Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Consultas a saldo e saques FGTS

Precisa consultar seu FGTS? É simples. É só utilizar o seu cartão cidadão.

Ao longo de muitos anos de existência da Previdência Social, muitos benefícios foram criados para serem utilizados pelos trabalhadores brasileiros como forma de proporcionar um conforto financeiro para os mesmos. Não resta dúvida que são benefícios que contribuem para a vida dos trabalhadores, mas que também movimentam a economia do país. Afinal, é possível fazer consultas a saçdp e saques FGTS?

Consultas a saldo e saques FGTS (Foto: Exame/Abril)

Consultas a saldo e saques FGTS (Foto: Exame/Abril)

Consultas a saldo e saques FGTS

Entre os principais benefícios do trabalhador destacam-se o Décimo Terceiro Salário, Seguro Desemprego, FGTS, que é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, dentre outros. Mas, sem dúvida, um dos que mais auxiliam a vida dos brasileiros é o FGTS, pois com ele muitas pessoas podem dar outros rumos as suas vidas e dos seus negócios.

Leia mais informações sobre: Documentos necessários para sacar FGTS

Quando o trabalhador pode receber?

Procure uma agência da caixa  (Foto: Exame/Abril)

Procure uma agência da caixa (Foto: Exame/Abril)

O FGTS é recebido pelo trabalhador após ele ser demitido, sem justa causa, da empresa onde trabalha. Ele recebe o benefício de uma única vez, mas o mesmo só pode ser retirado junto a Caixa Econômica Federal. Para isto, o trabalhador precisará ir até o banco com toda a documentação de sua demissão e apresentar ao funcionário do banco para que a retirada possa ser realizada.

Valor depositado

Os trabalhadores têm o direito de saber quanto tem de FGTS depositado. Todos os meses, a empresa onde você trabalha é obrigada a fazer o depósito de seu FGTS. Caso ela não faça isto mensalmente, ela deverá efetuar o depósito após o empregado ser demitido, sendo que neste caso, obrigada a depositar todo o valor do FGTS junto às taxas ou correções necessárias.

É preciso alguns documentos para retirar o benefício  (Foto: Exame/Abril)

É preciso alguns documentos para retirar o benefício (Foto: Exame/Abril)

Durante todo o período em que você esteja trabalhando, você poderá fazer a consulta do seu benefício através do próprio Banco da Caixa Econômica ou nos terminais de auto-atendimento, nos caixas eletrônicos. Esta consulta é feita de forma muito simples e rápida, da mesma forma como se faz consulta do saldo da conta bancária.

Leia mais informações sobre: FGTS – Consulta Saldo, Extrato

Como consultar?

Valor ajuda em várias situações, como na compra de apartamento ou casa, por exemplo  (Foto: Exame/Abril)

Valor ajuda em várias situações, como na compra de apartamento ou casa, por exemplo (Foto: Exame/Abril)

Para a consulta do saldo do FGTS, é preciso ser portador do Cartão Cidadão, um cartão criado pelo banco para fins de consultas e saque de FGTS, quando este estiver disponível. No caixa eletrônico, você deverá apenas inserir sua senha e fazer a consulta de forma prática e ágil. Para conseguir o Cartão Cidadão, você precisa procurar uma agência da Caixa mais próxima de você e fazer a solicitação.  A solicitação poderá ser feita, também, através do site da Caixa (www.caixa.gov.br), no qual, de forma facilitada, você faz todo o procedimento. As exigências são os documentos pessoais como RG, CPF e comprovante de endereço, bem como ser cadastrado na Previdência Social, através do INSS.

Assim que estiver pronto, você receberá seu Cartão em sua residência ou, se preferir, poderá buscá-lo na agência que você deu entrada na solicitação.


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL