Menu

Carros

Atualizado em 8 de outubro de 2011, às 13:00 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Confira os carros que serão lançados no Brasil em 2012

Várias montadoras que atuam em solo brasileiro já apresentaram as novidades tanto em carros de luxo como em populares para 2012.
415010 Grand Siena 01 Fiat apresenta Grand Siena no BBB 12 O carro foi apresentado no Chile no dia 22 de março (Foto: Divulgação)

Na noite do último dia 22 de março, durante a prova da liderança do Big Brother Brasil 12, algo chamou a atenção dos apaixonados por carros. No quintal da casa mais vigiada do Brasil o Grand Siena foi apresentado para milhares de brasileiros em rede nacional. Mais cedo, em Santiago, no Chile, a Fiat lançou oficialmente o carro. O sedã entra na segunda geração com lista de equipamentos mais extensa e design diferenciado se comparado ao Palio. Essas novidades fazem parte da estratégia de fazer com que o veículo se desvincule da imagem popular. O item também possui airbag duplo e freios ABS de série como diferenciais.

415010 Grand Siena 2 Fiat apresenta Grand Siena no BBB 12 O carro tem um formato diferente para mudar a visão "popular" (Foto: Divulgação)

O desenho do carro foi refeito em parceria dos centros de estilos da Fiat na Itália e em Betim (MG), sede da marca no Brasil. De acordo com a montadora, Grand Siena é 134 milímetros mais comprido, 53 mm mais alto e possui entre-eixos 137 mm maior do que o modelo anterior. Outra melhoria ocorreu no porta-malas, que teve seu vão de abertura da tampa ampliado, ganhando 20 litros, ficando com 520 litros de capacidade.

O veículo será comercializado nas seguintes versões: Attractive Tetrafuel 1.4, Attractive 1.4, Essence 1.6 16V e Essence Dualogic 1.6 16V (esta última equipada com câmbio automatizado). O Grand Siena terá motor 1.4 e 1.6, excluindo o 1.0. O Fire 1.4, flex ou tetrafuel, são as opções de motor. O automóvel na versão flex, quando abastecido com etanol, atinge 88 cavalos de potência, com 12,5 kgfm a 3.500 rpm. O motor E.torQ 1.6 16V flex tem 117 cv e 16,8 kgfm de torque a 4.500 rpm, também com álcool.
415010 Grand Siena 3 Fiat apresenta Grand Siena no BBB 12 O carro possui suspensões similares do Punto (Foto: Divulgação)

O veículo da Fiat possui a suspensão traseira derivada do Punto, porém com ajustes exclusivos para o Siena. Segundo o fabricante, “a bitola traseira ficou maior que a dianteira e que os amortecedores traseiros, em conjunto com as buchas inclinadas de maior diâmetro, “deixam o sistema mais eficiente para absorver as irregularidades do piso, sem comprometer o nível de isolamento acústico e de vibrações no interior do veículo.”

A parte interna do carro é similar a do Palio. Um dos destaques do Grand Siena é uma faixa decorativa Insert Molding, além do painel de instrumentos com iluminação branca e função Welcome Moving. A Fiat declarou que em 14 anos de história o Siena emplacou 813 mil unidades.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL