Menu

Saúde

Atualizado em 28 de janeiro de 2015, às 15:01 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Conheça os Benefícios da Pimenta

Conheça os benefícios da pimenta e descubra como esse alimento pode ser favorável para a saúde. Com seu sabor picante e fácil de reconhecer, a pimenta incrementa o tempero de muitos pratos e tem conquistado cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros.

785 Conheça os Benefícios da Pimenta 1 Conheça os Benefícios da PimentaConheça os Benefícios da Pimenta. (Foto: Divulgação)

A pimenta surgiu a muito tempo atrás, de acordo com pesquisadores, ela apareceu no ano sete mil antes de Cristo, na região central do México. Ela também era utilizada como remédio pelos índios.

A pimenta vermelha traz vários benefícios à saúde, sendo necessário apenas uma colher de sopa por dia para aproveitar os seus nutrientes. Ela possui propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas, além do que consegue melhorar o processo de digestão e reduz os níveis de colesterol.

Rica em uma série de nutrientes, como carotenoides, flavonoides e vitamina C, a pimenta é uma grande aliada da saúde.

Leia mais: Comer pimenta reduz o consumo de alimentos doces e gordurosos

Conheça os Benefícios da Pimenta

785 Conheça os Benefícios da Pimenta 3 Conheça os Benefícios da PimentaHá muitos tipos de pimenta para saborear. (Foto: Divulgação)

Comer pimenta é uma forma de contribuir com a saúde e melhorar a qualidade de vida. Conheça os benefícios da pimenta:

Acaba com a dor de cabeça

A pimenta malagueta tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o seu consumo auxilia no melhoramento de dores de cabeça e enxaqueca. A mesma pimenta usada para fazer tempero também inclui na sua composição uma série de medicamentos naturais que já eram usados pelos povos primitivos. Dessa forma, quem adiciona o fruto ao cardápio diário conta com uma série de vantagens.

Contribui com o tratamento da rinite

É justamente o principio ativo que dá o gosto picante a pimenta que transforma o fruto numa fonte de benefícios para a saúde. Chamada pelos cientistas de capsaicina, a substância controla os níveis de glicose do sangue, ajuda no tratamento da rinite e aumenta a capacidade pulmonar.

785 Conheça os Benefícios da Pimenta 2 Conheça os Benefícios da PimentaPrevina o envelhecimento precoce comendo pimenta. (Foto: Divulgação)

Previne envelhecimento precoce

Por causa do seu poderoso efeito antioxidante, a pimenta consegue prevenir o envelhecimento precoce.

Faz bem para o coração

A pimenta reduz os níveis de colesterol ruim, por isso ela contribui com a saúde do coração e previne diversas doenças cardiovasculares, incluindo infarto.

Protege contra o câncer

A capsaicina, substância presente na pimenta, ajuda a matar as células responsáveis pelo câncer de próstata.

Ajuda a emagrecer

Por causa dos seus poderes termogênicos, a pimenta eleva a temperatura do corpo e acelera a queima de calorias. Ela também diminui o apetite, já que aumenta a liberação de catecolaminas, noradrenalina e adrenalina.

 Conheça os Benefícios da PimentaA pimenta ajuda a queimar calorias. (Foto: Divulgação)

Combate a depressão

Já está comprovado que a pimenta consegue melhorar o ânimo das pessoas deprimidas.  Ela combate a depressão e melhora o humor.

Previne diabetes

A capsaicina, uma das substâncias mais poderosas da pimenta, reduz o nível de glicose no sangue e aumenta o nível de insulina. Essa ação ajuda a prevenir diabetes.

É importante que você conheça os benefícios da pimenta para tirar o melhor proveito deles. Lembre-se de que o segredo está em consumir o alimento de forma moderada e equilibrada.  As pessoas que sofrem de gastrite ou hemorroidas devem tomar cuidado para não exagerar na quantidade.

Conteúdo avaliado com média:
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.