Menu

Sustentabilidade

Atualizado em 9 de setembro de 2011, às 16:34 por Dany Negrao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Construção Verde: Sustentabilidade na Arquitetura

266689 Construção Verde Sustentabilidade na Arquitetura Construção Verde: Sustentabilidade na Arquitetura

A Construção civil é a área que mais usa dos recursos naturais e matérias primas da natureza. É o terceiro segmento que mais emite gases poluentes à atmosfera. A construção está presente nas pequenas e grandes cidades por todo o mundo. A arquitetura vem para organizar as ideias e os projetos, preocupando-se também com o meio ambiente.

Hoje, a sustentabilidade é um dos pontos chaves da arquitetura. Um bom arquiteto é o que se preocupa com o meio ambiente, com as possíveis consequências de cada passo da construção. A sustentabilidade na arquitetura é essencial e indispensável. Utilizar recursos naturais sem prejudicar a natureza é o que há de mais moderno nas construções arquitetônicas. Muitos arquitetos brasileiros trabalham pesado em cima dessa questão.

Existem diferentes projetos que podem ser agregados às construções modernas, como por exemplo o telhado verde. Conhecido também como telhado vivo, green roof ou mesmo ecotelhado, o telhado verde nada mais é do que uma cobertura de vegetação em cima dos telhados. Essa cobertura traz inúmeras vantagens, como conforto térmico, qualidade do ar, isolamento acústico, proteção contra chuva, proteção estrutural, além de ser uma super tendência arquitetônica. Com o telhado verde, o prédio fica muito mais valorizado.

266689 Construção Verde Sustentabilidade na Arquitetura1 Construção Verde: Sustentabilidade na Arquitetura

A Arquitetura busca meios de construir sem prejudicar o meio ambiente, tomando inciativas para que haja pelo menos uma redução dos males. Outro tipo de construção que causa impactos é a reforma residencial. Se junta muito entulho, muito lixo, sem falar no uso dos recursos naturais e na emissão dos gases poluentes. Existem projetos incríveis de reformas sustentáveis, onde se usa o menos possível de tudo. É preciso prestar atenção em todos os detalhes da obra, incluindo a calçada do local. Isso mesmo! É obrigação do proprietário do imóvel manter a calçada em boas condições. Existem materiais que podem ser usados para a construção de uma calçada sustentável e mais acessível.

As construções sustentáveis estão com tudo, mas ainda não é maioria. Muitos empreendedores não se preocupam com essa questão ambiental. Na cidade de São Paulo, por exemplo, ao passar pelas principais vias, avenidas e ruas da metrópole, você se depara com centenas de novas construções sendo erguidas, mas nenhuma que esteja dentro dos padrões ecologicamente corretos. O gasto é um pouco maior, mas é quase que insignificante perto do preço da obra total.

Entre os benefícios da Arquitetura Sustentável, podemos citar:

- Maior satisfação dos usuários e produtividade dos funcionários;

- Desenvolvimento da consciência ambiental;

- Qualidade de vida;

- Diferencial de negócio;

- Preservação do meio ambiente;

- Economia financeira;

- Valorização imobiliária.

 

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.