Conheça os Mitos e Verdades Sobre a Menopausa

PUBLICIDADE

A menopausa é um período de transformações na vida de uma mulher. O encerramento dos ciclos menstruais causa reações no organismo e também podem alterar o comportamento, dependo de cada caso. A idade para entrar na menopausa costuma variar, mas normalmente fica entre 45 e 55 anos.

Os especialistas continuam abordando a menopausa como tema nos estudos e já chegaram a conclusões bem interessantes sobre o período. Essa fase conturbada na vida de uma mulher é acompanhada de uma diversidade de sintomas típicos e necessita de um acompanhamento médico caso as reações comecem a atrapalhar o dia-a-dia.

As mulheres demonstram muito medo da menopausa e criam monstros na cabeça. O tempo de duração do período aparece como uma variante, já que pode se estender de seis meses a cinco anos. A cessação do ciclo menstrual é algo natural na vida feminina, por isso as mulheres não devem se perturbar com esse episódio que faz parte do envelhecimento natural do corpo.

PUBLICIDADE

Os sintomas da menopausa são físicos e psicológicos, porém nem sempre se manifestam com a mesma intensidade. Uma mulher que passa pelo período sente calorões devido aos níveis oscilantes de hormônios no corpo. A fase também é marcada por ansiedade, insônia, fadiga, suor noturno, diminuição da tensão, variações de humor, irritabilidade e, em alguns casos, depressão. No fim do período fértil da mulher o organismo fica fragilizado, por isso é necessário tomar uma série de cuidados.

A falta de informação costuma deixar as mulheres com medo da menopausa. Para esclarecer possíveis dúvidas a respeito do período, confira a seguir os mitos e verdades:

Mitos sobre a menopausa

Não pode ter mais filhos: a condição da mulher que está passando pela menopausa ainda permite que ela engravide. Um filho poderá ser gerado caso os óvulos tenham sido preservados, por isso é importante ter muito cuidado com as relações sexuais nessa fase transitória.

Terapia hormonal como solução para todas: essa forma de tratamento não alivia os sintomas em unanimidade. Antes de se submeter a uma reposição hormonal a mulher deve consultar um médico e verificar os antecedentes de câncer de mama. Doenças cardíacas e problemas hepáticos também costumam ser avaliados pelo ginecologista.

PUBLICIDADE

As mulheres podem retardar a menopausa: apesar da eficiência de alguns tratamentos, não existe uma possibilidade de evitar o período. Os sintomas podem ser aliviados, mas as alterações na produção de hormônios vão acontecer.

Verdades sobre a menopausa

– Perda da libido: a mulher pode perder um pouco (ou muito) do apetite sexual no período da menopausa. A fase é conturbada e além dos problemas psicológicos também diminui a lubrificação vaginal.

PUBLICIDADE

Exercícios para o bem estar na menopausa: a prática de atividades físicas é algo importante para o corpo e ajuda no controle dos sintomas. Além de fortalecer ossos e músculos, os exercícios conseguem melhorar o condicionamento e a disposição para a vida.

A reposição hormonal alivia os sintomas: o tratamento com hormônios consegue amenizar as reações desagradáveis da menopausa, mas não adia ou evita o período na vida de uma mulher. Cada caso precisa ser avaliado e acompanhado por um ginecologista para fazer a terapia.

– Desidratação da pele: durante a menopausa acontecem diversas alterações no corpo, inclusive na textura da pele feminina. O período é marcado pela baixa produção de colágeno devido à redução de estrogênio, o que acaba afetando a pele com o aparecimento de rugas ou mesmo dificuldades de cicatrização.

PUBLICIDADE

– Alimentação correta diminui efeitos da menopausa: o consumo de alguns alimentos ajuda a deixar o organismo mais resistente aos sintomas típicos da fase. Para conseguir fornecer a quantidade de nutrientes necessária, as mulheres costumam consumir frutas, cereais integrais, grãos e hortaliças.

Leia também:

1 comentário

  • No meu ponto de vista, um dos grandes factores que conduzem a mulher menopausica à depressão, é manterem um estilo de vida igual ao que tinham quando eram jovens. Ou seja, trabalhar a tempo inteiro juntamente com toda a responsabilidade da casa e família é uma carga demasiado grande para algumas de nós.
    Na tentativa de me salvaguardar, passei a trabalhar menos horas por dia, a vir para o trabalho de bicicleta e a comer mais à base de fruta e legumes. Retirei quase por completo as comidas gordas. Como mais peixe do que carne e é sempre cozido ou grelhado.
    Tenho-me sentido bem assim e recuso-me a fazer o tratamento hormonal pois nunca optei por recorrer a meios que contrariam o funcionamento natural do organismo. Tanto assim que nunca tomei a pílula e amamentei os meus filhos.
    Fugir à rota da natureza é procurar sarilho. É o meu lema!

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.