Menu

Notícias

Atualizado em 5 de abril de 2011, às 17:58 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Conheça os Benefícios do Tomate

 

Já faz algum tempo que cientistas dedicam seu tempo em prol de pesquisas sobre alimentação e nutrientes para a melhoria da saúde, nisso muitas frutas e legumes são classificados como benéficos e os resultados são divulgados para a estimulação de sua inclusão na dieta diária para a uma alimentação cada vez mais saudável. O tomate, por sua vez já foi alvo de diversos estudos e as conclusão são ótimas, ele é um fruto rico em propriedades benéficas para saúde, por isso é importante ingerir tomates senão todos os dias quase todos os dias. Normalmente o fruto é integrado a saladas, molhos e outros pratos salgados, sendo caracterizado pelo gosto saboroso. Confira a seguir todos os benefícios do tomate:

940 conheca os beneficios do tomate 600x600 Conheça os Benefícios do TomateO tomate é uma ótima opção para preservar a sua saúde com um alimento delicioso. (Foto: divulgação)

Por que comer tomate diariamente?

O tomate é rico nas vitaminas A, B e C que são capazes de auxiliar no tratamento de doenças. A vitamina C como você já deve ter ouvido falar ajuda a fortalecer o sistema imunológico, nisso, os agentes infecciosos ficarão longe de seu corpo, sem falar nos temidos radicais livres. O tomate também é fonte de potássio que por sua vez é um dos amigos do coração, sendo muito importante no controle da pressão arterial.

Além disso, o licopeno encontrado em grande concentração quando o tomate é cozido, também é conhecido por seus benefícios contra o câncer de próstata, perturbações digestivas, gota, prisão de ventre e infecções bacterianas.

940 conheca os beneficios do tomate 1 600x600 Conheça os Benefícios do TomateO molho de tomate também possui muitas propriedades benéficas para a saúde. (Foto: divulgação)

O tomate e a beleza

Além de trazer benefícios para saúde, o tomate também é conhecido por sua ação a favor da beleza, em especial quando se trata de tratamentos para pele. Já existe máscara de limpeza caseira que usa o tomate como principal ingrediente e resulta em melhorias nas condições da pele.

Outros fatos relevantes acerca do consumo do tomate: Foi realizada uma pesquisa por especialistas britânicos onde eles dizem que duas refeições diárias à base de tomate podem ajudar na prevenção contra os efeitos nocivos do sol. A descoberta é dos cientistas da Universidade de Manchester e Newcastle que fizeram uma experiência com dez pessoas, durante três meses, comeram diariamente 55 gramas de massa de tomate misturadas a 10 gramas de azeite. E outras dez pessoas que ingeriram apenas as 10 gramas de azeite.

Após ter passado os três meses, os especialistas britânicos realizaram exames de pele nessas pessoas e puderam notar que os que haviam ingerido a massa de tomate tiveram a proteção contra os raios solares ultravioleta aumentada em 33%, além de maiores níveis de procolágeno. Mas não de acordo com os especialistas, eles dizem que a proteção que o tomate proporciona contra os raios ultravioleta deve ser considerada como uma ferramenta a mais contra os efeitos do sol e não como um substituto do protetor solar.

940 conheca os beneficios do tomate 2 600x600 Conheça os Benefícios do TomateO suco de tomate combate a queda de cabelo e a caspa. (Foto: divulgação)

O procolágeno é uma molécula que dá estrutura à pele e a mantém firme, ajudando na prevenção contra rugas, envelhecimento precoce, espinhas e outros problemas dermatológicos.

A pesquisa feita à base da dieta de tomate elevou o nível de procolágeno na pele de um modo significativo, podendo dessa forma atrasar o envelhecimento da pele.

Através desse estudo, mostrado na Sociedade Britânica de Dermatologia Investigativa, acredita-se que o antioxidante licopeno, que dá a cor avermelhada ao tomate, é que proporciona através dessas propriedades esses benefícios da fruta.

Outro modo interessante de ingerir tomates que pode ainda ajudar a combater a queda de cabelos e os problemas do couro cabeludo como a caspa é o suco, ele pode ser ingerido diariamente.