Menu

Saúde

Atualizado em 24 de outubro de 2014, às 16:31 por Andre Dias
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Conheça os melhores remédios de emagrecer

Saiba quais são os medicamentos para perder peso mais populares na atualidade e conheça alguns dos benefícios oferecidos por eles.

Na matéria a seguir, vamos comentar a respeito da Dieta da Luz como fazer, um dos vários tipos de dietas existentes atualmente e que certamente é uma das que mais causa polêmicas, gerando muitas discussões entre adeptos dessa técnica, médicos e nutricionistas.

713624 dieta da luz como fazer 600x600 Dieta da Luz como fazer Dieta da Luz como fazer (Foto Ilustrativa)

Para perder peso, não faltam opções de dietas, sendo que muitas delas prometem emagrecimento rápido, através de mudanças profundas nos hábitos alimentares, que geralmente são acompanhadas pela prática constante de exercícios físicos e outras alterações no cotidiano.

Mas no caso da Dieta da Luz, a proposta para acabar com as gordurinhas indesejadas é ainda mais ousada: substituir a alimentação tradicional (sólida) pela captação da energia cósmica (caracterizada pela luz solar) e a ingestão de líquidos.

Dieta do DNA como fazer

Dieta com óleo de coco

Dieta da Luz como fazer

713624 dieta da luz como fazer 1 600x600 Dieta da Luz como fazer Essa dieta radical promete fazer com que a perda de peso seja bastante rápida (Foto Ilustrativa)

Também conhecida como Dieta da Luz Solar, esse tipo de dieta vem causando muitas polêmicas ao longo dos últimos anos, pois ganhou adeptos em várias regiões do planeta e foi motivo de diversas reportagens.

Ela é, na verdade, um programa alimentar com duração de 21 dias, dividido em três grupos de sete dias cada. Na primeira semana, chamada de “Travessia do Deserto Interno”, acontece a desintoxicação do corpo e ativação da mente.

Essa é a etapa mais radical da dieta, já que a pessoa faz a diminuição gradativa da alimentação, com jejuns alternados, chegando até mesmo a parar totalmente com a ingestão de alimentos sólidos.

Na segunda semana, chamada de “Oásis da Vida”, água e outros tipos de líquidos voltam a ser ingeridos pelo praticante, após sete dias de ausência do cardápio. Durante essa fase, ocorre a limpeza orgânica e a eliminação de toxinas do corpo. Já na terceira semana, os líquidos continuam liberados, podendo ser ingeridos sem qualquer limitação.

O que acontece depois dos 21 dias

O objetivo da dieta da luz é, além de emagrecer, fazer com que o praticante dê um novo significado à comida, durante as três semanas, sugerindo que não há mais a necessidade de ingerir alimentos externos, pelo menos da forma que a pessoa fazia anteriormente.

Conforme os adeptos dessa dieta, a comida ganha um novo sentido, tornando-se “apenas um prazer do sabor transmitido à mente, não mais uma obrigação do organismo”.

Dessa maneira, após os 21 dias, o praticante está liberado para retornar à sua alimentação normal. Mas influenciadas pela dieta, algumas pessoas mudam radicalmente a ingestão de alimentos sólidos, diminuindo-a bastante.

Benefícios e vantagens da Dieta da Luz

O principal benefício da Dieta da Luz (e para muitos o único) é o emagrecimento rápido, devido à diminuição da ingestão de alimentos. Na internet, há relatos de pessoas que emagreceram cerca de 9 kg em um mês.

713624 dieta da luz como fazer 2 600x600 Dieta da Luz como fazer As principais fontes de energia, nessa dieta, são a água e a luz do sol (Foto Ilustrativa)

Desvantagens da Dieta da Luz

Por outro lado, são muitas as desvantagens da Dieta da Luz. Podem surgir dores de cabeça, tontura, fraqueza, desânimo, desmaios, insônia, palidez, hipoglicemia e irritabilidade, entre outros problemas, especialmente na primeira semana.

A causa é o corte abrupto na ingestão de alimentos sólidos e de água, fazendo com que o organismo sofra com a ausência de substâncias essenciais (vitaminas, carboidratos, lipídios e outros tipos de nutrientes) para o seu correto funcionamento.

Além disso, não há qualquer evidência científica que comprove o real funcionamento da dieta, uma vez que, até o momento, sabe-se que apenas os vegetais conseguem utilizar a luz na produção de energia para o próprio sustento.

Outros pontos negativos são a dificuldade de seguir a dieta, devido à sua radicalidade, e a possibilidade de surgirem doenças mais graves, dependendo do histórico da pessoa, por causa da exclusão do consumo de grupos alimentares essenciais. O praticante precisa ainda ter muita força de vontade para ficar sem se alimentar durante vários dias.

Alimentos permitidos na Dieta da Luz

Na primeira e na segunda semana, não há qualquer alimento permitido (somente a água está liberada). A energia virá somente da luz do sol, de acordo com os conceitos básicos da dieta.

Na terceira semana, a ingestão de líquidos como sucos, chás e sopas está liberada.

713624 dieta da luz como fazer 3 600x600 Dieta da Luz como fazer Durante três semanas, o praticante não pode ingerir qualquer tipo de alimento sólido (Foto Ilustrativa)

Alimentos proibidos na Dieta da Luz

Qualquer alimento sólido.

Sugestões de cardápios para Dieta da Luz

Não há nenhuma lista de alimentos e nem cardápios para a Dieta da Luz Solar.

Cuidados ao seguir a Dieta da Luz

713624 dieta da luz como fazer 4 600x600 Dieta da Luz como fazer A Dieta da Luz Solar, como ela também é conhecida, é bastante polêmica e causa muitas discussões (Foto Ilustrativa)

A Dieta dos 21 dias, outro nome pelo qual é chamada a Dieta da Luz, consiste em uma dieta bastante radical e que pode trazer vários riscos para a saúde, o que faz com que ela não seja recomendada por praticamente nenhum profissional.

Mas se mesmo assim você quiser fazê-la, o primeiro passo é se consultar com um médico e um nutricionista, para saber quais os principais riscos para a sua saúde, causados pelo corte abrupto na alimentação, sugerido pela dieta da luz solar.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL