Menu

Concursos

Atualizado em 13 de janeiro de 2011, às 7:30 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Concurso INSS 2012 Inscrições, Edital

Concurso INSS 2012 Concurso INSS 2012 Inscrições, Edital

O Instituto Nacional de Serviço Social (INSS) promove todos os anos um concurso para selecionar novos funcionários para seus cargos com vagas em aberto. Em 2012 o órgão público deverá manter o seu critério para a contratação de profissionais e valorizar aqueles que conseguirem as melhores notas na prova.

O INSS desempenha papel importante na prestação de serviço social no Brasil, sendo responsável pelos benefícios previdenciários. O órgão recebe apoio do Governo Federal para dar conta das suas atividades e a cada ano precisa incorporar novos funcionários a equipe de trabalho. Ao ingressar num cargo público dentro do INSS, o profissional desenvolve habilidade de atendimento ao povo, conta com um bom salário, benefícios trabalhistas e estabilidade no cargo.

O concurso do INSS é um dos mais esperados e concorridos do Brasil, sendo organizado pela Funrio (Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência). Ele baseia o seu processo de seleção em provas com questões objetivas. Os cargos variam entre técnico, médio e superior, e conteúdo dependerá do nível escolhido pelo candidato. Matemática financeira, noções de Direito Previdenciário, estatística e economia são alguns dos conhecimentos específicos que caem nas provas. Vale lembrar que também há questões básicas de português, raciocínio lógico e informática.

Para se inscrever no concurso do INSS 2012 os interessados terão que pagar uma taxa de 50 reais e preencher o cadastro de inscrição adequadamente no site da organizadora. Os cargos com vagas disponíveis no Instituto são normalmente de analista (nível superior) e outras funções técnicas relacionada à área de assistência social. Os candidatos contratados ganham em média de 3 a 5 mil reais por mês.

A aplicação das provas acontece nos principais estados brasileiros, incluindo Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Maranhão, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Piauí, Amapá, entre outros. Lembrando que a distribuição de vagas concurso INSS 2012 não é igualitária e o maior número de cargos em aberto está concentrado na região Sudeste.

As provas são aplicadas normalmente no início do ano e os resultados publicados no mês de fevereiro. Na edição de 2011, o INSS disponibilizou 2500 vagas distribuídas em todo o território nacional. O edital do concurso INSS 2012 será publicado no site oficial da organizadora.