Consulta FAP INSS Previdência

PUBLICIDADE

O  FAP,( Fator Acidentário de Prevenção), o fap seguro-acidente deriva do artigo 1º da constituição federal que estabelece como um dos princípios do Estado de Direito o valor social do trabalho, é estabelecido sobre pilares estruturados em garantias sociais tais como: o direito à saúde, à segurança, à previdência social e ao trabalho. Muitas pessoas buscam fazer consulta FAP INSS Previdência para se atualizar dos valores.

Consulta FAP INSS Previdência (Foto: Divulgação)

Consulta FAP INSS Previdência

O fator acidentário é um multiplicador, que varia de 0,5 a 2 pontos, a ser aplicado às alíquotas de 1%, 2% ou 3% da tarifação coletiva por subclasse econômica, incidentes sobre a folha de salários das empresas para custear aposentadorias especiais e benefícios decorrentes de acidentes de trabalho. Muitas empresas costumam fazer a consulta FAP INSS Previdência para custear aposentadorias especiais e benefícios que podem ocorrer dentro do ambiente de trabalho.

O FAP 2018 possui tabela atualizada (Foto: Divulgação)

Como é feita a base de cálculo do FAP?

Base de cálculo – O FAP varia anualmente. É calculado sempre sobre os dois últimos anos de todo o histórico de acidentalidade e de registros acidentários da Previdência Social, por empresa. O fator incide sobre as alíquotas das empresas que são divididas em 1.301 subclasses da Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE 2.0). A nova metodologia: Resolução CNPS Nº 1.316 – aprovada pelo Plenário do Conselho Nacional de Previdência Social – CNPS em 2010 e em vigor desde janeiro de 2011. Esta metodologia não trouxe qualquer alteração na contribuição das pequenas e microempresas, já que elas recolhem os tributos pelo sistema simplificado, o Simples Nacional.

PUBLICIDADE
Com o FAP o trabalhador estará mais seguro (Foto: Divulgação)

Valor atualizado do FAP

A Previdência Social disponibilizou em setembro de 2010 os valores do Fator Acidentário de Prevenção – FAP 2010, vigência 2011, de 922.795 empresas – integrantes de 1.301 subclasses ou atividades econômicas. O fator acidentário foi atualizado com base no histórico de acidentalidade de 2008 e 2009, alterando as alíquotas da tarifação individual por empresa ao seguro-acidente (alíquota Riscos Ambientais do Trabalho – RAT, de 1, 2 ou 3%). Do total das empresas, 91,52% (844.531) foram bonificadas na aplicação do RAT (FAP na faixa bonus). Estre essas, 776.930 terão a maior bonificação possível de acordo com a nova metodologia do FAP (Resolução CNPS 1.316/2010), ou seja FAP = 0,5000.

Fator Acidentário de Prevenção FAP (Foto: Divulgação)

Onde consultar o valor do FAP 2017 e 2018

O Fator Acidentário de Prevenção 2015 e 2016 poderá ser consultado diretamente no site da previdência social no link https://www2.dataprev.gov.br/FapWeb/pages/login.xhtml. Para que você possa obter os resultados que deseja, lembre-se de preencher os campos necessários corretamente, acesse o site da previdência social para que você possa realizar a consulta. Lembrando você caro leitor que a Consulta FAP INSS poderá ser realizada para que você possa saber o valor a ser recebido em caso de acidente no trabalho, esse valor será calculado sobre os períodos anteriores englobando acidentes e doenças do trabalho que levam trabalhadores aos postos de atendimento do INSS visando algum tipo de auxilio ou afastamento.

Caso você sofreu algum tipo de acidente ou adquiriu algum tipo de doença e a origem desses fatores tenham sido o seu emprego, não deixe de consultar o INSS para que você possa realizar as consultas FAP Dataprev, para saber se você terá direito ao auxilio ou não.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.