Menu

Novelas

Atualizado em 22 de setembro de 2011, às 13:50 por Emanuelle
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Conheça as novelas com a maior audiência da Globo

Veja as 10 novelas da Globo que fizeram o maior sucesso no ibope brasileiro.

Ausência de Gianecchini faz atores mudarem de papéis em nova novela

[22/09/2011]

Reta Final da Novela das 18h Cordel Encantado

[22/09/2011]

Que brasileiro é fã de novelas e que a Globo é a maior produtora do gênero ninguém duvida. Desde muito cedo a emissora montou sua grade de programação tendo as telenovelas como atração principal e não mediu esforços ou investimentos para fazer o gênero dar certo. Pois bem, durante muito tempo este esforço rendeu números absolutos de audiência, porém finalmente a concorrência bateu a porta, fazendo com que a batalha fosse mais complicada.

Embora os números da audiência não sejam mais tão generosos e os índices antigos não possam mais ser usados como parâmetro para alcance de novas produções globais, algumas tramas obtiveram sucesso inquestionável e são lembradas até hoje.

Confira quais foram as top 10 no Ibope, de acordo com uma lista feita pelo autor Aguinaldo Silva.

1 - “Roque Santeiro” (1985), escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva: 67 pontos

272148 roque santeiro Conheça as novelas com a maior audiência da Globo

Roque Santeiro contava a história do falso mito que rondava a fictícia cidade de Asa Branca: a de que o coroinha que modelava santos, Luís Roque Duarte (José Wilker) morreu ao defender a cidade dos bandidos de Navalhada e deixou uma viúva, a jovem Porcina (Regina Duarte). O coroinha foi tomado por santo pela população de Asa Branca, a quem atribuía milagres e a cidade prosperou em torno da história de heroísmo. O problema é que Roque não morreu e nem nunca foi casado com Porcina, e quando resolve voltar à cidade para acabar com o mito acaba sendo impedido por aqueles que sempre exploraram e lucraram com a mentira, especialmente Sinhozinho Malta (Lima Duarte).

A trama também tem uma importante história nos bastidores: ela deveria ter ido ao ar dez anos antes, em 1975, mas na época foi impedida pela Censura do Regime Militar. Na primeira versão ela seria protagonizada por Betty Faria, Lima Duarte e Francisco Cuoco.

2 - “Tieta” (1989), de Aguinaldo Silva: 63 pontos 

272148 09310530055 300 Conheça as novelas com a maior audiência da Globo

De acordo por o portal Teledramaturgia, a obra foi uma adaptação do romance “Tieta do Agreste” de Jorge Amado. Ela contava a história de Tieta (Betty Faria) que quando jovem fora expulsa de casa e da cidade onde vivia pelo pai, influenciado por Perpétua (Joana Fomm), uma beata que não tolerava o comportamento da irmã. Após a humilhação Tieta deixa Santana do Agreste vai para São Paulo onde se estabelece, mas acaba retornando a cidade vinte e cinco anos depois, rica e disposta a vingar-se de sua família.

3 - ”O Salvador da Patria” (1989), escrita por Lauro César Muniz: 62 pontos

272148 novela+o+salvador+da+patria+urucuca+ba+brasil  4FE55C 1 Conheça as novelas com a maior audiência da Globo

A trama conta a história do bóia fria Sassá Mutema (Lima Duarte), que foi usado pelo deputado federal Severo Toledo Blanco (Francisco Cuoco) – o homem mais poderoso de Ouro Verde – para se casar com uma de suas amantes e evitar um escândalo. Porém, ele acaba sendo acusado injustamente por duplo homicício de sua esposa de fachada e de Juca Pirama (Luiz Gustavo), um radialista inescrupuloso e demagógico. Com o apoio da professora Clotilde (Maitê Proença), com quem viverá um romance, Sassá consegue provar sua inocência e acaba virando alvo de políticos que desejam transformá-lo em prefeito. Sassá é eleito, mas acaba se rebelando e tomando posição política própria.

4 - “Renascer” (1993), de Benedito Ruy Barbosa: 60 pontos

272148 Novela Renascer 1993 Conheça as novelas com a maior audiência da Globo

Em Renascer, o centro das atenções era o fazendeiro José Inocêncio (Antônio Fagundes), um fazendeiro pai de quatro filhos, que tinha um relacionamento de ódio com o caçula João Pedro (Marcos Palmeira) a quem culpava pela morte de sua esposa durante o seu parto. Toda a história gira em torno destas desavenças, que só fazem piorar quando José Inocêncio se casa com Mariana (Adriana Esteves), namorada de seu filho.

5 - “Rainha da Sucata” (1990), criada por Silvio de Abreu: 59 pontos

272148 09ba8d360ab492f0196b644e0fa38927 1M Conheça as novelas com a maior audiência da Globo

O centro da história é Maria do Carmo (Regina Duarte), que fez fortuna com ferro velho e que usa o seu poder econômico para comprar um marido: o seu grande amor Edu (Tony Ramos), por quem foi rejeitada quando jovem. Ele, que era de uma família milionária, agora passa por sérias dificuldades financeiras e aceita o casamento. Infelizmente, para Maria do Carmo este se torna um mau negócio quando passa a ter de lidar com a madrasta de seu marido, Laurinha Figueroa (Glória Menezes), que mesmo falida, não aceita a presença da nora, a quem considera uma intrusa na alta sociedade.

6 - “Pedra sobre Pedra” (1992), de Aguinaldo Silva: 57 pontos

272148 blogimg 3097 79121 20100427201533237313 Conheça as novelas com a maior audiência da Globo

Na pequena Resplendor, duas famílias disputavam o poder na cidade: os Pontes e os Batista. O casamento entre dois herdeiros, Murilo Pontes (Lima Duarte) e Pilar Batista (Renata Sorrah) está prestes a acontecer, mas devido a uma intriga, Pilar abandona o noivo no altar e este engano faz com que ambos passem a se odiar para o resto da vida. Porém, vinte e cinco anos depois, seus herdeiros estão no centro de uma nova disputa pelo poder na corrida pela prefeitura de Resplendor: Leonardo (Maurício Mattar), filho de Murilo e Marina (Adriana Esteves), filha de Pilar, adversários políticos acabam se apaixonando.

7 - “Fera Ferida” (1993), escrita por Aguinaldo Silva: 56 pontos 

272148 14214 Conheça as novelas com a maior audiência da Globo

O protagonista é Feliciano Júnior (Edson Celulari) que assume a identidade de Raimundo Flamel e volta para a cidade de Tubiacanga para vingar a morte de seus pais após quinze anos. O alquimista Raimundo Flamel aguça a curiosidade dos moradores da pequena cidade ao se declarar capaz de transformar ossos humanos em ouro como parte de seu plano de vingança. Só não contava que voltaria a se envolver com Linda Inês (Giulia Gam), filha do Prefeito Demóstenes (José Wilker), um dos seus maiores inimigos. Ela por sua vez, não desconfia de que Raimundo seja Feliciano Junior, seu namorado de infância.

8 - “Vale Tudo” (1988), feita por Gilberto Braga: 56 pontos

272148 valetudo logo Conheça as novelas com a maior audiência da Globo

A trama diz respeito a honestidade e a ética e contava a história de Raquel (Regina Duarte), que foi enganada por sua filha, a ambiciosa Maria de Fátima (Glória Pires) que vendeu a única propriedade da família com o intuito de ir para o Rio de Janeiro e casar com um marido rico. Sem teto, ela vai atrás da filha e passa a vender sanduíches na praia para se sustentar e com o tempo acaba chegando a dona de uma rede de restaurantes. Esta trama também foi a responsável pelo “quem matou” mais lembrado de todos os tempos com o assassinato de Odete Roitman (Beatriz Segall), a grande vilã da novela.

9 - “O Rei do Gado” (1996), de Benedito Ruy Barbosa: 52 pontos

272148 img20101117120732 2ee21407599c7823c1862139684da564 Conheça as novelas com a maior audiência da Globo

A novela de Benedito Ruy Barbosa conta a saga de duas famílias italianas divididas pelo ódio por causa de uma cerca que delimita os limites de suas propriedades: os Mezenga e os Berdinazzi. Quando  Enrico Mezenga (Leonardo Brício) e Giovanna Berdinazzi (Letícia Spiller) se apaixonam e são impedidos de viver sua historia, ambos fogem da família. O filho deles, Bruno (Antônio Fagundes) se torna um dos maiores criadores de gado do país e sabe do relacionamento conturbado com a família materna, que nunca conheceu.

Sabe apenas da existência de um tio, Jeremias Berdinazzi (Raul Cortez), que não reconhece o sobrinho e tem como único sonho reencontrar Marieta, filha de um de seus irmãos que morreu pobre. As coisas acontecem quando a bóia fria Luana (Patrícia Pillar) surge na vida de Bruno, e eles se envolvem, mas o que ninguém sabe é que ela é na verdade Marieta Berdinazzi.

10 - “De Corpo e Alma” (1992), escrita por Glória Perez: 52 pontos

272148 De Corpo e Alma Conheça as novelas com a maior audiência da Globo

A trama conta sobre a história de Paloma (Cristiana Oliveira) que passa por um transplante de coração e acaba se apaixonando pelo amante de Betina (Bruna Lombardi), de quem recebeu o órgão, mesmo sem saber de quem se trata. Este homem era o juiz Diogo (Tarcísio Meira), que sentindo-se culpado pelo acidente que matou Betina, acaba se aproximando da jovem. Paloma fica dividida entre esse relacionamento pois é casada com Juca (Victor Fasano), que faz sucesso no Clube das Mulheres.

A história também ficou marcada por uma tragédia: o assassinato de Daniella Perez, filha da autora, morta a punhaladas pelo ator Guilherme de Pádua que fazia o seu par romântico na história em 28 de dezembro de 1992.

Estas são as dez mais, porém o autor Aguinaldo Silva divulgou uma lista com quinze. Em seguida vem Senhora do Destino (2004 – 50 pontos), A Próxima Vítima (1995 – 50 pontos), América (2005 – 49 pontos ), A Indomada (1997 – 48 pontos) e O Dono do Mundo (1991 – 48 pontos).

Fontes: