Confira os mitos e verdades sobre o enjoo

PUBLICIDADE
Imagem: (Foto Divulgação)

Sentir desconfortos estomacais é muito ruim, porém, um deles em particular, costuma ser comum e dificulta a vida de adultos e crianças: o enjoo. De procedência psicológica ou física, a náusea pode ser um sinal vermelho para a saúde, embora afete a produtividade e o bem-estar.

A sensação de movimento pode desatar náuseas e vômito, devido ao conflito de informações emitidas ao cérebro por meio da visão e do labirinto, tornando frequente o problema em viajantes.

Acontece que o cérebro possui dificuldade para verificar quais informações são exatas, o que origina o enjoo. “Quanto mais intenso e frequente for o movimento, maior a chance de mal-estar”, afirma o otoneurologista Ítalo Roberto Torres de Medeiros, do departamento de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas de São Paulo.

PUBLICIDADE

Confira a seguir, quais são os mitos e verdade associados a percepção que tanto incomoda.

Consumir refrigerante suaviza a náusea: De acordo com Ítalo, este é um mito, pois “as bebidas gasosas aumentam a sensação de estômago cheio e estufado, podendo piorar o problema”.

Bebês não sofrem de náusea originada pelo movimento:Correto, pois, os bebês ainda não possuem a visão totalmente desenvolvida. “Após os dois anos começam os sinais de cinetose, nome do enjoo de movimento, que tem pico de prevalência entre quatro e dez anos”, afirma o especialista.

Medicamentos demoram para agir: Mito, já que os remédios costuma agir cerca de 10 minutos depois do consumo e são seguros para crianças e gestantes, desde que o médico seja antes consultado.

O náusea da gravidez é associada ao sexo do bebê: Mito. “A náusea nesta época da vida é causada pelo hormônio B-HCG que é responsável por implantar o saco gestacional no útero e afeta 70% das gestantes. Ele é influenciado pela alimentação, não pelo sexo da criança”, explicou o especialista, que aconselhou comer no horário definido e em pequenas porções de alimentos para suavizar a dificuldade.

A cinetose pode ocorrer ao descer de um navio: Os turistas que decidiram embarcar em cruzeiros podem sofrer de náuseas no desembarque, já que o corpo fica confuso e não consegue captar se as informações emitidas pela visão ou pelo labirinto são corretas, originando o problema.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.