas informações e deixa-las mais acessíveis para todos aqueles que desejarem consultar. A tabela é atualizada todos os anos com os novos prazos e eles variam conforme o número final da placa do seu veículo.

A cota única ou primeira parcela pode ser paga somente em janeiro, enquanto que a segunda parcela em fevereiro e a terceira, em março. Quem possui finais de placa 1 e 2, por exemplo, devem realizar os pagamentos das parcelas no dia 9 de cada mês. Quem possui os finais 3 e 4, deve realizar os pagamentos no dia 10 de cada mês. Quem possui os finais 5 e 6, deve efetuar os pagamentos no dia 11 de janeiro e 13 de fevereiro e março.

Não deixe de conferir a tabela completa no site do Detran para estar ciente de até quando poderá pagar o IPVA 2020 MG.

Pagamento IPVA 2020 MG

Para efetuar o pagamento do IPVA 2020 MG, você deve emitir o boleto ou guia de pagamento após a consulta que mencionamos anteriormente. O sistema irá lhe mostrar o valor, você poderá escolher como deseja pagar, à vista ou parcelado, e então emitir as guias de pagamento.

Com elas em mãos, você pode ir até uma agência bancária ou em uma casa lotérica para pagar. As guias do IPVA geralmente são aceitas em todas as casas lotéricas e em determinadas agências bancárias, sendo necessário conferir qual é a recomendação no site do Detran ou do SEFAZ. Se você pagar dentro do prazo, não pagará nenhuma multa ou juros. De modo contrário, terá que emitir uma nova guia de pagamento com o valor atualizado já com a multa, para então poder efetuar o pagamento.

Faça a consulta o quanto antes e decida como irá pagar o tributo para que não fique com nenhuma pendência e consiga renovar o documento de seu veículo também. Acesse o site do Detran MG, confira todos os detalhes e imprima a guia de pagamento do seu IPVA 2020.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.