Conheça os principais símbolos do Halloween

PUBLICIDADE

Conheça os principais símbolos do Halloween e os seus respectivos significados. O dia das bruxas, celebrado em 31 de outubro, tem forte influência na cultura norte-americana e europeia, mas também é comemorado entre os brasileiros, com fantasias, doces, sustos e muita festa.

Conheça os principais símbolos do Halloween. (Foto: Divulgação)

O halloween é uma celebração que provém dos povos antigos. Tudo começou há 2500 anos, quando os celtas realizavam rituais para afastar os maus espíritos e homenagear os mortos. Todo ano, no dia 31 de outubro, eles acendiam uma fogueira, usavam máscaras e ofereciam doces. O costume foi mal interpretado pela igreja católica, que vestiu o evento com uma roupagem diabólica. E, assim, nasceu o dia das bruxas.

A simbologia do halloween é muito forte. Ela se inspirou na cultura celta, mas também incorporou outros elementos ao longo dos séculos. Os símbolos aparecem nas fantasias, nos comes e bebes, nas brincadeiras e na própria decoração da festa.

PUBLICIDADE

Leia mais: Dicas de Maquiagens para Halloween

Conheça os principais símbolos do Halloween

Você quer entender melhor a simbologia do dia das bruxas? Então conheça os principais símbolos do Halloween:

A bruxa é o principal símbolo da data. (Foto: Divulgação)

Significado da Bruxa

A Bruxa é o principal símbolo do dia 31 de outubro. Sua figura assustadora marca presença no dia 31 de outubro em todos os países em que o Halloween é comemorado. Diz a lenda que, se você vestir a roupa do avesso e andar de costas pela rua no dia do halloween, você encontrará uma bruxa a meia noite.

A abóbora também é uma figura simbólica. (Foto: Divulgação)

Significado da Abóbora

Além das Bruxas, as abóboras e as velas também são símbolos indispensáveis para o halloween.  A principal história que justifica a importância deste símbolo é a de um homem chamado Jack, que encontrou o diabo no dia que bebeu demais e acabou morrendo. Sua entrada no céu foi impedida, por isso sua alma permanece perambulando no mundo, deixando as abóboras iluminadas por onde ele passa.

PUBLICIDADE
A velas iluminam o caminho dos espíritos. (Foto: Divulgação)

Significado das Velas

As velas fazem parte do halloween há muito tempo, desde a época dos rituais celtas. O hábito de acendê-las tem como objetivo iluminar o caminho dos espíritos.

Veja também: Fantasias de Halloween Infantil

Gato Preto. (Foto: Divulgação)

Significado do gato preto

Muitas crenças também envolvem o significado do gato preto no Halloween, um deles é que as bruxas conseguem se transformar em gato preto, ou que os gatos pretos trazem azar quando cruzam na frente das pessoas, e até mesmo que eles são pessoas mortas.

Doces ou travessuras? (Foto: Divulgação)

Significado da brincadeira ‘Doces ou travessuras’

A frase mais famosa do Halloween, dita pelas crianças ao baterem na porta de desconhecidos. A brincadeira existe desde o século IX, onde eram oferecidas as crianças “bolos de almas” com cobertura de groselha, para dar às crianças que se fantasiavam e saiam de porta em porta aplicando a brincadeira. A criança que ganhava o pedaço de bolo, em troca deveria rezar pela alma de algum familiar de quem lhe ofereceu o bolo.

O morcego também é um símbolo marcante. (Foto: Divulgação)

Significado do Morcego

O Morcego significa uma visão apurada, que vai além de enxergar somente a aparência das pessoas e consegue ver os seus sentimentos verdadeiros.

A vassoura é o transporte da bruxa. (Foto: Divulgação)

Significado da Vassoura

Diz a lenda que as bruxas se deslocam por aí voando em vassouras de palha, por isso esse item doméstico é um símbolo do halloween. Os mais supersticiosos também acreditam que a vassoura limpa todos os pensamentos e sentimentos negativos.

É importante que você conheça os principais símbolos do Halloween para entender de fato as tradições e costumes do dia das bruxas.

 

Leia também:

4 Comentários

  • ótimo o site !!

  • gostei

  • feliz halloween

  • muito bom

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.