Conheça as principais doenças psicológicas

PUBLICIDADE

As doenças psicológicas estão diretamente ligadas aos sentimentos, as emoções. Hoje essas patologias não escolhem idade para aparecer. É preciso ficar atento para poder decifrar os sintomas das doenças psicológicas. Na maioria das vezes as pessoas sofrem por anos e não se dão por conta de que há tratamento para essas doenças e que podem viver bem melhor se controladas.

Atualmente mais da metade da população mundial sofre com problemas psicológicos causados pela sociedade, o medo e a insegurança, a falta de estabilidade financeira e muitos outros fatores externos são os principais responsáveis pelo desenlace de um quadro clínico indesejável.

 As principais doenças psicológicas da atualidade

Depressão – a depressão hoje afeta milhões de pessoas no mundo todo, por isso ela é considerada prioridade. Os sintomas dessa doença são comuns e fáceis de serem identificados, vejam quais são: tristeza, apatia, ansiedade, choro frequente, angústia, grande irritação, desespero, falta de sentimento, tédio, culpa, fadiga, desânimo, falta de apetite ou apetite exagerado,baixa autoestima, falta de desejo sexual e muitos outros. Os sintomas podem variar conforme cada indivíduo.

PUBLICIDADE

A depressão geralmente aparece quando algum caso muito grave acontece na vida da pessoa como: perda do emprego, morte de um ente querido, perda da casa, mudança de status, separação, e muitos outros acontecimentos. A depressão varia conforme cada pessoa.

O tratamento é a base de medicamentos controlados que só um médico especialista, ou seja, o psiquiatra pode receitar mediante diagnóstico, e consultas com um Psicólogo para amenizar o trauma.

Ansiedade – a ansiedade é ocasionada diante uma ocasião de perigo e a pessoa se encontra em grande excitação. Esse sentimento é denominado de ansiedade. A ansiedade esta ligada a uma grande quantidade de sentimentos como: medo, apreensão, angústia, inquietação, desassossego que provoca na pessoa mal estar e muita tensão.

A pessoa que sofre de ansiedade tem dificuldade para dormir, o sono pode ser agitado ou leve, fazendo com que a ela se sinta cansada, sem energia, mas também podem ocorrer os seguintes sintomas: dor de estômago, perturbações intestinais e má digestão.

Os sintomas mais comuns da ansiedade são físicos veja quais são eles: taquicardia, tensão muscular, sudorese,dor de cabeça, dor no peito falta de ar, tensão muscular. O tratamento para a ansiedade deve ser feito com acompanhamento médico, para que o paciente possa sentir melhora acentuada através de medicamentos controlados.

Transtorno Bipolar – a bipolaridade é uma doença que faz com que a pessoa tenha estados de euforia extrema e de tristeza extrema simultaneamente. O problema da pessoa que tem bipolaridade é que o humor esta sempre em constantes mudanças que são os extremos. Quando o bipolar esta em crise pode extrapolar e ter reações que fogem do controle e podem gerar muito sofrimento.

PUBLICIDADE

Geralmente a pessoa que sofre de bipolaridade esta sempre em conflito e pode ter dificuldades em se relacionar com as outras pessoas a sua volta. Por isso o tratamento é indispensável com medicamentos estabilizadores de humor que são prescritos por médicos psiquiatras e é muito importante também o tratamento psicológico.

A cura das doenças psicológicas

É muito difícil avaliar a cura das doenças psicológicas, pois cada pessoa responde ao tratamento de maneira diferente. Alguns podem desenvolver uma crise devida a uma situação extrema e depois do tratamento, nunca mais se repetir. Outros necessitam fazer tratamento por toda a vida para poder viver de forma mais tranquila e saudável.

Vários estudos estão sendo feitos em relação a essas doenças, já existem remédios que possibilitam as pessoas a viverem em sociedade normalmente, sem qualquer sintoma da doença. Mas necessitam de acompanhamento medico periodicamente. O avanço da medicina esta proporcionando a cura de muitas doenças psicológicas e devolvendo as pessoas uma vida normal em sociedade, a alegria de viver.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.