Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Conheça os benefícios da natação

A natação é um dos esportes mais completos e acessíveis a todo tipo de público. Conheça seus principais benefícios para a saúde.

A natação é um dos esportes mais completos e acessíveis a todos os tipos de pessoa, independente do sexo, idade ou condição social e física. Seus benefícios são inúmeros e se devem principalmente ao baixo índice de impacto nas estruturas ósseas, diferente do que acontece em exercícios fora da água.

Conheça os principais benefícios da natação. (Foto: divulgação)

Os interessados no assunto podem se cadastrar em turmas direcionadas a determinadas faixas etárias, estado físico do aluno e grau de habilidade, de modo que não é preciso se sentir envergonhado por ter menos técnica ou não saber nadar tão bem. Esse esporte ainda pode ser encarado como um passatempo para algumas pessoas, enquanto outras o consideram como um desporto de competição. Saiba mais a respeito do assunto e conheça os benefícios da natação.

Conheça os principais benefícios da natação infantil.

Equilíbrio das funções vitais

A água é a matéria-prima da natação e possui propriedades relaxantes, melhorando as funções orgânicas e auxiliando no estabelecimento do equilíbrio corpóreo. Quando nas condições adequadas, esse elemento desprovido de efeitos agressores e proporciona uma sensação única e muito prazerosa.

Efeito cardioprotetor

A natação é uma excelente maneira de diminuir o risco de doença cardiovascular. As braçadas e batidas de perna funcionam como verdadeiros exercícios aeróbicos, estimulando o fortalecimento da musculatura cardíaca, até que o coração consiga bombear o sangue de forma mais eficiente e com menos esforço.

É possível encontrar uma turma de acordo com a idade e grau de habilidade. (Foto: divulgação)

Melhora na respiração

Esse esporte ajuda a fortalecer os músculos da parede torácica, o que aumenta a expansibilidade pulmonar, de forma que o indivíduo consiga inspirar uma maior quantidade de oxigênio, melhorando significativamente a performance respiratória.

Proteção das articulações

Além de ser um esporte com índice de impacto articular muito baixo, a hipertrofia da musculatura protege tendões e ligamentos, diminuindo as chances de ocorrer lesões articulares por causa mecânica. Pelo fato de trabalhar com praticamente todas as articulações do corpo, esse esporte acaba melhorando o desempenho dessas regiões, que ganham agilidade e adquirem movimentos mais amplos.

Saiba onde encontrar aulas de natação gratuita.

Aumento da autoestima

Assim como em outros esportes, as pessoas que praticam natação adquirem mais confiança e se sentem seguros para enfrentar desafios. Tendem a se tornarem indivíduos mais independentes e com melhor humor.

Praticamente todo mundo pode realizar esse esporte, salvo em casos de contraindicação médica. (Foto: divulgação)

A natação é um esporte que faz bem tanto para o corpo quanto para mente. Ainda dentro dos principais benefícios de sua prática, podemos citar vários outros, como perda de peso, combate ao envelhecimento físico e psicológico e principalmente eliminação do estresse, além de ser muito prazerosa. A prática regular de qualquer atividade física é fundamental para garantir saúde, e a natação é uma excelente opção para quem deseja mudar de vida.


Recomendados para você:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL