Menu

Brasil

Atualizado em 13 de janeiro de 2012, às 13:06 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Consulta Seguro Desemprego

ConsultaSeguroDesemprego Consulta Seguro Desemprego

Muitos atualmente estão com grandes dúvidas sobre seu seguro desemprego, e como fazer sua consulta, mais aqui do Mundo das Tribos daremos todas as informações necessárias para que você saiba como consultar o seguro desemprego pela internet, e saber se está disponível ou não.

Calcular o Seguro Desemprego pela Internet

O Seguro Desemprego é um direito do trabalhador brasileiro, estipulado pelo Governo Federal. O benefício tem por finalidade, dar assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado em virtude de dispensa sem justa causa, ajuda-lo na manutenção e conquista de emprego.

O cálculo do seu benefício acontece através da média dos três últimos salários, efetuando-se uma nova multiplicação com base nesse resultado. É importante lembrar que todo trabalhador com registro na CNH tem direito ao Seguro desemprego, uma quantia em dinheiro que pode suprir as necessidades impostas pela condição de desempregado.

Quem estiver interessado (a) pode fazer cálculo do benefício do seguro desemprego online clicando aqui, e ao fazer isto vai aparecer uma tela como a imagem abaixo:

27086 calcular seguro desemprego Consulta Seguro Desemprego

Como consultar o seu seguro desemprego?

A consulta do seu Seguro Desemprego pode ser feita através da internet, basta visitar site do Ministério do Trabalho e você terá acesso as informações que procura. Tenha em mãos o número do seu PIS-PASEP para preencher os dados solicitados.

Como fazer o pedido do Seguro Desemprego

Após ser desligado da empresa sem justa causa, vai ser entregue ao trabalhador por meio do empregador um formulário próprio “Requerimento do Seguro-Desemprego”, em duas vias, preenchido.

O trabalhador vai levar os documentos e o formulário a um dos locais de entrega (Postos do Ministério do Trabalho e Emprego).

Relação de Documentos:

Requerimento do Seguro-Desemprego SD/CD (02 (duas) vias – verde e marrom);

Cartão do PIS-PASEP, extrato atualizado ou Cartão do Cidadão;

Carteira de Trabalho e Previdência Social- CTPS;

Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho – TRCT devidamente quitado;

Documentos de Identificação;

03 (três) últimos contracheques, dos três meses anteriores ao mês da demissão;

Documento de levantamento dos depósitos do FGTS (CPFGTS) ou extrato comprobatório dos depósitos ou relatório da fiscalização ou documento judicial;

Ao apresentar essa documentação o Posto de Atendimento vai verificar se você tem direito de receber o benefício. Se a resposta for positiva, será providenciado a inclusão do Requerimento do Seguro-Desemprego no sistema.

 

Quantidade de parcelas:

Vai ter direito a três parcelas, o trabalhador que comprovar vínculo empregatício de pelo menos seis meses e no máximo onze meses, nos últimos trinta e seis meses;

Vai ter direito a quatro parcelas, o trabalhador que comprovar vínculo empregatício de pelo menos doze meses e no máximo 23 meses, nos últimos 36 meses;

Vai ter direito a cinco parcelas, o trabalhador que comprovar vínculo empregatício de pelo menos 24 meses, nos últimos 36 meses.

Valor do benefício

A apuração do valor do benefício tem como base o salário mensal do último vínculo empregatício. A apuração será baseada na média dos salários dos últimos três meses.

As pessoas que tem salário/hora, semanal ou quinzenal, o valor constante no requerimento vai ser o do salário mensal equivalente.

27086 tabela calculo seguro desemprego Consulta Seguro Desemprego

 

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.