Bem Estar

Conheça as doenças causadas por falta de higiene bucal

Por Redacao

A falta de higiene bucal, e os maus cuidados com os dentes podem causar sérias doenças, que vão desde uma simples gengivite até tumores com consequências graves. A boca é o órgão do corpo humano que esta mais sujeita a processos infecciosos, pois ela é uma cavidade úmida sujeita a variações de temperatura e repleta de microorganismos.

São vários os motivos que podem prejudicar o sorriso de uma pessoa, principalmente aquelas que não costumam fazer uma higiene bucal frequente. O uso de um creme dental de boa qualidade, a escovação e o uso do fio dental são muito importantes para manter a higiene da boca em dia.

A boca é a porta de entrada de várias doenças que se alojam no organismo, uma boca sem condições de higiene prejudica o corpo e a qualidade de vida. As pessoas precisam se conscientizar de que além dos dentes e da língua, a boca também carrega muitas bactérias.

Qualquer lesão na gengiva, na língua e as cáries. São a porta de entrada de bactérias pelo organismo através da corrente sanguínea, e dessa forma as doenças podem se instalar no organismo e as mais comuns são doenças pulmonares e cardíacas, além de complicações de diabetes.

O que fazer para evitar as doenças?

Para evitar as doenças é fundamental fazer a higiene bucal que consiste na escovação dos dentes após as refeições, o uso do fio dental para retirar os alimentos que ficam entre os dentes e que a escova não consegue tirar, e a limpeza da língua para a retirada da saburra onde se concentra grande quantidade de bactérias.

As bactérias que estão na boca podem ser aspiradas e chegar aos pulmões e causar doenças como pneumonia e abscesso pulmonar.  A qualidade de vida das pessoas passa a ser outra se elas têm uma higiene bucal adequada, não é apenas o sorriso que muda, mas a vida em sociedade. Pessoas com os dentes estragados e com mau hálito acabam se excluindo da vida em sociedade por vergonha e acabam em depressão. Para evitar que isso aconteça é importante cuidar da boca.

Visita ao dentista

A visita periódica ao dentista é muito importante para conservar os dentes sem cáries e a boca limpa. Hoje os tratamentos dentários podem ser feitos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), mas os mais complexos como clareamento, colocação de prótese e implantes só estão disponíveis em clínicas particulares.

Uma vez diagnosticado o problema pelo dentista, a solução logo é efetuada e o paciente já pode ter uma vida mais saudável e um sorriso lindo. É necessário ficar de olho na boca, e ao primeiro sintoma procurar um médico para diagnosticar o problema.

A maioria da população brasileira sofre de algum mal causado por falta de higiene bucal. É muito importante cuidar dos dentes, além da mastigação eles também ajudam na digestão dos alimentos e na autoestima das pessoas.


Recomendado para você

Bem Estar

Passagens Aéreas com Desconto Para Idosos

Beleza

Hidratação Caseira para Cabelos Ressecados

Beleza

Unhas Decoradas 2017

Bem Estar

Fazer convite de casamento passo a passo

Comentários

3 respostas para “Conheça as doenças causadas por falta de higiene bucal”

  1. kessia disse:

    e tudo de bom estudar

  2. pamela pereira disse:

    adoro beijar na boca e por isso tenho q sempre deixar minha boca saudavel para q possa sempre beijar e beijar !!!!!!!!!!!!

  3. camila disse:

    Tenho um amigo que morreu faz duas semanas, a causa da morte foi um dente que precisa fazer canal e não foi feito, ele sentia muita dor e tomava remedio até a dor passa e assim foi levando, um belo dia ele ficou com falta de ar e foi parar no hospital, os medicos internou ele e fez uma pancada de exames nele, foi quando descobrio que ele estava com a aveia do coração intupida e o causador disso foi o dente, entrou uma bacteria pelo dente aberto e foi direto para avei do coração…a dra: falou que quem tem sopro no coração e possibilidade de pegar esse virus é muito grande, e em cada 10 pessoas com essa doença 9 morre!! Logico isso si não cuida dos dentes…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *