Menu

Serviços

Atualizado em 7 de agosto de 2009, às 11:26 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Consultar de Aposentadoria no INSS

ConsultardeAposentadorianoINSS Consultar de Aposentadoria no INSS

Para Consultar Aposentadoria no INSS você pode contar com os serviços oferecidos pela internet. O site da Previdência Social disponibiliza todas as informações que você procura, esclarecendo dúvidas e expondo o perfil de cada plano.

Todo trabalhador que tem sua carteira assinada faz contribuição mensal no INSS, os valores a serem descontados, variam entre 8 e 11% dependendo do salário recebido. Filiar-se a previdência social é uma segurança para o trabalhador e sua família. Por essa razão todos devem fazer a contribuição mensal, mesmo quem trabalha por conta própria, vendedores ambulante, diaristas, pintores, eletricistas, motoristas de táxi, trabalhadores rurais etc, até mesmo pessoas que não possuem renda fixa pode fazer sua inscrição, como donas-de-casa, para fazer inscrição é necessário ser maior de 16 anos, todos deve inscrever-se e contribuir todos os meses para ter direito ao benefícios previdenciários.

consulta aposentadoria1 Consultar de Aposentadoria no INSS

A aposentadoria é um direito de todo trabalhador brasileiro, seu objetivo é proporcionar remuneração ao contribuinte e sua família quando ele apresentar idade limite (60 para mulheres ou 65 anos para homens), tempo necessário de serviço (30 para mulheres e 35 anos para homens) ou provar sua invalidez para desempenhar uma determinada função no mercado de trabalho. A Previdência Social garante também ao contribuinte uma renda em caso de invalidez, doença, gravidez, morte ou velhice.

Como fazer a consulta de aposentadoria no INSS?

Com a modernização do sistema INSS, dar entrada na papelada da aposentadoria é um processo simples e rápido. Basta contar com a ajuda dos atendentes para fazer a avaliação e apresentar os documentos necessários. Os pensionistas do INSS podem acompanhar a situação da aposentadoria através do serviço de consultas disponibilizado no site da Previdência Social. Você pode fazer isso direto da sua casa, sem precisar ficar aguardando atendimento nas agências do INSS, o site fornece as informações detalhadas a respeito dos benefícios que você tem direito.

O sistema do INSS foi todo reformulado, e muitos dizem que houve grandes melhoras, com a internet fica mais fácil saber toda a situação da sua aposentadoria, após dar entrada com toda a papelada na agência você acompanha tudo pela internet. Use o simulador para ter uma base da sua remuneração quando se aposentar, no próprio site da Previdência Social você encontra o simulador. Para utilizar alguns serviços é necessário cadastrar uma senha, que só é possível nas agências da Previdência Social, por motivos de segurança do contribuinte, protegendo a privacidade dos dados, para que pessoas mal intencionadas não fraudem os cadastros. Atente-se ao fazer qualquer tipo de consulta pela internet, nunca forneça o número de seu benefício a ninguém, pois o INSS nunca solicita dados como o número de benefício por e-mail, nem entra em contato por telefone com o beneficiário para solicitar informações pessoais. Qualquer dúvida não forneça informações pela internet, dirija-se a uma agência.

consulta aposentadoria 300x267 Consultar de Aposentadoria no INSS

Conteúdo avaliado com média: