Concurso INSS Médico Perito 2016

PUBLICIDADE

O concurso do INSS médico Perito 2016 deverá publicar edital até dezembro próximo para contratação de mais profissionais para atuar no serviço do INSS. A perícia médica é atribuição privativa de médico, podendo ser exercida pelo civil ou militar, desde que investido em função que assegure a competência legal e administrativa do ato profissional.

Concurso INSS abre 950 vagas (Foto: Divulgação)

Concurso INSS Médico Perito 2016

O exame médico-pericial visa a definir o nexo de causalidade (causa e efeito) entre:

PUBLICIDADE

– doença ou lesão e a morte (definição da causa mortis);

– doença ou sequela de acidente e a incapacidade ou invalidez física e/ou mental;

– o acidente e a lesão;

– doença ou acidente e o exercício da atividade laboral;

– doença ou acidente e sequela temporária ou permanente;

– desempenho de atividade e riscos para si e para terceiros.

PUBLICIDADE

Por outro lado, o médico perito, através de competente inspeção médica, pode concluir se a pessoa portadora ou não de doença ou vítima de sequela resultante de acidente reúne condições para exercer determinada atividade (ocupação); é o denominado exame de aptidão/inaptidão física e/ou mental. Para que mais médicos possam atuar será realizado o concurso INSS médico perito 2016.

Cesp/UnB é a banca organizadora do certame INSS (Foto: Divulgação)

Outras tarefas que envolvem o Médico Perito

Ainda é considerada tarefa médico-pericial especializada a definição do grau de parentesco entre pessoas, diversos exames especiais para identificar indivíduos, dos mais simples aos mais complexos, como, por exemplo, a identificação através de polimorfismo genômico, cuja prática é esporádica ou excepcional.

A perícia médica, há muito tempo, vem sendo utilizada para apoiar as investigações a cargo das policias técnicas, sempre que do evento investigado resulte dano físico e/ou mental. É a base do trabalho exercido pelo médico perito junto às instituições de medicina legal, vinculadas aos setores de polícia especializada, destacando-se ai o papel dos IML’s.

Concurso INSS Médico Perito 2016 (Foto: Divulgação)

Sobre o concurso INSS 2016

Está previsto para ser publicado o Edital do certame de 2016 até 29 de dezembro de 2015. A banca organizadora já foi escolhida será a Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe – Cespe), Cesp/UnB. O concurso prevê a oferta de 950 vagas, mas nada confirmado com relação à Médico Perito, no entanto é importante ficar atento ao edital com as vagas ofertadas.

INSS divulgará edital do certame em dezembro (Foto: Divulgação)

Vagas disponíveis concurso do INSS 2016

As vagas disponíveis para o certame do INSS 2016 são para atuar como Técnico do Seguro Social e Analista. Nessa edição não foi liberado vagas para Médico Perito. Certamente o INSS nomeará mais aprovados nesse concurso dentro do prazo de validade do mesmo. Bem provável que chamem mais do que as 950 vagas oferecidas. Fique atento para a divulgação do edital com mais informações.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.