Menu

Concursos

Atualizado em 26 de junho de 2011, às 5:53 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Concurso INSS Médico Perito 2010

bigPhoto 01 Concurso INSS Médico Perito 2010O que faz um Perito Médico?

A perícia médica é atribuição privativa de médico, podendo ser exercida pelo civil ou militar, desde que investido em função que assegure a competência legal e administrativa do ato profissional.
O exame médico-pericial visa a definir o nexo de causalidade (causa e efeito) entre:
- doença ou lesão e a morte (definição da causa mortis);
- doença ou seqüela de acidente e a incapacidade ou invalidez física e/ou mental;
- o acidente e a lesão;
- doença ou acidente e o exercício da atividade laboral;
- doença ou acidente e seqüela temporária ou permanente;
- desempenho de atividade e riscos para si e para terceiros.
Por outro lado, o médico perito, através de competente inspeção médica, pode concluir se a pessoa portadora ou não de doença ou vítima de seqüela resultante de acidente reúne condições para exercer determinada atividade (ocupação); é o denominado exame de aptidão/inaptidão física e/ou mental.
Ainda é considerada tarefa médico-pericial especializada a definição do grau de parentesco entre pessoas, diversos exames especiais para identificar indivíduos, dos mais simples aos mais complexos, como, por exemplo, a identificação através de polimorfismo genômico, cuja prática é esporádica ou excepcional.
A perícia médica, há muito tempo, vem sendo utilizada para apoiar as investigações a cargo das policias técnicas, sempre que do evento investigado resulte dano físico e/ou mental. É a base do trabalho exercido pelo médico perito junto às instituições de medicina legal, vinculadas aos setores de polícia especializada, destacando-se ai o papel dos IML’s.

Concurso INSS Médico Perito 2010. Foi aberto concurso pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) onde são oferecidas 500 vagas de perito médico previdenciário para todo o país.

Exigências: ser graduado em medicina e ter registro regular no Conselho Regional de Medicina.

Salário: R$ 4.149,89 para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

As inscrições para o concurso poderão ser realizadas até o dia 31 de janeiro através do site www.cespe.unb.br/concursos/inssmedico2010, mediante pagamento de taxa de inscrição que custa R$ 60.

As vagas foram distribuídas assim: 151 vagas para o estado de São Paulo, 82 para os demais estados da região Sudeste (Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais), para as regiões Norte e Centro-Oeste são 136 vagas, 58 vagas no Nordeste e 73 no Sul.j 12874 Concurso INSS Médico Perito 2010

Vagas Concurso Para Perito Médico INSS1: A CCJ – Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania – já aprovou a criação de 500 novos postos para perito médico. A notícia que já era esperada por muitos, chegou em ótimo momento para estes. Além dos 500 novos postos, foi aprovado a implementação de cargos de confiança e também comissionados para o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.

O projeto tramitava em caráter terminativo, mas ainda será preciso que o documento passe pela análise do Plenário, para somente depois ser enviado para sanção ou então veto de Dilma Rousseff, presidente do Brasil.

pericia medica 1 Concurso INSS Médico Perito 2010As funções de confiança e comissionadas, provavelmente ficarão distribuídas da seguinte forma:

  • Cargos comissionados: 510;
  • Funções gratificadas: 100;
  • Cargos em comissão do Grupo Direção e Assessoramento Superiores: 14.

Em 2010, quando houve o último concurso INSS para perito médico, na ocasião, foram disponibilizadas também 500 vagas para o cargo de perito. As vagas foram para todos os estados brasileiros.