Menu

Concursos

Atualizado em 20 de janeiro de 2011, às 22:30 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Concurso Polícia Federal 2012, Inscrições, Edital

concurso policia federal 2012 inscrições edital Concurso Polícia Federal 2012, Inscrições, Edital

A Polícia Federal é um órgão que lança concursos todos os anos para incorporar novos profissionais a sua equipe de trabalho. Comprometida com a segurança pública e responsável pelas investigações criminais, a PF é subordinada ao Ministério da Justiça e zela pelo bem estar dos brasileiros.

O concurso da Polícia Federal se destaca como um dos mais concorridos do país e permite que o candidato aprovado construa uma carreira respeitada como servidor públicos. Diversos cargos são oferecidos nos departamentos da Polícia Federal, sendo que a maioria exige o ensino superior completo para a contratação efetiva.

Entre os cargos com maior número de vagas nas últimas edições do concurso PF, destacam-se: agente, escrivão, auditor fiscal, analista tributário, perito criminal, papiloscopista e delegado. Todos os profissionais passam por treinamento para desempenhar atividades no departamento de polícia e os salários variam de acordo com o cargo, podendo ultrapassar 19 mil reais.

A Cespe/UnB é a organizadora do concurso PF e aplica a prova em todos os estados brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Bahia, Ceará, Paraná, Mato Grosso. O processo seletivo é composto por etapa e os candidatos precisam demonstrar bom desempenho e preparo para assumir os cargos que desejam.

O concurso para escrivão da Polícia Federal, por exemplo, conta com uma prova objetiva de conhecimentos gerais, um exame discursivo, avaliação psicológica, exame médico, exame de aptidão física e por fim prova prática de digitação. A segunda etapa do concurso consiste num curso de formação profissional. O concurso para agente e outros cargos da PF também são constituídos em duas etapas e incluem treinamento antes da contratação.

A jornada para se classificar num concurso da Polícia Federal é árdua, requer dedicação para superar todos os desafios impostos pelas provas. Na prova objetiva elaborada pela Cespe/UnB são cobrados conhecimentos sobre Língua Portuguesa, Lógica, Informática, Noções de Contabilidade, Atualidades e Conhecimentos Jurídicos. Os interessados em conquistar aprovação no concurso Polícia Federal 2012 devem começar os estudos desde já através de apostilas específicas para o exame.

Assim que o edital concurso Polícia Federal 2012 for lançado, o Diário Oficial da União publicará informações a respeito. Esse documento funciona como uma espécie de manual do candidato, onde ele encontra dados sobre número de vagas, datas, critérios de desempate e classificação.

O período para inscrições concurso PF 2012 costuma ser aberto ainda no primeiro semestre do ano, acompanhando a publicação do edital.  As taxas variam de acordo com o cargo, ficando na média de 50 a 200 reais. Os interessados poderão se inscrever pela internet acessando o site da Cespe/UnB.

Cursos Online na Área de Concursos Públicos

Conteúdo avaliado com média: