Menu

Serviços

Atualizado em 11 de julho de 2014, às 17:07 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Consulta SPC e Serasa grátis

O SPC Serasa oferece consultas gratuitas através de postos de atendimento como o Poupatempo.

Consulta SPC e Serasa grátis é o sonho de muitas pessoas que querem simplesmente regularizar a sua situação com esses órgãos. Para regularizar o seu status nesses órgãos é necessário pagar o que se deve nas lojas que fizeram a sua inclusão no sistema dessas instituições. Consulta SPC e Serasa grátis é mais simples do que você pode imaginar, por isso, vale muito a pena pesquisar sobre esse assunto. Nessa publicação tentamos mostrar porque que é simples conseguir uma consulta nesses órgãos de graça, vendo quem o incluiu no sistema e o valor da sua dívida, que pode, inclusive, ser negociada caso você julgue necessário.

Leia mais informações sobre: Consulta Gratuita Ao Spc Serasa

32129 consulta spc e serasa gratis 2 Consulta SPC e Serasa grátisConsulta SPC e Serasa grátis (Foto: Divulgação)

Consulta SPC e Serasa grátis

- O que é Serasa e SPC?

Antes aprender a fazer a consulta SPC e Serasa é necessário entender mais sobre a instituição. O Serasa e SPC são entidades responsáveis pelo controle financeiro no Brasil, ou seja, a partir dos dados fornecidos por ambos é possível verificar quais pessoas possuem dívidas pendentes e a legalidade do nome comprometido. As empresas que atuam no mercado se cadastram nos sistemas do Serasa e Spc para obter informações sobre os consumidores.

A Serasa gera informações de crédito com base no número do CPF do indivíduo, assumindo o formato de empresa com várias parcerias para o seu funcionamento. O SPC segue a mesma proposta, sendo um órgão público que supervisiona a previdência complementar.

A Serasa (Centralização dos Serviços Bancários S/A) é uma empresa privada criada por bancos e demais instituições financeiras. O Serviço Nacional de Proteção ao Crédito (SPC) é um órgão de serviço da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Para saber se seu nome consta na lista de devedores do Serasa ou SPC, compareça às unidades espalhadas pelo Brasil ou use a internet como veículo de consulta.

32129 serasa spc 000 Consulta SPC e Serasa grátisÉ necessário levar os documentos pessoais para consulta o SPC /Serasa (Foto: Divulgação)

Como saber se o seu nome está no SPC

Com a facilidade de crédito que há atualmente no mercado nacional, o consumo tem crescido a cada dia, assim como o número de pessoas que, por variados motivos, acaba não conseguindo pagar as suas contas e ficando inadimplentes, com o nome sujo, como é dito popularmente.

As pessoas que compram e deixam de pagar ou atrasam o pagamento, acabam tendo o CPF inscrito no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), maior banco de dados da América Latina e que conta com informações sobre pessoas físicas e jurídicas de todo o Brasil.

A tecnologia empregada ao sistema do SPC e Serasa adotou a consulta online, restrita as empresas credenciadas e que pagam taxas para usufruir da “proteção de crédito”, com isso as empresas credenciadas tem acesso ao banco de dados do SPC e Serasa e podem fazer consultas por meio da internet ou telefone e ter assim acesso a situação cadastral de uma pessoa antes de efetuar uma venda, possibilitando a finalização de uma venda mais segura, minimizando os riscos de fraude.

Apesar de algumas restrições, as pessoas podem fazer a consulta gratuitamente e verificar se o nome consta na lista do SPC, caso seu nome encontre-se nessa lista e queira retirá-lo faça a quitação da dívida junto a empresa e exija a retirada de seu nome dessa lista, que também é responsabilidade da empresa, o prazo para a retirada é de cinco dias úteis, caso não seja retirado nesse prazo procure o PROCON.

É comum que as pessoas fiquem curiosas para saber se o nome está no SPC e se você é uma delas, a primeira coisa que deve tomar ciência é que não existe consulta gratuita via internet ao SPC, como vários sites prometem fazer. No site do SPC, apenas as empresas cadastradas e filiadas ao serviço podem fazer as consultas, mediante o uso de login e senha.

O SPC até disponibiliza a consulta gratuita, mas o interessado deve comparecer pessoalmente às unidades das entidades associadas ao SPC Brasil, como as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) ou as Associações Comerciais, que estão localizadas na maior parte dos municípios do país.

Os endereços dessas entidades podem ser conferidos no site do SPC Brasil.

32129 Consulta SPC e Serasa grátis 00000000003 Consulta SPC e Serasa grátisConsulta SPC e Serasa grátis é possível (Foto: Divulgação)

Documentos necessários para fazer a consulta ao SPC

Ao comparecer a uma das unidades dessas entidades conveniadas, que geralmente funcionam nos dias úteis, em horário comercial, para saber se o seu nome está no SPC, é necessário apresentar a carteira de identidade e o CPF originais, ressaltando que é a própria pessoa interessada na consulta quem deve ir ao local.

Em caso de não poder comparecer, o interessado pode pedir que um representante legal vá até o balcão de atendimento e faça a consulta, apresentando procuração com firma reconhecida em cartório, constando o CPF e a data de nascimento do solicitante, além de outras informações.

Extrato de consulta ao SPC

Ao fazer a consulta no balcão de atendimento para saber se o nome está no SPC, será emitido um extrato, que trará informações detalhadas sobre os débitos existentes em seu CPF (cartão de crédito, carnês, duplicatas, empréstimos, financiamentos, etc) e os registros de ocorrência no CCF (Cadastro de Cheques sem Fundos), entre outras, caso eles existam.

Além disso, o extrato traz ainda os valores das dívidas e os dados do credor para esclarecimentos ou quitação das dívidas. Para limpar o nome, o solicitante deve entrar em contato diretamente com a empresa para a qual está devendo, para saber como efetuar os pagamentos.

Se não houver restrições em seu nome, o extrato sairá trazendo essa informação.

32129 Consulta SPC e Serasa grátis 00044444444444 Consulta SPC e Serasa grátisConsulta SPC e Serasa grátis é possível de algumas formas(Foto: Divulgação)

Consulta gratuita dos registros da Serasa e SPC

O SPC e a SERASA não manda esse tipo de dados de cadastro por e-mail ou telefones e também não disponibiliza isso em seu site, só os associados podem verificar e são orientados a ter cautela na hora de divulgar essa informação, para não causar constrangimentos. Para saber, gratuitamente, se seu nome está na lista de devedores e quem é o responsável pelo registro negativo,  é necessário comparecer pessoalmente a uma central de atendimento do SPC e Serasa com os seguintes documentos: identidade ou carteira profissional e CPF.

É comum que associações comerciais, lojas e outros estabelecimentos que fazem uso desse sistema cobrem para divulgar os dados para o cliente, o que não é irregular. Os bancos costumam fornecer informações sobre cadastros no SPC, Serasa e Bacen aos seus clientes. Fale com seu gerente ou um atendente. As unidades do Poupatempo para quem mora em São Paulo também fazem a consulta gratuita ao SPC e Serasa, mas também é necessário que a própria pessoa compareça ao local.

Consulta Serasa e SPC: terceiros

Se você não puder ir pessoalmente verificar a sua situação junto a essas instituições, a pessoa que for fazer a consulta em seu lugar deverá levar o seu documento de identidade com o CPF (da pessoa para a qual será pedida a certidão de negativação) e uma procuração com assinatura reconhecida em cartório e com poderes específicos para realizar a consulta de informações como esta.

Como Limpar o Nome do SPC e Serasa, Nome Sujo Indevidamente

Muitas vezes as pessoas por falta de informação acabam sofrendo ou mesmo tendo que pagar contas que não devem e no final de tudo quem causou os transtornos acaba saindo ileso. Pois saiba que nos casos de inclusão indevida do nome junto ao SPC e Serasa é possível solicitar indenização, e o valor aumenta de acordo com o tempo que o nome ficou incluso. Nos casos em que o consumidor tem seu nome inserido junto ao SPC e Serasa e a dívida existe mesmo é possível que ele retire o nome através de uma negociação com a empresa, nesses casos será preciso que a dívida seja quitada de acordo com o que a empresa calcular, juros e correções. Em geral o nome é retirado do SPC e Serasa no prazo de 5 dias. O comprovante dessa quitação deve ser guardado como um tesouro, pois a inclusão pode ser recadastrada.

Nos casos de inclusão indevida o consumidor deve ter o comprovante de quitação, e pode cobrar danos morais, isso vai variar de caso para caso. Se o consumidor quitou a dívida e seu nome foi retirado do SPC e depois colocado outra vez o comprovante será sua defesa para cobrar danos morais.

Saiba mais informações sobre: atividade Varejista Cresce 4,1% Em Maio, Diz Serasa Experian

Para limpar o nome nos casos de dividas de títulos de crédito: cheques, letra de câmbio e nota promissória, a pessoa precisa primeiro resgatá-los. Quando resgatar o título a pessoa precisa levar o documento ao cartório, nos casos em que o mesmo foi protestado, solicitando assim a baixa do protesto. Os cheques devem ser apresentados no banco, que provavelmente também cobrará um taxa para retirar o nome do CCF – Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos.

Para os casos de cobrança indevida lembramos que quanto mais provas você tiver melhor, muitos foram os casos de clientes indevidamente cadastrados por companhias telefonias, principalmente pelas operadoras de celular. Nesse tipo de operação lembre-se sempre de anotar os protocolos e o nome da atendente. Assim caso o serviço acertado não seja concluído você pode sim recorrer às instâncias judiciárias nos casos de indenização de até 20 salários mínimos você pode recorrer ao “Juizado Cível Especial” e não terá custas. Para os casos de indenização de até 40 salários mínimos será necessário a  presença de um advogado particular.

32129 consulta spc e serasa gratis 600x600 Consulta SPC e Serasa grátisPreserve seu crédito mantendo as contas em dia e evite que seu nome seja inscrito no SPC e Serasa. (Foto: Divulgação)

Restrição no nome – como limpar?

A maioria das pessoas têm necessidades de comprar a prazo, mas, por deixar algumas contas pendentes, o nome acaba no SPC ou Serasa, o que acaba impedindo que adquira itens em geral com o crediário. Mas antes que o seu nome chegue num sistema de proteção ao crédito, você precisa receber uma notificação por escrito, após o quitar da dívida a empresa tem cinco dias úteis para retirar o nome da lista de devedores.

Cheque devolvido: Após receber a notificação, vá a agência na qual o cheque foi apresentado e peça o número, valor e data dele. Veja no canhoto quem o recebeu e entre em contato para quitar o débito e recuperar a folha.

Volte ao banco, entregue-o e pague a taxa exigida em caso de devolução (elas variam conforme o banco). O gerente dará um protocolo para você acompanhar o processo, mas ele próprio se encarregará de tirá-la da lista de devedores.

Dívida (em bancos ou financeiras): Combine na Instituição como se livrar da dívida, em geral a melhor opção é fazer uma renogociação e peça o comprovante de pagamento. A própria companhia irá regularizar sua situação.

Protestado: O cartório enviará um comunicado para informá -lo da inadimplência. Lá, verifique quem lhe protestou para sanar o débito.

Além das restrições de compra, um outro problema mais grave enfrentado por quem tem o nome sujo é o caso de estar concorrendo à uma  vaga de emprego e acabar não sendo selecionado porque o nome está com restrições no SPC, ou seja, caso uma empresa grande lhe selecione para uma das suas vagas de emprego, você pode até se sair muito bem na entrevista, ter também um currículo admirável, não poderá assumir uma vaga caso ainda esteja na lista do órgão.

Quanto o nome pode ficar negativado?

Muitos acreditam que a divida que consta no Serasa ou SPC prescreve e não há mais a obrigação de fazer o pagamento. Na realidade, o que acontece que depois de cinco anos seu nome sai do cadastro de devedores, mas a dívida continua existindo. Ou seja, é preciso pagar aquilo que se deve. Acontece que seu nome não fica mais registrado nos órgãos de crédito por dar o tempo máximo de registro.

Site Serasa Expirian

Não são todas as cidades do Brasil em que existe uma loja SERASA, por isso que o serviço agora pode ser usado pela internet através do site oficial do SERASA (Clique aqui).

O serviço de consulta não é gratuito, porém custa muito pouco, basta comprar créditos, do mesmo modo como você compra créditos de celular, depois é possível fazer consultas pela internet.

Através do site é possível ver a tabela de preços de cada consulta, a mais barata custa menos de R$2, 00, você pode comprar R$10,00 de créditos e usar com que quiser, os créditos são comprados através do boleto bancário ou cartão de crédito.

Os itens mais procurados no site são os seguintes:

Consulta a Cheques PF ou PJ

Cheques+Pendências+Protesto Estadual

Consulta Simples PF

Consulta Simples PJ

Consulta Completa PF

Consulta Completa PJ

Consultar meu CPF

Atenção não tem como fazer consultas através de telefones, outros sites ou e-mail, para saber cadastros negativos em seu nome.

Somente as empresas como lojas, supermercados, bancos e etc., que tem um convênio e que pagam uma mensalidade ou pagam certos valores por consulta é que podem ter esse tipo de acesso aos dados do SERASA e SPC.

Fique atento quando for pesquisar na internet, pois algumas empresas anunciam que fazem consultas e cobram antecipada uma taxa que varia de R$10,00 a R$30,00 por consulta. Porém, não ha qualquer garantia que as consultas serão realizadas e se forem realizadas o serviço prestado pode não ser de qualidade.

Se você preferir e achar mais seguro, vá a um dos postos de atendimento do SERASA, os endereços podem ser consultados no link abaixo, não esqueça de ir ao posto de atendimento munido de seus documentos.

Endereços unidades Serasa:

endereços: http://www.serasaexperian.com.br/serasaexperian/agencias/index.htm

Serasa Experian

Rua Antônio Carlos, nº 434 – Cerqueira César – CEP: 01309-010

Atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Poupatempo Santo Amaro – Rua Amador Bueno, 176/258 (próximo ao Largo Treze de Maio)

Atendimento: de segunda a sexta, das 7h às 19h e aos sábados, das 7h às 13h.

Central de Atendimento ao Consumidor:

Tel: 11 3373-7272

32129 Consulta SPC e Serasa grátis 0000000000000055555555555 Consulta SPC e Serasa grátisConsulte o SPC quantas vezes você conseguir e puder (Foto: Divulgação)

Monitoramento de CPF Gratuito – www.serasaexperian.combr/monitore

O gerenciamento de Carteira pessoa física é um serviço oferecido pela Serasa Experian e oferece para seus clientes a oportunidade de monitorar diariamente os clientes, identificando oportunidades para grandes negócios e fornecendo um controle sobre os riscos das operações realizadas por sua empresa.

É uma opção perfeita para empreendedores que desejam gerenciar com segurança a carteira de pessoa física de sua empresa oferecendo anotações de inadimplência, informações cadastrais como alteração da situação de CPF, endereço e telefone do consumidor, dados bancários e informações sobre as operações de crédito realizadas.

Este serviço oferece segurança para os clientes Pessoa Jurídica para que possam fechar seus negócios com liberdade e risco baixo.

Um dos serviços oferecidos a Pessoa Física é o monitoramento do CPF,  que garante segurança ao consumidor para acompanhar a situação de seu nome, e até mesmo se proteger com relação a falsários que possam cometer fraudes utilizando seus documentos.

O serviço de monitoramento oferecido pelo Serasa Experian oferece auxílio, permitindo que o cliente acompanhe a situação de seu nome diariamente, avisando via e-mail caso ocorra qualquer alteração cadastral ou negativação. O serviço é ágil e o acompanhamento pode ser feito em tempo real conforme a inclusão de débitos ou exclusão.

Porém como toda consultora os serviços oferecidos pela Serasa Experian são pagos, uma vez que se trata de uma empresa privada. Mas em uma iniciativa única, a empresa tem oferecido 15 dias de acesso gratuito ao monitoramento do CPF para pessoas físicas. Para receber esta vantagem é necessário receber uma carta comunicado da Serasa, pois o número de autenticação será exigido no cadastro. Tendo a carta em mãos basta preencher o cadastro na Loja Virtual da Serasa e seguir as instruções de cadastro. Em 5 minutos o primeiro relatório é enviado gratuitamente para seu email.

Simples, rápido e fácil. Por que ficar na incerteza se você pode acompanhar sua situação pessoalmente? Os serviços da Serasa Experian possuem qualidade e idoneidade, cadastre-se e confira.

www.serasaconsumidor.com.br.meproteja, Serasa Consumidor CPF

Muitas pessoas se preocupam em saber se os seus documentos estão sendo usados por terceiros para fazer compras, abrir contas em bancos, constituir empresa ou outros tipos de fraudes, mas não sabem como agir para verificar a situação do seu CPF. Para atender a essa demanda, o Serasa lançou o serviço MeProteja, através do qual você fica por dentro de tudo o que acontece com o seu nome.

Acessado através do site www.serasaconsumidor.com.br/meproteja, o consumidor pode consultar o Serasa, mediante o pagamento de uma taxa mensal, para saber se o seu nome está limpo, se uma dívida foi quitada (caso possua alguma restrição), se possui linhas de telefone em seu nome e se tem participação como sócio em alguma empresa, entre outros serviços, tudo via internet, sem a necessidade de comparecer a alguma lugar e enfrentar filas.

Os assinantes do serviço MeProteja Serasa Consumidor CPF recebem, em seu e-mail, um relatório completo sobre o seu CPF logo após a compra, a cada 15 dias ou assim que houver alguma alteração em relação ao seu nome, ganhando uma ótima alternativa para saber se o seu nome está sendo usado indevidamente por estelionatários.

O serviço MeProteja Serasa Consumidor apresenta cobertura de informações como:

- Pendências financeiras (caso o consumidor possua alguma)

- Cheque sem fundo (se houver alguma devolução de cheque, por motivo de falta de dinheiro em sua conta)

- Protesto

- Ação judicial

- Participação em falência (caso participe de alguma empresa que tenha decretado falência)

- Participação societária

- Meus telefones em lista pública

- Resumo (faz um resumo completo sobre a situação do seu CPF, informando, em primeira mão, se houver alguma inclusão ou exclusão relativa ao seu nome).

Existem quatro tipos de planos do serviço MeProteja Serasa à disposição dos consumidores:

- Mensal: R$ 19,90

- Trimestral: R$ 39,90 (pague dois meses e ganhe um)

- Semestral: R$ 69,90 (sai a R$ 11,65 por mês e inclui avisos via SMS)

- Anual: R$ 120,00 (custa R$ 10,00 ao mês e inclui avisos por SMS)

O pagamento pode ser feito via cartão de crédito ou boleto bancário, sendo que para quem pagar com cartão de crédito, o primeiro relatório sobre o seu CPF será enviado em até cinco minutos após a confirmação do pagamento. Os interessados podem assinar o MeProteja através do site www.serasaconsumidor.com.br/meproteja ou por meio do telefone 0800-773-7728.

Limpar nome Online Serasa Expirian

Graças ao novo serviço online da Serasa Experian, o consumidor poderá limpar o seu nome pela internet com praticidade e segurança. O recurso lançado pelo site se chama Limpa Nome e não permite apenas o pagamento das dívidas antigas, mas sim a renegociação delas, com descontos especiais e novas formas de pagamento.

O ‘Limpa Nome’ é um serviço gratuito, no qual o consumidor endividado negocia a sua pendência financeira com a empresa e consegue tirar o seu nome da lista de inadimplentes. O site também permite a liberação de novos boletos para pagar as contas, considerando os valores acertados no processo de negociação.

Para tirar o nome da lista negra da Serasa, o consumidor deve se certificar de que a empresa está participando do novo ambiente eletrônico para que assim seja possível negociar a dívida online. O serviço inédito do Serasa enviará cartas com aviso contendo uma senha específica para acesso.

Através da senha e do número do CPF, o consumidor conseguirá acessar amplamente o site da Serasa. Ele terá, inclusive, a possibilidade de visualizar as suas dívidas e as condições oferecidas pelo credor para um acerto de contas pela internet. Depois de acertar a pendência, a própria empresa solicita a retirada do nome do consumidor do banco de dados.

No caso do consumidor aceitar a proposta da empresa credora, ele só precisa gerar o boleto, imprimi-lo e pagá-lo. Por outro lado, se o devedor não conseguir arcar com as condições da oferta, ele pode propor um valor através da negociação. Tudo será resolvido pela internet, graças aos canais de relacionamento.

Além de oferecer maior comodidade para o consumidor tirar o nome da Serasa pela internet, o serviço online gratuito também garante total segurança, alegando ter um ambiente protegido e que não coloca os dados do usuário a mercê dos golpistas.

Acesse o serviço da Serasa Expiran e limpe o seu nome agora mesmo.

Boa Vista: Novo Serviço de Consultas Gratuitas ao SCPC

Normalmente quem tem o nome sujo fica impedido de fazer empréstimos bancários, iniciar financiamentos, abrir conta em loja ou ingressar em uma faculdade particular. As empresas não aceitam o devedor como cliente porque ele é considerado inadimplente.

O SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) envia uma carta de aviso ao consumidor que se encontra com o nome sujo na praça. Depois de receber a correspondência, é necessário tomar medidas para regularizar a situação. Existem, basicamente, três formas de tirar o nome da lista de inadimplentes: pagar a dívida (a vista ou parcelada), tentar uma renegociação para diminuir o valor ou aguardar o período de cinco anos para que a dívida caduque e o nome saia automaticamente do SCPC.

Para quem não tem tempo de comparecer a um posto do SCPC, e nem espera passar por toda a burocracia acima descrita para saber se seu nome está negativado junto aos serviços de proteção ao crédito, a Boa Vista apresenta a solução. Para isso basta acessar o portal Boa Vista Serviços, e efetuar um cadastro. Se estiver de posse da carta enviada pela empresa ou instituição que está negativando seu nome poderá também através desse site fazer negociações. De maneira simples e prática, com apenas alguns cliques você descobre o valor do débito com juros, a forma de negociar, e, nisso pode enfim regularizar a situação de seu nome. Acesse e confira.

O sistema oferece informações detalhadas sobre a empresa na qual a dívida foi contraída, facilitando assim a vida do consumidor que busca uma negociação.

Para efetuar a consulta, o consumidor deve acessar o site Boa Vista e clicar na opção ‘consulta de débito’. Se ele não for registrado, precisa preencher um formulário de cadastro com nome, CPF, data de nascimento, e-mail, entre outros dados. No momento do cadastramento também é necessário informar o número de protocolo presente na carta de aviso. Para consultar débitos abertos, o consumidor terá que informar o e-mail e a senha cadastrada.

Através do site Boa Vista, o consumidor tem acesso aos dados dos credores para tentar uma negociação da dívida, sem a necessidade de intermediários. O portal também oferece uma série de orientações para quem deseja solucionar as pendências financeiras definitivamente.

Acesse o site Boa Vista Serviços e efetue a consulta gratuita SCPC .

Quem preferir ser atendido pessoalmente pode ir aos seguintes endereços da capital:

- Rua Boa Vista, 62 – Centro – São Paulo

- Rua Gabriela Mistral, 199 – Penha – São Paulo

- Rua Mario Lopes Leão, 406 – Santo Amaro – São Paulo

- Rua Marechal Tito, 1.042 – São Miguel Paulista – São Paulo

O atendimento acontece de segunda-feira à sexta-feira, das 8h30 às 17h30 e aos sábados, somente no Centro de São Paulo, das 8h30 às 12h. É necessário levar RG e CPF original para conseguir ter os dados acessados. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (11) 3244-3030. Consulta SPC e Serasa grátis podem acontecer por meio de pedidos a empresas para quem você trabalha, por exemplo, e explorar o seu status como cliente junto a algumas empresas.

 

Conteúdo avaliado com média: