Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Consulta CEI INSS

Fazer a consulta CEI INSS ficou muito mais fácil através do site oficial aDataprev. Veja como fazer no artigo.

Aqueles que são contribuintes do INSS podem utilizar agora os seus serviços online para fazer consultas e encontrar as informações que precisam. Isso mesmo, o sistema Dataprev, responsável pelo armazenamento de dados, foi modernizado justamente para facilitar o acesso de todos os pensionistas e aposentados para consulta CEI INSS com mais facilidade.

Consulta CEI INSS (Foto: Divulgação)

Consulta CEI INSS

O que é consulta CEI INSS? O CEI nada mais é do que o número do benefício, dado que permite o livre acesso ao seu bando de dados. Através desse cadastro, é possível verificar a situação do seu benefício, calcular os valores e fazer atualizações. O INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) é um órgão responsável por recolher a contribuição dos trabalhadores brasileiros. A partir do pagamento de tarifas mensais efetivas, sendo assim, o contribuinte pode solicitar assistência financeira quando apresentar algum problema de saúde. E é  graças ao serviço da Previdência Social que os cidadãos conseguem dar entrada na aposentadoria (por invalidez, tempo de contribuição ou idade).

A consulta pode ser feita pela Internet (Foto: Divulgação)

Sistema Dataprev oferece mudanças e melhorias

Não podemos deixar de destacar, que nos últimos anos, foi possível constatar um grande avanço no sistema Dataprev, as informações estão sendo armazenadas com mais eficiência e facilitam o requerimento dos benefícios previdenciários. O cadastro especifico do INSS é um recurso que permite ao contribuinte utilizar uma série de serviços relacionados à Previdência Social, principalmente as consultas online.

O INSS disponibiliza um site para serviços online (Foto: Divulgação)

Como fazer consulta online CEI INSS

Os segurados usam as consultas online ao cadastro INSS com a finalidade de aproveitar todas as vantagens que a Previdência Social tem a oferecer. Esta consulta integrada as informações do trabalhador é gerada a partir da solicitação do número do NIT (inscrição do contribuinte individual). Para consulta o Dataprev disponibiliza o site http://www2.dataprev.gov.br/ceiweb/index.view.

INSS CEI consulta online fácil e prática (Foto: Divulgação)

Escolha o tipo de consulta que deseja obter

O sistema também pede que o segurado informe a senha e o tipo de resultados que deseja obter (benefícios, contribuição, remunerações). O cadastro individual no INSS não existe por acaso, sua função é garantir a segurança das consultas online e gerar resultados seguros para os contribuintes. O cadastramento de matricula CEI também é uma necessidade de todo pensionista e deve ser feito junto a Receita Federal. Você não precisa ir a uma unidade de atendimento da Receita Federal para fazer a sua matricula, a internet é uma ferramenta que permite o cadastro. Os contribuintes podem usar o sistema para emitir certidão negativa CEI e comprovar a legalidade de sua situação junto ao INSS. Faça a concessão de matrícula CEI acessando o site da Receita Federal.

 

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL