Menu

Saúde

Atualizado em 6 de dezembro de 2011, às 8:48 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Conheça os benefícios da carne de porco para saúde

A carne de porco faz bem à saúde! E melhor, possui baixa taxa de calorias e gordura.
344864 Os benef%C3%ADcios da carne de porco Conheça os benefícios da carne de porco para saúdeA carne de porco pode ter menos calorias que o frango (Foto: Divulgação)

De acordo com a pesquisa realizada pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (Fearp), vinculada a Universidade de São Paulo (USP), os brasileiros consomem pouco a carne suína por razões culturais. Isso porque a imagem do animal é vinculada a sujeira, no entanto, o estudo demonstrou que o sabor da carne de porco agrada mais os brasileiros que demais carnes. O que contribuiu para a criação desse mito é que o suíno, até meados dos anos 50, era criado para a comercialização de sua banha, por isso a carne de porco tem fama de gordurosa.

Com a proliferação do óleo de soja na mesa dos brasileiros a banha perdeu o espaço e o suíno ficou mais magro, ou seja, a valorização da carne readequou os porcos a realidade nacional, porém a cultura do brasileiro continua praticamente a mesma com relação a carne de porco: suja, que pode transmitir doenças graves e inimiga número um dos hipertensos. A realidade mudou e hoje a carne de porco pode ser cortada e preparada de uma “forma magra”, com baixas taxas de gordura.

344864 lombo de porco com ameixas e presunto Conheça os benefícios da carne de porco para saúdeEvite comer a carne suína com acompanhamentos "gordurosos" (Foto: Divulgação)

Para se ter uma ideia existe 15 cortes aprovados pela National Hear Foundation, nos Estados Unidos da América (EUA). Os melhores cortes são paleta, lombo e pernil, em que as porções cruas de 100 g possuem respectivamente 102, 158 e 137 calorias e 2 g, 9 g e 6 g de gorduras. Em uma comparação com carnes considerada menos calóricas, essas partes do porco possuem menos calorias. Por exemplo, o peito do frango possui 114 calorias e 2g de gordura, já a parte nobre do boi, o filé-mignon, possui 193 calorias e 12g de gordura.

O preparo também é fundamental para manter o baixo índice de calorias e gordura da carne em questão. Evite adicionar ao prato suíno frituras e bacon. Lembre-se que a ingestão de gordura é necessária para o bom funcionamento do organismo, porém em taxas baixas. Sendo assim, a carne bovina é bem-vinda em até quatro refeições por semana, de preferência em dias diferentes, e a quantidade indicada não passa de 100g por refeição.

344864 2010 3 31 h14 m33 s54 alcatra ponta em bife Conheça os benefícios da carne de porco para saúdeVerifique a procedência e a higiêne do local antes de comprar a carne (Foto: Divulgação)

Para garantir a qualidade da carne suína procure comprar em locais confiáveis, com alvará concedido pela vigilância sanitária e com uma certificação que comprove a origem da mesma. Essas dicas são validas não só para a carne de porco, mas também para qualquer outro tipo de carne, já que todas  podem ser causadoras de algum mal à saúde se não forem manuseadas em um ambiente adequado e se o animal não for bem cuidado desde seu nascimento.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.