Menu

Beleza

Atualizado em 17 de setembro de 2011, às 13:30
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Conheça Todos os Tipos de Efeitos que a Chapinha é Capaz de Oferecer

269926 beneficios chapinha viva 593 5721 Conheça Todos os Tipos de Efeitos que a Chapinha é Capaz de Oferecer

Se você pertence ao time das mulheres que usa a chapinha apenas para alisar os fios, fique sabendo que existem diversas maneiras para deixá-los diferentes com o uso desse aparelho. É muito simples, com a técnica correta, você pode deixar os fios ondulados, modelar até três tipos de franja, e ainda conquistar o liso perfeito. Confira a seguir, o passo-a-passo de cada técnica acima, para ter o cabelo que desejar todos os dias.

Antes de usar, é importante saber como a chapinha funciona. A composição do seu cabelo contém queratina e fibras, as quais definem o seu tipo de fio. Então para conseguir mudar o seu formato, você precisa alterar o arranjo dessa proteína. Para realizar essa tarefa, o calor da chapinha, precisa estar entre 100º e 150º C, para não comprometer os fios.

Lembre-se, no intervalo da pré-escova, o que prepara o alisamento, é preciso aplicar um protetor térmico, ainda mais se você é acostumada a utilizar a chapinha todos os dias. O produto faz com que uma película seja criada nos fios, o qual evita que o calor seja muito agressivo. Para saber se o protetor realmente é bom, basta aplicar uma mecha na chapa, e conte até dez, após retire os fios e os toque, se não queimar as mãos, é sinal de que o produto é vale a pena.

Efeito Liso Natural

269926 1311980887368 Conheça Todos os Tipos de Efeitos que a Chapinha é Capaz de Oferecer

Se o seu tipo de cabelo for fino e quebradiço, para garantir o liso intenso, faça antes uma escova nos cabelos. Depois, reparta o cabelo em três partes, duas laterais e atrás da cabeça e comece a alisar. Evite apertar muito a chapa, para não deixar marcas e nem ficar com as pontas espigadas.

Já se o seu tipo de cabelo for groso, lave-o e seque bem. Logo em seguida, repita a repartição anterior e passe a chapinha sem penteá-los. A chapinha ideal para este tipo de fio, são os modelos com porcelana ou titânio, pois estes possuem uma temperatura mais alta.

Efeito Cachos Definidos

269926 cabelos cacheados 011 Conheça Todos os Tipos de Efeitos que a Chapinha é Capaz de Oferecer

Com cuidado, separe uma mecha do cabelo seco, sem escova, com dois dedos de largura. Em seguida, coloque-a na chapa e faça uma volta para dentro, e desça rapidamente até o fim, para que os cachos fiquem fechados. A duração do processo deve levar entre três a cinco segundos. Procure usar uma prancha estreita e comprida.

Efeito Ondulado

269926 cabelos Conheça Todos os Tipos de Efeitos que a Chapinha é Capaz de Oferecer

Vale a mesma dica para fazer os cachos, porém possui um pequeno diferencial: o movimento deve ser mais lento, pois, desse modo, os cachos ficarão anelados e abertos. Caso seu cabelo já for cacheado, faça uma escova antes de usar começar o procedimento.

Tipos de Franja

Efeito Gisele Bündchen: Procure secar bem a franja, e em seguida coloque a na chapa e com o pulso virado para fora, deslize até o final. Depois que terminar, jogue a franja para trás.

Franja fechada: Muito parecido com o procedimento acima mencionado, porém depois de segurar a franja, você vira o pulso para dentro.

Franja lateral: Ainda com os fios secos, coloque o cabelo na chapa, e vire o pulso para dentro. Logo em seguida repita o processo, no sentindo que pretende deixá-la.

Em todos os casos, procure manter a chapinha a meio centímetro do couro cabeludo para não correr o risco de se queimar.