Menu

Imóveis

Atualizado em 2 de janeiro de 2012, às 9:50 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Conheça os seus direitos ao alugar um imóvel

Para assegurar os seus direitos ao alugar uma casa leia atentamente o contrato de locação.
366785 size 590 aluga se Conheça os seus direitos ao alugar um imóvelPara alugar uma casa é necessário a assinatura de um contrato (Foto: DIvulgação)

Buscar uma casa para alugar está longe de ser uma tarefa simples, afinal, o seu novo lar precisa atender as suas expectativas, e com certeza, da sua família. Para não tomar a decisão errada é importante se certificar de que o local aonde a casa esta localizada possui farmácias, supermercados, escolas, hospitais, transporte público de fácil acesso e outros serviços essências para se levar uma vida tranquila.

De acordo com a orientação de Procon (Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor), depois que você escolhe o imóvel e se certifica que a infraestrutura das imediações está dentro do esperado é necessário buscar informações com consumidores que já utilizaram os serviços da imobiliária responsável pela locação do imóvel. Outra alternativa de consulta é o cadastro de fornecedores que é mantido pelo Procon de todos os municípios do Brasil.

366785 como alugar3 Conheça os seus direitos ao alugar um imóvelEntrega a chave da casa e protocole uma carta que comprove a entrega (Foto: DIvulgação)

Em alguns casos o aluguel é tratado diretamente com o dono do imóvel. Nesses casos, o Procon orienta que não sejam realizados acertos verbais. Para evitar problemas é preciso elaborar um contrato para oficializar os termos e condições do acordo de locação, como por exemplo, o tempo de vigência do contrato. Sem o contrato devidamente assinado nenhuma das partes pode reclamar ou exigir absolutamente nada.

Para que os seus direitos fiquem ainda mais evidentes é importante pedir que o proprietário ou a imobiliária faça um laudo de vistoria, pois será esse documento que irá garantir que você não deteriorou o imóvel ao sair dele. Também é necessário realizar um laudo em duas vias das condições gerais do imóvel, como por exemplo, a pintura, as condições das portas e janelas, as instalações elétricas do local, entre outras situações do imóvel. O documento deve ser protocolado e o inquilino deve ficar com ele.

366785 size 590 assinatura de contrato Conheça os seus direitos ao alugar um imóvelO contrato de locação deve assegurar os seus direitos (Foto: Divulgação)

Antes de deixar de residir no imóvel é necessário solicitar uma nova vistoria, além disso, o inquilino deve devolver as chaves diante de uma carta protocolada junto a imobiliária ou ao proprietário. Desta maneira ele irá se isentar de possíveis problemas como alegação de não recebimento das chaves. Caso o imóvel seja invadido por terceiro o antigo inquilino não terá responsabilidade, pois entregou a chave e protocolou um comprovante. Seguindo essas dicas fica fácil exigir seus direitos caso seja necessário.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.