Menu

Serviços

Atualizado em 2 de agosto de 2012, às 10:29 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Consulta nome no SPC e SERASA

O SPC e Serasa não divulgam informações de negativação em esferas públicas, como internet e e-mail, por isso, desconfie se receber qualquer contato supostamente vindo dessas organizações.
31056 spc serasa Consulta nome no SPC e SERASAEssas consultas são muito práticas e podem ser realizadas com facilidade (Foto: Divulgação)

A Serasa (Centralização dos Serviços Bancários S/A) é uma empresa privada criada por bancos e demais instituições financeiras. O Serviço Nacional de Proteção ao Crédito (SPC) é um órgão de serviço da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Porém, ao contrário do que as pessoas pensam, a consulta ao SPC e Serasa é restrita aos estabelecimentos que pagam taxas à essas entidades e somente esses estabelecimentos autorizados podem fazer a consulta de cadastros e pendências através da internet ou pelo telefone esse tipo de analise de crédito.

Confira também: Limpar o Nome do SPC e Serasa, Nome Sujo Indevidamente

Consulta gratuita dos registros da Serasa e SPC

O SPC e a SERASA não manda esse tipo de dados de cadastro por e-mail ou telefones.  E também não disponibiliza isso em seu site, só os associados podem verificar e são orientados a ter cautela na hora de divulgar essa informação, para não causar constrangimentos. Para saber, gratuitamente, se seu nome está na lista de devedores e quem é o responsável pelo registro negativo, a única é necessário comparecer pessoalmente a uma central de atendimento do SPC e Serasa com os seguintes documentos: identidade ou carteira profissional e CPF. É comum que associações comerciais, lojas e outros estabelecimentos que fazem uso desse sistema cobrem para divulgar os dados para o cliente, o que não é irregular. Os bancos costumam fornecer informações sobre cadastros no SPC, Serasa e Bacen aos seus clientes. Fale com seu gerente ou um atendente.

31056 spc serasa 4 Consulta nome no SPC e SERASAÉ necessário esta com o RG e o CPF em mãos para conseguir efetuar a consulta (Foto: Divulgação)

Consulta Serasa e SPC: terceiros

Se você não puder ir pessoalmente verificar a sua situação junto a essas instituições, a pessoa que for fazer a consulta em seu lugar deverá levar o seu documento de identidade com o CPF (da pessoa para a qual será pedida a certidão de negativação) e uma procuração com assinatura reconhecida em cartório e com poderes específicos para realizar a consulta de informações como esta.

Saiba mais sobre: SPC e Serasa: Quanto Tempo o Nome pode Permanecer Cadastrado?

Consulta de negativação por Carta com AR

Também é possível saber se você está com o nome incluso na listagem do Serasa e SPC através de carta com aviso de recebimento (Carta com AR). Para isso, basta enviar requerimento com firma (assinatura) reconhecida em cartório e cópia da identidade e CPF do requerente (não é preciso autenticação desses documentos). O Serasa vai te responder por meio de  carta, gratuitamente, em média em 10 dias.

 

 

Conteúdo avaliado com média: