Menu

Serviços

Atualizado em 24 de março de 2015, às 14:34 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Consulta Processo Trabalhista

Aprenda como consultar processos trabalhistas através da internet, pelo site do TST da sua região.

Consulta ao Processo Trabalhista é um direito de todos os cidadãos, eles devem avaliar se todos as obrigações estão sendo cumpridas adequadamente pelo empregador. O serviço é capaz de solucionar os problemas dos trabalhadores e também conceder orientações de como agir em circunstâncias que infligem a lei.

27438 Consulta Processo Trabalhista 3 Consulta Processo Trabalhista Consulta Processo Trabalhista. (Foto: Divulgação)

Para que um processo trabalhista possam entrar em andamento, ele deve contar com os serviços da Vara Tribunal e manter vínculo com tribunal de sua respectiva região. O TST (Tribunal Superior do Trabalho) é um órgão competente que procura promover o equilíbrio entre empregador (pessoa física ou jurídica) e empregado (pessoa física).

Leia mais: Trabalho – Quando Posso Mover Ação Trabalhista

Consulta Processo Trabalhista

Cada um dos estados brasileiros tem o seu TST, procurando registrar queixas e realizar em todo o território nacional um serviço de referência, uniformizando o sistema jurídico trabalhista. Acesse o site oficial do Tribunal Superior do Trabalho e faça a sua consulta para o acompanhamento processual.

27438 Consulta Processo Trabalhista 8 Consulta Processo Trabalhista TST (Tribunal Superior do Trabalho). (Foto: Divulgação)

Como consultar processo trabalhista pela internet?

Acompanhe a seguir o passo a passo para fazer a consulta processo trabalhista pela internet:

1. Identifique o número do processo trabalhista que você está movendo, que funciona como um verdadeiro CPF dentro do TST. Essa numeração segue o padrão estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça.

2. Acesse o site do TST da sua região. Em seguida, informe o número único do processo, o ano e a origem.

3. Pronto! Você já pode consultar o extrato que reúne todos os movimentos do processo.

Veja também: TRT15 Consulta de Processos

 

27438 Consulta Processo Trabalhista 5 Consulta Processo Trabalhista O trabalhador pode acompanhar o processo pela internet. (Foto: Divulgação)

Entenda a ação trabalhista

O processo trabalhista, também chamado de ação trabalhista diz respeito as diversas relações de trabalho. Ele procura valorizar os direitos do trabalhador, evitando irregularidades na contratação, jornadas excessivas e falta de pagamento dos benefícios trabalhista. Quando não há um consenso entre as duas partes envolvidas, a Justiça do Trabalho entra em campo para fazer valer o CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Para iniciar uma ação trabalhista, o trabalhador precisa providenciar os documentos necessários, ou seja, CPF, RG e carteira de trabalho. Depois, ele deve reunir todo o material que comprove a sua reclamação, como recibos, comunicados, holerites, entre outras provas. Assim que o processo for iniciado, será marcada a audiência, que colocará empregado e empregador frente a frente para resolver a situação. Se o empregador intimado não comparecer, ele perde automaticamente a ação.

27438 Consulta Processo Trabalhista 2 Consulta Processo Trabalhista A ação trabalhista pode levar um tempo para ser solucionada. (Foto: Divulgação)

Saiba mais: Como funciona um processo trabalhista

Enquanto o caso não é solucionado pela Justiça, o trabalhador pode acompanhá-lo pela internet. Basta utilizar o serviço de Consulta Processo Trabalhista, disponível no TST da região em questão.

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.