Menu

Serviços

Atualizado em 8 de fevereiro de 2013, às 12:14 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Consulta gratuita de cheques pela internet

Com o objetivo de reduzir o número de cheques fraudados, a FEBRABAN criou uma ferramenta de consulta gratuita pela internet.

O cheque tem se revelado um recurso pouco confiável no mercado. Quem o aceita como forma de pagamento corre o risco de sofrer com algum tipo de golpe ou fraude, que repercute em grande prejuízo financeiro.

578467 Consulta gratuita de cheques pela internet 1 Consulta gratuita de cheques pela internetO serviço de consulta ajuda a evitar cheque roubado, bloqueado ou sustado. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Vantagens e desvantagens de usar cheque

O pagamento com cheque no Brasil

Com medo dos cheques roubados, sustados ou bloqueados, os comerciantes estão deixando de trabalhar com este meio de pagamento. Já os consumidores também estão deixando de lado os seus talões para fazer compras com cartão de crédito, um método mais seguro.

Embora o número de cheques emitidos tenha caído significativamente nos últimos tempos, os brasileiros ainda utilizam o dinheiro ‘em papel’ no mercado. Aproximadamente 15% das compras são pagas com cheque, o que significa em média 1,2 bilhão de folhas emitidas por ano.

O número de cheques fraudulentos circulando no mercado aumentou em 2012. Em maio de 2012, eles representavam cerca de 2,20% das folhas emitidas. Esta realidade fez com que a Federação Brasileira de Bancos desenvolvesse uma ferramenta de consultas online.

Cheque Legal: consulta gratuita de cheque

578467 Consulta gratuita de cheques pela internet 2 Consulta gratuita de cheques pela internetO site Cheque Legal oferece consulta gratuita aos cheques. (Foto:Divulgação)

O Cheque Legal é um site criado pela FEBRABAN, com o objetivo de oferecer consulta gratuita de cheques. Os comerciantes que utilizam a ferramenta podem conferir a situação de uma folha emitida antes de aceitá-la como forma de pagamento, ou seja, saber se um cheque é roubado, sustado ou bloqueado.

A nova ferramenta da Federação Brasileira dos Bancos é muito simples de ser usada, basta acessar o site Cheque Legal e preencher todos os campos em azul com os dados solicitados, isto é, o CPF do emissor e os números que aparecem embaixo da folha (código de barra). O serviço, que é de graça, avisa se qualquer restrição for encontrada.

Para realizar a consulta gratuita ao cheque e conferir o resultado na página, o usuário do sistema também deve informar o seu CPF/CNPJ, concordar com o termo de uso e informar o código da imagem para validar a operação.

578467 Consulta gratuita de cheques pela internet Consulta gratuita de cheques pela internetPágina de consulta gratuita de cheque. (Foto:Divulgação)

O Cheque Legal permite verificar se um cheque é fraudado, mas não fornece informações referentes a fundos ou saldos. Se o comerciante quiser obter este dado sobre a folha emitida, ele terá que contratar um serviço específico.

Os principais bancos brasileiros participam do Cheque Legal, como é o caso do Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, HSBC, Santander, entre muitos outros. A lista completa pode ser encontrada no site oficial.

Acesse o site Cheque Legal e faça consulta gratuita de cheques pela internet.

Veja também: Motivos para a recusa do cheque